Time Out São Paulo

Feed Dog Brasil - Festival Internacional de Documentários de Moda

Este evento terminou

Feed Dog Brasil - Festival Internacional de Documentários de Moda

Data 21-27 Set

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana

Telefone (11) 3512 6111

Em sua 1ª edição, o festival exibe 13 documentários, entre títulos nacionais e internacionais, dos mais diversos temas que envolvem o mundo da moda, do luxo ao comportamento, da sustentabilidade às relações de trabalho, e peças que são ícones de estilo. Além disso, o evento traz debates, oficinas e uma exposição com fotos do acervo da agência Fotosite, que traçam um diálogo com os filmes em exibição.

Inédito no Brasil, The First Monday in May é a atração de abertura do Feed Dog Brasil. Dirigido por Andrew Rossi (de Page One: Inside the New York Times), o longa desvenda um dos maiores eventos fashion do circuito internacional, o celebrado Baile de gala do MET, realizado anualmente pelo The Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

O cineasta acompanhou a preparação da edição de 2015, que foi idealizada e conduzida por Andrew Bolton, diretor do departamento de moda do museu (The Costume Institute), e Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, que teve como tema “China: Through the Looking Glass", destacando e discutindo a moda chinesa e sua influência para o universo fashion e para o cinema – a direção de arte do evento foi assinada pelo aclamado cineasta chinês Wong Kar-Wai. O badalado tapete vermelho contou com a presença de celebridades, estilistas, autoridades e importantes nomes da indústria da moda como Beyoncé, Lady Gaga, George Clooney, Miley Cyrus, Madonna, Sarah Jessica Parker, Bradley Cooper, entre outros.

Outros destaques da programação são: Mapplethorpe: Look At The Pictures, de Fenton Bailey e Randy Barbato, filme que faz uma análise do trabalho do fotógrafo Robert Mapplethorpe; Bangaologia - The Science of Style, do angolano Coréon Dú, que traz um colorido panorama da Bangaologia, suas origens, sua influência na moda e no estilo do mundo contemporâneo, que extrapola os limites de sua África natal; Out of Fashion, de Jaak Kilmi e Lennart Laberenz, que revela o desperdício e os impactos ambientais e sociais da indústria da moda; Deixa na Régua, de Emílio Domingos, que acompanha o dia a dia das barbearias da Zona Norte do Rio de Janeiro; Fora do Figurino - As Medidas do Jeitinho Brasileiro, de Paulo Pélico, que aborda a questão do levantamento antropométrico, estudo científico para manter atualizado um banco de dados sobre as medidas corpóreas da população, entre outros.

Confira a programação completa de filmes no site cinemateca.gov.br.

Exposição Universo FEED DOG pelo olhar FOTOSITE
Das 2 milhões de fotos das passarelas, backstages e das ruas, registradas durante 17 anos pela Agência Fotosite, 40 foram escolhidas para a mostra. A escolha se deu ao longo de quase duas décadas em eventos e semanas de moda em todo o Brasil. A exposição dialoga diretamente com a curadoria do Feed Dog Brasil. Tanto que as obras abordam assuntos dos filmes exibidos, como a moda e a cultura africana de Bangaologia, a contestação e a revolução comportamental de Vivienne Westwood – Do It Yourself e de Le Testament d’Alexander McQueen, além da ousadia de Mapplethorpe – Look at the Pictures e Helmut Newton: Frames From The Edge.

Debates
A programação do festival também conta com um ciclo de debates que discutem as questões históricas e atuais do universo fashion, desde seus impactos culturais até ambientais, passando pelos comportamentais e de estilo.

Abrindo a programação, no dia 21/09, quinta, às 19h, a mesa “Todo Mundo É Fashion - A Moda do Futuro e o Futuro da Moda" vai debater as revoluções contemporâneas da moda, desde a quebra de padrões de beleza, comportamento, gênero, estilo, até as novas tendências que celebram a diversidade e a moda de fato para todos.

Já o debate “Sustentabilidade e Responsabilidade Social estão na Moda?” discute os rumos que a indústria e o mercado da moda têm traçado para criar produtos, meios e métodos de produção socialmente e ambientalmente responsáveis e sustentáveis, na sexta-feira, 22/09, às 19h. Encerrando o ciclo de discussões, no sábado, 23/09, às 16h, ocorre a mesa “Cinema e Moda – Uma Relação ao Longo da História”, que debate a relação do universo da moda com a sétima arte.

Oficinas e atividades
O Feed Dog Brasil também organiza workshops e atividades que vão ocorrer no Foyer da Sala BNDES da Cinemateca Brasileira. A oficina “Costura Desconstruída” será ministrada pela designer artesanal e jornalista Luciana Pareja Norbiato, nos dias 23 e 24 de setembro, das 15h às 19h30. Já o workshop 'O Processo Criativo do Vestir', ministrado pela estilista Lena Santana, sobre a técnica de Moulage, acontece nos dias 22, 23 e 24 de setembro das 10h às 17h. A programação segue com 'Costura Desconstruída – com Luciana Pareja Norbiato', 23 e 24 de setembro, das 15h às 19h30, e 'O Processo Criativo do Vestir – com a estilista Lena Santana', nos dias 22, 23 e 24 de setembro, das 10h às 17h. Todas têm  inscrição gratuita pelo site br.feeddog.org.

Entre as atividades, haverá um estande com uma versão pocket da Barbearia Cavalera – 23 e 24 de setembro (sábado e domingo) das 16h às 20h. E uma festas. No dia 20 de setembro que comanda as pick ups no Foyer Sala BNDES é a DJ Marina Dias. Já no dia 23, a área externa recebe a DJ Erika Martins (das 16h às 20h) e a Festa Boss in Drama, das 21h30 às 23h. No dia seguinte, ainda na área externa, as atrações são os DJs Benjamin Ferreira (das 16h às 18h) e Luísa Viscardi (18h às 20h).

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus