Time Out São Paulo

Cinema em Êxtase: Os Filmes de Zulawski

Este evento terminou

Cinema em Êxtase: Os Filmes de Zulawski

Preço de R$ 3.50 até R$ 12

Data 05-11 Out

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Buy tickets for Cinema em Êxtase: Os Filmes de Zulawski

Rua Augusta, 2075, Jardim Paulista

Telefone (11) 3087 0500

Estações próximas
Metrô 2, Consolação

A mostra exibe sete filmes do cineasta franco-polonês falecido no ano passado, depois de ganhar o prêmio de melhor diretor em Locarno, por seu último filme, Cosmos. Zuławski é frequentemente comparado ao americano David Lynch, ao chileno Alejandro Jodorowsky e ao canadense David Cronenberg, mas possuiu um estilo distinto dessa trinca, misturando cinema psicológico e fantasia, com tomadas longas e câmera fluída e inquieta.

Uma grande atração do festival é a presença de Andrzej Jaroszewicz, cinematógrafo que colaborou com Zuławski em várias de suas obras, inclusive a celebrada produção cult, O Globo de Prata (1976/1988), uma ousada adaptação do livro de ficção científica metafísica do tio-avô do diretor, Jerzy Zuławski.

Além de O Globo de Prata, a mostra exibe dos filmes consagrados do cineasta, como Possessão (1981), para qual Isabelle Adjani ganhou o prêmio de melhor atriz em Cannes, e O Importante é Amar (1975), com Romy Schneider, que ganhou o César com sua atuação. A programação também inclui seu primeiro longa-metragem, A Terça Parte da Noite (1971), no qual conta as experiências de seu pai na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial, misturando os elementos de romance com os do gênero de horror; A Nota Azul (1991), um retrato do compositor polonês Frédéric Chopin nos seus últimos dias, antes da morte por tuberculose; e Cosmos (2015), filme ainda inédito em São Paulo.

Confira a programação completa com sinopses:

5 de outubro (quinta)
20h30 -
O Importante é Amar
A austríaca Romy Schneider faz o papel de Nadine Chevalier, uma atriz pornô que sonha em voltar ao teatro. Uma história de um ménage-a-trois malfadado, com papeis memoráveis de Klaus Kinski e Jacques Dutronc, O Importante é Amar é um dos filmes mais ternos de Zuławski, no tom tragicômico, com a grande delicadeza na direção e na cinematografia. Schneider ganhou o César de melhor atriz. Também indicado para os prêmios de melhor montagem e de cenografia.

6 de outubro (sexta)
19h -
O Globo De Prata - Seguido pelo bate-papo com Andrzej Jaroszewicz e Ela Bittencourt (curadora da mostra)
Adaptação do livro de ficção-cientifica 'O Globo de Prata' (1903), do tio-avô do cineasta, Jerzy Zuławski, no filme, astronautas sofrem um acidente no espaço e criam uma nova civilização. Apesar de ser uma ficção, a obra foi interpretada como um ataque contra o regime militar polonês. A produção foi interrompida e quase todo o cenário e figurinos foram destruídos. Fato que fez Zuławski deixar seu país. Ele foi convidado para retomar o filme após 10 anos, mas achou o projeto impossível, e acrescentou apenas um contexto contemporâneo, para explicar o que se tinha passado durante a rodagem. As cenas adicionais de Varsóvia dos anos 1980 ampliam o significado histórico da obra. Uma visão da Polônia depois da vitória e posterior derrota do Solidariedade fazem o plano de fundo para a visão pessimista de seu tio-avô.
22h30 - A Terça Parte da Noite
Zuławski conta as experiências de seu pai, Mirosław, na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial. O pai trabalhou num instituto em Cracóvia onde os nazistas usaram poloneses e sanguessugas para desenvolver uma vacina contra a febre tifoide. Zuławski usa o fato de as cobaias terem contraído a febre e sofrido alucinações para construir uma história hipnótica de um homem que sofre a perda trágica de sua mulher e filho, e que mistura elementos de horror e de romance.

7 de outubro (sábado)
19h -
O Diabo
O filme se passa durante uma invasão prussiana da Polônia em 1793. Jakub (Leszek Teleszyński), um jovem nobre, é salvo da prisão por um estranho. Abalado emocionalmente, vendo apenas a corrupção, a deslealdade e a morte ao seu redor, Jakub cai na tentação do “diabo” e comete crimes violentos.
21h30 - Possessão - Apresentado por Andrzej Jaroszewicz e Ela Bittencourt
Um filme que mistura melodrama com gêneros de horror e de ficção-científica, em Berlim Oriental, com Isabelle Adjani e Sam Neill. Uma história de um casal transtornado, e de uma mulher infeliz que sonha em reganhar sua liberdade, Possessão se tornou uma sensação quando estreou em Cannes, onde Adjani ganhou o prêmio de melhor atriz. Naquele ano, Żuławski foi também nomeado para a Palma de Ouro. Isabelle ganhou ainda o César, e o filme, o prêmio da crítica na Mostra Internacional de São Paulo.

8 de outubro (domingo)
19h -
A Nota Azul
1846. George Sand passa o verão em Nohant, com Frédéric Chopin, o celebrado pianista polonês e seu amante, e outras celebridades, como o pintor Eugène Delacroix e a cantora Pauline Viardot. Sofrendo de tuberculose avançada, Chopin não tem muito tempo para viver. Solange (Sophie Marceau), a sedutora filha de George, não suporta o seu noivo e para desafiá-lo tenta seduzir o compositor. A voluptuosa, melancólica música do pianista tem o papel principal no filme, inclusive seus noturnos, mazurcas e marchas fúnebres.
21h30 - Cosmos
Witold acaba de ser reprovado na faculdade de direito, enquanto Fuch pediu demissão da empresa de moda parisiense onde trabalhava. Eles resolvem passar alguns dias distantes de tudo em uma pousada familiar, onde são recebidos por uma série de presságios inquietantes: um pardal e um pedaço de madeira pendurados na floresta, além de objetos estranhos no teto e no jardim. Baseado no livro homônimo de Witold Gombrowicz, tido como uma das mais bizarras obras da literatura detetivesca. O filme estreou em 2015, em Locarno, onde Zuławski ganhou o prêmio do melhor diretor.

9 de outubro (segunda)
19h - O Importante é Amar
21h30 - A Terça Parte da Noite

10 de outubro (terça)
19h - O Diabo
21h30 - Possessão

11 de outubro (quarta)
19h - A Nota Azul
21h30 -
Cosmos

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus