Time Out São Paulo

Mostra Incuráveis

Este evento terminou

Mostra Incuráveis

Preço de R$ 8 até R$ 16

Data 06-18 Out

Horário de abertura 21h. (exceto a sessão do dia 7/10, ás 23h30)

Caixa Belas Artes
Rua da Consolação, 2423, Consolação

Telefone 2894-5781

Estações próximas
Paulista e Consolação

Depois da polêmica envolvendo uma liminar que abriu brecha para que psicólogos encarassem a homossexualidade como doença e praticassem a chamada “terapia de reversão sexual” – apelidada de “cura gay”, o Caixa Belas Artes decidiu se posicionar e preparou uma programação especial cheia de filmes LGBT para outubro.

A mostra, chamada  'Mostra Incuráveis', reúne o que há de melhor e mais polêmico na cinematografia mundial sob o tema da sexualidade e gênero, e conta até com um combo temático – o “combo da cura”, composto de uma cerveja, um saquinho de pipoca e um sonho de valsa. As sessões acontecem sempre às 21h (com exceção de The Rocky Horror Picture Show, que será exibido às 23h30 do dia 7).

Confira a programação completa com sinposes:

6 de outubro (sexta)
21h -
Maus Hábitos (Entre Tinieblas, Pedro Almodóvar, Espanha, 1983). Exibido Em 35mm
Matilde é uma jovem freira que inicia um jejum místico para impedir uma inundação que acredita estar por vir. Elena tem vergonha do peso de sua filha, Linda, e pretende fazer de tudo para que ela emagreça até sua 1ª comunhão. Ao mesmo tempo o pai de Linda, Gustavo, redescobre o amor nos braços de uma estudante chamada Gordinha, que também é apaixonada por comida.

7 de outubro (sábado)
21h -
Querelle (Rainer Werner Fassbinder, Alemanha, 1982)
O marinheiro francês Querelle desembarca em Brest. Marginal e movido pelo desejo, torna-se frequentador assíduo do bordel da cafetina Lysiane, amante de seu irmão Robert. Lysiane é casada com Nono, que costuma jogar dados com os clientes. Quem ganha pode ficar com ela, quem perde deve transar com ele.
23h30 - The Rocky Horror Picture Show (Jim Sharman, EUA, 1980)
Influenciado pelo matrimônio de um grande amigo, Brad Majors decide pedir sua noiva, Janet Weiss, em casamento. Antes da cerimônia eles partem em uma viagem de carro, mas acabam se perdendo. Para piorar a situação, o carro quebra e está chovendo bastante. Eles vão até um castelo próximo em busca de ajuda e são recepcionados por Riff Raff, o criado do dr. Frank N Furter, dono do local. Brad e Janet estranham o visual e o comportamento de todos, sem imaginar que Frank N Furter dedica a vida à libido e o prazer. Seu novo plano é criar um homem musculoso, Rocky, que possa atender aos seus anseios sexuais.

8 de outubro (domingo)
21h -
Traídos Pelo Desejo (The Crying Game, Neil Jordan, Reino Unido, 1992)
Após ser sequestrado pelo IRA, um soldado inglês desenvolve uma certa amizade pela guerrilheiro encarregado de vigiá-lo. Mas o soldado morre e o guerrilheiro vai comunicar sua morte à namorada do soldado, por quem acaba se apaixonando. Mas esta paixão lhe provocará um choque inesquecível, enquanto companheiros do IRA querem que ele participe de uma perigosa missão.

9 de outubro (segunda)
21h -
Furyo, Em Nome da Honra (Merry Christmas Mr. Lawrence, Nagisa Oshima, Reino Unido, Japão, NZ, 1983)
Em 1942, a tensão toma conta de um campo de prisioneiros na ilha de Java. O inglês Jack Celliers provoca um conflito quando decide não obedecer às rígidas regras do capitão Yonoi. A insolência é repudiada com violência, mas esta não consegue acabar com o orgulho e a honra do oficial inglês, o que enfurece ainda mais o capitão. Parecendo ser o único a compreender o que se passa, o também prisioneiro John Lawrence, que fala japonês, tenta acalmar os ânimos.

10 de outubro (terça)
21h -
Tomboy (Celine Sciamma, França, 2011)
Laure é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne. A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa, que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.

11 de outubro (quarta)
21h -
Felizes Juntos (Happy Together, Wong Kar-Wai, Honghong, Argentina, 1977)
Po-Wing e Yiu-Fai são namorados que saem de Hong Kong e vão passar as férias em Buenos Aires, só que acabam tendo que ficar mais tempo. Po-Wing começa a trabalhar em um bar de tango para guardar dinheiro para sua viagem de volta, e Yiu-Fai começa a trabalhar em um restaurante chinês. Lá, ele conhece um jovem menino de Taiwan, que se torna seu amante, e que o afasta de Po-Wing. Enquanto a vida de Yiu-Fai se modifica, e só melhora, a de seu antigo parceiro está em constante decadência.

12 de outubro (quinta)
21h -
Paixão Selvagem (Je T’aime Moi Non Plus, Serge Geinsbourg, França, 1976)
Johnny é uma garçonete que trabalha em uma lanchonete de beira de estrada, onde vive solitária e carente. Ela começa a se interessar pelo caminhoneiro Krassky, apesar dos alertas de seu chefe, Boris, em relação à homossexualidade do rapaz. O fato é que, talvez por causa da aparência masculina de Johnny, Krassky também começa a se interessar pela garçonete, o que atiça o ciúme de Padovan, namorado do caminhoneiro.

13 de outubro (sexta)
21h -
Caravaggio (Derek Jarman, Reino Unido, 1986)
A curta vida do pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio desde a infância e decepções do início da carreira até os últimos sucessos, a amizade com um cardeal e a relação destrutiva com um lutador e sua namorada.

14 de outubro (sábado)
21h -
As Lágrimas Amargas De Petra Von Kant (Die Bitteren Tranen Der Petra Von Kant, Reiner Werner Fassbinder, 1972)
Petra Von Kant é uma estilista de prestígio autossuficiente, muito inteligente e arrogante. Sua principal companhia é Marlene, sua secretária, assistente e empregada, que ela não cansa de explorar. Petra se apaixona perdidamente pela oportunista Karin e o conturbado relacionamento abala profundamente suas emoções.

15 de outubro (domingo)
21h -
Carol (Todd Haynes, EUA, Reino Unido, 2015)
A jovem Therese Belivet tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird, uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge, também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.

16 de outubro (segunda)
21h -
Tabu (Gohatto, Nagisa Oshima, Japão, 1999)
Sozaburo, um jovem de dezoito anos, torna-se um dos membros de uma tropa de samurais especialmente selecionados pelo Shogun, conhecidos como Shinsengumi. Os guerreiros, extremamente hábeis no uso de espadas, são treinados para matar quem se opuser ao regime do Shogun. Sozaburo se envolve numa relação homossexual com alguns dos guerreiros do grupo. Ele se considera culpado pelo crime envolvendo dois guerreiros que se apaixonaram por ele.

17 de outubro (terça)
21h -
Assuntos de Menina (Lost And Delirious, Léa Pool, Canadá, 2003)
Ainda abalada pela perda da mãe, que morreu há 3 anos de câncer, a bela e sensível Mary Bradford não consegue se comunicar com o pai e a madrasta. Alheios aos problemas emocionais dela, eles a enviam para um internato feminino. A recepção das novas colegas é ótima e ela é instalada no quarto das lindas Paulie Oster e Tory Moller, a primeira rebelde e idealista e a outra insegura e rica. Aos olhos dos outros Paulie e Tory são boas amigas, mas na realidade elas são amantes.Temendo uma reação contrária da família, Tory passa a ter uma relação heterossexual, para acalmar os ânimos.

18 de outubro (quarta)
21h -
Um Dia Muito Especial (Uma Giornata Particolare, Ettore Scola, Itália, Canadá, 1977). Exibido em 35mm
Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta, uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele, seu vizinho, quando seu pássaro de estimação foge e ela o encontra pousado na janela do vizinho. Antonietta nunca falara com Gabrielle, que tinha sido demitido recentemente da rádio onde trabalhava por ser homossexual. Ela, por sua vez, era uma esposa infeliz e insegura pelo fato de não ter uma formação profissional. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus