Time Out São Paulo

Som: A História que não Vemos

Este evento terminou

Som: A História que não Vemos

Preço de R$ 5 até R$ 10

Data 04 Out 2017-23 Out 2017

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Rua Álvares Penteado, 112, Centro

Telefone (11) 3113 3651

Estações próximas
1, Sé

A Mostra no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) exibe 20 filmes que discutem o papel do som no cinema, tanto como técnica quanto como linguagem e temática. Com O Cantor de Jazz (1927), por exemplo, o público poderá conferir de perto o primeiro “talkie” na história do cinema – ou, mais precisamente, o primeiro longa-metragem comercial feito com áudio sincronizado à imagem, mesmo que o filme tenha poucas falas. Já em Cantando na Chuva (1952), os desafios da transição do cinema mudo para o falado se convertem num musical atemporal com Gene Kelly e Debbie Reynolds.

Entre as obras mais recentes, será exibido o drama espacial Gravidade (2013), de Alfonso Cuarón, que revolucionou o cinema ao transformar o filme numa experiência imersiva, graças ao design de som e ao trabalho cuidadoso com o 3D. O filme ganhará uma sessão especial com tradução em LIBRAS e audiodescrição, no dia 18 de outubro.

Também integram a mostra títulos como 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick; Persona (1966), de Ingmar Bergman (que trabalha o silêncio como nenhum outro); Eraserhead (1977), de David Lynch; O Som Ao Redor (2012), de Kléber Mendonça Filho e Apocalypse Now (1979), de Francis Ford Coppola, que será exibido na versão estendida do diretor (Apocalypse Now Redux).

Confira a programação completa:

4 de outubro (quarta)
17h - O Cantor de Jazz (The Jazz Singer, Alan Crosland, EUA, 1927, 88 min)
Jakie Rabinowitz nasceu em uma tradicional família judaica. Os homens da casa tem o costume de cantar nas sinagogas há cinco gerações e esse o destino que o pai de Jakie separou para ele. Porém, o jovem gosta de cantar jazz e por isso foge de casa. À medida que começa a fazer sucesso no cenário musical, Jackie passa a viver um conflito entre suas ambições e sua herança cultural familiar.
19h - A Conversação (The Conversation, Francis Ford Coppola, EUA, 1974, 113 min)
O expert em vigilância Harry Caul é contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar e gravar a conversa de um casal de amantes. Mas no passado um trabalho dele provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que algo parecido aconteça.

5 de outubro (quinta)
16h - M – O vampiro de Düsseldorf (M, Fritz Lang, Alemanha, 1931, 117 min)
Franz Becker é um assassino em série de crianças. Depois de diversos crimes, a cidade é tomada pelo frenesi da investigação policial, e se torna um caos, enquanto o assassino vive uma vida simples e normal. A cobertura da imprensa, a ação de vigilantes e a pressão política acabam por atrapalhar o trabalho dos policiais. Na caçada ao homem que mata crianças, além de toda a sociedade e a polícia, os bandidos marginalizados também se juntarão.
18h30 - Era uma vez no Oeste (Once Upon a Time in the West, Sergio Leone,Itália, EUA, Espanha, 1968, 164 min)
Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, ele tinha se casado com um prostituta de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o matador.

6 de outubro (sexta)
16h - O Barco – Inferno no mar (Das Boot, Wolfgang Petersen, Alemanha, 1981, 149 min)
No auge da Segunda Guerra Mundial, a jovem tripulação do submarino alemão U-96 parte para uma missão secreta. Durante a Batalha do Atlântico, sob o comando do capitão Henrich Lehmann-Willenbrock, os recrutas inexperientes vivem num verdadeiro inferno claustrofóbico afundando navios inimigos e resistindo aos ataques constantes.
20h - Entusiasmo (Enthusiasm, Dziga Vertov, URSS, 1930, 67 min)
O documentário apresenta um olhar atento de um pesquisador de laboratório que está em vias de inventar o cinema sonoro.

7 de outubro (sábado)
13h30 - Fantasia (Vários, EUA, 1940, 120 min)
A integração das grandes obras da música clássica com visuais extremamente criativos e originais da animação da Disney.
16h - Cantando na Chuva (Singing in the Rain, Gene Kelly, Stanley Donen, EUA, 1952, 103 min)
Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam um relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores.
18h30 - O som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, Brasil, 2012, 131 min)
A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão.

8 de outubro (domingo)
13h - Wall-E (Andrew Stanton, EUA, 2008, 103 min)
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último desses robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Durante o trabalho, ele passa a colecionar objetos curiosos e desenvolve sentimentos, que se intenssificam com a chegada de um novo e moderno robô: Eva.
15h30 - Apocalipse Now Redux (Francis Ford Coppola, USA, 1979, 153 min)
O Capitão Willard recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz, que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.
18h30 - Persona (Ingmar Bergman, Suécia, 1966, 85 min)
Após um desempenho na peça 'Electra', uma famosa atriz, Elisabeth Vogler, pára de falar. Sua psiquiatra, Lakaren, a deixa sob os cuidados de Alma, uma dedicada enfermeira. Como já fazem três meses que Elisabet não profere uma palavra, Lakaren decide que ela deva ser mandada para uma isolada casa de praia, com Alma.

9 de outubro (segunda)
16h30 - Gravidade (Gravity, Alfonso Cuarón, EUA, 2013, 91 min)
Matt Kowalski é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone. Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente hostil à vida humana.
18h30 - 2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odissey, Stanley Kubrick, EUA e Grã-Bretanha, 1968, 149 min)
Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

11 de outubro (quarta)
17h - Andarilho (Cao Guimarães, Brasil, 2006, 80 min)
Entre Pedra Azul e Montes Claros, em Minas Gerais, três andarilhos percorrem trajetórias distintas. Cada um possui um modo particular de se relacionar com as peculiaridades da existência e com os elementos de um mundo em que tudo é transitório.
19h - DEBATE: Bernardo Adeodato, Cao Guimarães e Marcelo Gomes

12 de outubro (quinta)
16h - Fantasia
18h30 - Alien – O Oitavo Passageiro (Alien, Ridley Scott, EUA, 1979, 117 min)
Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

13 de outubro (sexta)
16h30 - A Conversação
19h - Playtime – Tempo de Diversão (Playtime, Jacques Tati, França, 1967, 115 min)
O senhor Hulot tem de se encontrar com um oficial americano em uma versão high-tech de Paris, mas acaba por se perder no meio do labirinto urbano que a moderna e fria arquitetura causou. Seguindo uma excursão turística de americanos, ele anda pela cidade procurando traços de humanidade e cor em uma metrópole futurista e cinzenta.

14 de outubro (sábado)
13h30 - M – O vampiro de Düsseldorf
16h - Alien – O oitavo passageiro
18h30 - Stalker (Andrei Tarkovsky, URSS, 1979, 163 min)
Em um país não nomeado, a suposta queda de um meteorito criou uma área com propriedades estranhas, onde as leis da física não se aplicam, chamada de Zona. Dentro da Zona, segundo reza uma lenda local, existe um quarto onde todos os desejos são realizados. Com medo de uma invasão da população em busca do tal quarto, autoridades vigiam o local e proíbem a entrada de pessoas. Apenas alguns têm a habilidade de entrar e conseguir sobreviver lá dentro, são os stalkers. Um escritor e um cientista querem entrar e contratam um stalker para guiá-los lá dentro.

15 de outubro (domingo)
15h - Era uma vez no Oeste
18h - Eraserhead (David Lynch, EUA, 1977, 85 min)
O longa aborda uma desoladora cidade industrial onde vive Henry Spencer. Ele tem uma namorada, Mary X, e um filho mutante que não para de chorar.

16 de outubro (segunda)
15h30 - O Cantor de Jazz
17h30 - Apocalipse Now Redux

18 de outubro (quarta)
18h - Gravidade *Sessão em libras e com audiodescrição
20h - Entusiasmo

19 de outubro (quinta)
16h30 - Sudoeste (Eduardo Nunes, Brasil, 2011, 128 min)
Em uma cidade pacata e anônima, durante um dia apenas, Clarice vê sua vida se desenrolar de maneira circular, da morte ao nascimento, e depois à velhice mais um vez. Ela observa as pessoas ao seu redor, que não envelhecem, e que não entendem sua existência.
19h - DEBATE: Bernardo Adeodato, João Godoy e Eduardo Santos Mendes

20 de outubro (sexta)
17h - Cantando na Chuva
19h - Persona

21 de outubro (sábado)
13h30 - Wall-E
16h - O som ao Redor
18h30 - Stalker

22 de outubro (domingo)
16h - Eraserhead
18h - Playtime

23 de outubro (segunda)
14h30 - 2001: Uma odisséia no espaço
17h30 - O Barco – Inferno em alto mar

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus