Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 24/08/2017

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas.

Variedade é o que não falta entre as estreias do circuito. Tanto que os dois dos filmes mais aguardados da lista não poderiam ser mais diferentes entre eles. Enquanto Bingo: O Rei das Manhãs é uma biografia nada chapa branca e bem divertida do homem por trás da maquiagem do palhaço Bozo, um dos maiores fenômenos da TV brasileira na década de 1980, a fantasia A Torre Negra é um verdadeiro desastre. Um apanhado de clichês do gênero em uma trama sem sentido e emoção. As surpresas ficam por conta do dos dramas (com algumas pitadas de humor) O Castelo de Vidro e Shivá - Uma Semana e um dia, além do thriller de guerra Na Mira do Atirador. Para os cinéfilos, o documentário Um filme de Cinema pode ser uma ótima pedida.

Últimos dias em Havana  |  O Castelo de Vidro Shivá - Uma Semana e um dia Na mira do Atirador Bye Bye Alemanha Um filme de Cinema Mimosas A Torre Negra Bingo: O Rei das Manhãs

Últimos dias em Havana (Últimos días en la Havana)

Miguel, um cubano de 45 anos sonha em finalmente conseguir o visto necessário para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, Diego, que é portador do vírus HIV. Diego vê em Miguel uma base para permanecer de pé, mas a relação dos dois é abalada quando Miguel recebe uma carta da embaixada norte-americana.

Dir. Fernando Perez, Cuba/Espanha, 2017. Jorge Martinez, Yailene Sierra, Patricio Wood. 92 min.

O Castelo de Vidro (The Glass Castle)

A trama retrata a infância da jornalista Jeanette Walls, criada com os irmãos em uma família muito pobre, desequilibrada e nômade.

Dir. Destin Cretton, EUA, 2017. Brie Larson, Naomi Watts, Woody Harrelson. 127 min.

Shivá - Uma Semana e um dia (Shavua Ve Yom)


Após uma semana da morte de seu filho, Vicky e Eyal lutam para superar o luto. Ela instiga o marido a retomar a rotina. Porém, ao invés de fazer isso, Eyal decide se drogar com seu jovem vizinho. O que ele não suspeita é que essas viagens impulsionadas pelo consumo de drogas podem lhe fazer lembrar que ainda existem coisas na vida que valem a pena ser vividas.

Dir. Asaph Polonsky, Israel, 2016. Shai Avivi, Evgenia Dodina, Tomer Kapon. 98 min.

Na mira do Atirador (The Wall)


Já no final da Guerra do Iraque, em 2007, dois soldados americanos caem em uma armadilha e ficam na mira de um franco atirador iraquiano. Eles não sabem onde o inimigo se esconde e ainda são manipulados pelo atirador, que interceptou a frequência de rádio dos americanos.

Dir. Doug Liman, EUA, 2017. Aaron Taylor-Johnson, John Cena, Laith Nakli.

Bye Bye Alemanha (Es war einmal in Deutschland)


Nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, em Frankfurt, David Berman e seus seis amigos, todos judeus, só pensam em fugir da Alemanha. Porém, a grave crise do país atrapalha o sonho do grupo, que precisa de muito dinheiro para chegar aos Estados Unidos. Para isso, eles encontram apenas uma saída inusitada: começar a vender lingeries para mulheres alemãs.

Dir. Sam Garbarski, Alemanha/Luxemburgo/Bélgica, 2017. Moritz Bleibtreu, Antje Traue, Tim Seyfi. 102 min.
 

Um filme de Cinema


Um cinema abandonado no interior da Paraíba é o cenário para entrevistas com o dramaturgo Ariano Suassuna e de vários cineastas, como Bela Tarr, Júlio Bressane, Ruy Guerra, Jia Zhang-ke e Karim Aïnouz.

Dir. Walter Carvalho, Brasil, 2015. 108 min.

Mimosas


Um xeique muito velho é acompanhado por uma caravana para tentar cumprir seu último desejo: ser enterrado ao lado de seus parentes. O problema é que a companhia precisa atravessar as montanhas marroquinas e os integrantes da caravana se recusam a caminhar pela região, causando um problema para o xeique moribundo.

Dir. Oliver Laxe, França/Marrocos/Espanha, 2016. Ahmed Hammoud, Shakib Ben Omar, Said Aagli. 98 min.

A Torre Negra (The Dark Tower)


O garoto Jake em sonhos sobre um malévolo e poderoso homem vestido de negro que usa o poder psíquico de crianças para derrubar uma Torre Negra que protege os universos paralelos das forças da escuridão. Todos pensam que o menino está louco e acham que seus sonhos são delírios. Porém, eles são reais e também mostram que a única pessoa que pode enfrentar o homem de negro é o pistoleiro Roland, o último de uma linhagem que defendia seu mundo contra as forças do mal.

Dir. Nikolaj Arcel, EUA, 2016. Idris Elba, Matthew McConaughey, Tom Taylor. 95 min.

Bingo: O Rei das Manhãs


Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Arlindo Barreto, filho da vedete e atriz Marta Mendes, que vê sua carreira de ator decolar quando encarna o palhaço Bingo, o novo fenômeno da TV brasileira. Inebriado pelo sucesso, mas preso a uma clausula contratual que o proíbe de revelar a verdadeira identidade por trás da maquiagem, ele entra em uma espiral de excesso de cocaína e álcool.

Dir. Daniel Rezende, EUA/Brasil, 2016. Vladimir Brichta, Leandra Leal, Domingos Montagner.

Leia nossa crítica do filme Bingo: O Rei das Manhãs

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Dia do Sorvete

Os filmes da semana – 21/09/2017

mãe! – crítica do filme