Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 16/11/2017

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas.

É óbvio que a grande maioria do público vai às salas de cinema para ver a primeira aventura da Liga da Justiça, a tentativa da DC de igualar o sucesso dos Vingadores da Marvel. E olha que a gigante dos quadrinhos até consiga, porque o filme é tão genérico que provavelmente agradará aos fãs desse gênero. Dito isso... Há títulos bem mais interessantes entrando em cartaz, como o francês A Trama, do sempre antenado Laurent Cantet; o drama português Colo, e o obrigatório documentário Human flow - Não Existe lar se não há para onde ir, filme que dá um amplo panorama da crítica questão dos refugiados pelo mundo afora.

Liga da Justiça  |  MARIA: Não Esqueça que venho dos Trópicos Colo A Trama Histórias de amor que não Pertencem a este Mundo Uma Razão para Viver Human flow - Não Existe lar se não há para onde ir Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha Algo de novo

Liga da Justiça (Justice League)

Preocupado com uma iminente ameaça ao planeta Terra, Bruce Wayne/Batman convoca uma série de aliados para combater o mal: Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash e Cyborg. Porém, o ser conhecido como Lobo da Estepe – que busca três cubos mágicos para reconstruir o mundo dizimando a humanidade – é poderoso demais. Por conta disso, eles precisam usar o poder de um desses cubos para trazer de volta à vida o Super-Homem.

Dir. Zack Snyder, EUA, 2016. Bem Affleck, Gal Gadot, Jason Momoa, Ezra Miller, Ray Fisher, Henry Cavill. 120 min.

MARIA: Não Esqueça que venho dos Trópicos

O documentário revisita a vida e a obra de Maria Martins (1984-1973), escultora, gravurista, pintora, desenhista e escritora conhecida por suas obras surrealistas.

Dir. Francisco C. Martins, Brasil, 2017. 80 min.

Colo


Uma família portuguesa de classe média passa por grave crise financeira. O pai perde o emprego e a mãe consegue achar uma segunda ocupação para aumentar a renda, mas anda sempre cansada e mal para em casa. Enquanto se tornam estranhos uns aos outros, a filha adolescente, negligenciada por ambos e cheia de segredos, começa a se rebelar.

Dir. Teresa Villaverde, Portugal, 2017. João Pedro Vaz, Alice Albergaria Borges, Beatriz Batarda. 136 min.

A Trama (L'atelier)


O jovem Antoine aceita participar de uma oficina de escrita durante as férias de verão na costeira La Ciotat, onde alguns jovens deverão desenvolver um romance policial sob a tutoria da escritora Olivia Dejazet. Agressivo e provocador, ele apresenta um polêmico texto e logo passa a ser odiado pelo grupo, ao mesmo tempo em que é apoiado por sua professora.

Dir. Laurent Cantet, França, 2017. Marina Foïs, Matthieu Lucci, Warda Rammach. 113 min.

Histórias de amor que não Pertencem a este Mundo (Amori che non sanno stare al mondo)


Após se separar de Flavio, Claudia se vê sozinha aos 50 anos de idade. Com o tempo, ela passa a achar que a solução para seus problemas é reconquistar o ex-marido. O que ela não imagina é que Flavio já tem outros objetivos.

Dir. Francesca Comencini, Itália, 2017. Lucia Mascino, Thomas Trabacchi, Carlotta Natoli. 92 min.
 

Uma Razão para Viver (Breathe)


No ano de 1958, Robin Cavendish, carismático e aventureiro comerciante britânico, contrai poliomielite em uma viagem ao Quênia e fica paralisado do pescoço para baixo. Grávida do primeiro filho do casal, sua esposa Diana Cavendish escuta dos médicos que ele jamais sairá da cama e não deverá viver muito mais tempo. Deprimido, ele pensa em morrer, mas o inabalável amor de Diana o faz olhar de outra maneira para a vida.

Dir. Andy Serkis, Reino Unido, 2017. Andrew Garfield, Claire Foy, Diana Rigg. 118 min.

Human flow - Não Existe lar se não há para onde ir (Human flow)


Ao longo de um ano, o artista chinês Ai Wei-wei acompanhou crises de refugiados em 23 países, incluindo França, Grécia, Alemanha, Iraque, Afeganistão, México, Turquia, Bangladesh e Quênia. Ele retrata as causas que levam milhões de pessoas a abandonarem seus países de origem, como a guerra, a miséria e a perseguição política, refletindo sobre as dificuldades encontradas na busca por uma vida melhor.

Dir. Ai Wei-wei, Alemanha/EUA, 2017. 140 min.

Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha (Victoria and Abdul)


Em 1887, na cidade de Agra (Índia), dois jovens locais são escolhidos para viajar até Londres e levar uma moeda especial como presente para a rainha Victoria. Ao chegar, tanto Abdul quanto Mohammed estranham bastante os costumes da realeza britânica. Ao entregar a moeda, Abdul quebra o protocolo e encara a monarca. Tamanha ousadia chama a atenção da rainha, que através de várias conversas não só passa a conhecê-lo melhor como também o transforma em seu conselheiro. Esta decisão não agrada nem um pouco a corte inglesa, que não entende como um humilde indiano pode ser detentor de tal honraria.

Dir. Stephen Frears, EUA/Reino Unido, 2016. Michael Gambon, Olivia Williams, Judi Dench. 111 min.

Algo de novo (Qualcosa di nuovo)


Lucia e Maria são duas melhores amigas, mas com personalidades bem diferentes. Enquanto Lucia cansou dos homens, Maria, não consegue ficar sozinha. Uma noite, o "homem perfeito" aparece na cama de Maria: bonito, sensível, maduro e apaixonado. No entanto, o rapaz vira motivo de mal-entendidos e mentiras entre as amigas.

Dir. Cristina Comencini, Itália, 2016. Paola Cortellesi, Micaela Ramazzotti, Eduardo Valdarnini. 93 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

11 anos do JazzNosFundos

Os filmes da semana – 26/10/2017

Os filmes da semana – 12/10/2017