Time Out São Paulo

Cineminha hoje?

Depois que a chuva passar, ou enquanto ela durar, encare um escurinho em companhia inspiradora e aproveite os filmes que estão em cartaz na cidade.

Atualizada em 24/01/2012

O destaque entre os filmes mais novos em cartaz nos cinemas de São Paulo fica por conta da aguardada adaptação cinematográfica de Tintim. Entre os filmes de produção nacional, preste atenção à estreia de um inovador documentário sobre Tom Jobim. E não deixe de incluir algumas produções do circuito alternativo  assim você não se acostuma demais com Hollywood. Confira a lista completa:


2 Coelhos | As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin) | A Separação (A Separation) | A Fonte das Mulheres (La Source des Femmes) | A Música Segundo Tom Jobim

 2 Coelhos
Imagem filmes/Divulgação

O título deste filme faz referência ao ditado popular "matar dois coelhos com uma cajadada só": os coelhos, neste caso, seriam criminosos e políticos desonestos. Explicando melhor, esse suspense de ação conta a história de Edgar que, cansado de viver cercado por violência e corrupção, elabora um plano que vai colocar os dois coelhos em rota de colisão.

Dir. Afonso Poyart, Brasil, 2011. Caco Ciocler, Alessandra Negrini, Fernando Alves Pinto. 104 min.


 As Aventuras de Tintin (The Adventures of Tintin)

Sony Pictures/Divulgação

O famoso personagem do escritor e cartunista belga Hergé ganhou uma versão cinematográfica graças a Steven Spielberg. Os fãs dos quadrinhos e do desenho animado podem ficar um pouco hesitantes com a nova versão de Tintin - aqui, mais realista, filmado com a técnica do motion capture, que converte em animação os movimentos dos atores. Neste filme, o jornalista aventureiro, seu fofo cachorro e seu melhor amigo, o capitão Haddock, partem em busca de um galeão antigo que foi roubado, e do mapa do tesouro que estava dentro dele.

Dir. Steven Spielberg, USA, 2011. Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig. 107 min.


 A Separação (A Separation)

Imovision/Divulgação

Para quem gosta de cinema com pedigree, este filme iraniano foi vencedor do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e do Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim, além de estar representando o Irã na disputa por uma indicação ao Oscar.

A história acompanha Simin, uma mulher que deseja deixar o Irã, junto com o marido, Nader, e a filha Termeh. Quando Nader desiste da viagem para cuidar de seu pai doente, Simin responde com um pedido de divórcio. O problema começa quando a solicitação é negada.

Dir. Asghar Farhadi, Irã, 2011. Peyman Moadi, Leila Hatami, Sareh Bayat. 123 min.


 A Fonte das Mulheres (La Source des Femmes)

Paris Filmes/Divulgação

Tendo as deslumbrantes paisagens da região norte da África como cenário, A Fonte das Mulheres é um misto de drama e comédia, que explora a posição das mulheres dentro da reiligião islâmica. O ponto de partida para esta discussão é uma espécie de batalha dos sexos, em que as mulheres de uma vila se recusam a fazer sexo com os maridos, se eles abastecerem a comunidade com água, que só pode ser conseguida em um poço distante.

Dir. Radu Mihaileanu, 2011, França. Hiam Abbass, Hafsia Herzi, Leïla Bekhti, 135 min.


 A Música Segundo Tom Jobim

Ana L. Jobim/Divulgação

Partindo da ideia de que o universo da música de Tom Jobim não pode ser expressado em palavras, o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado da neta do músico, Dora Jobim, busca mostrar a riqueza dessa obra, dispensando explicações. Para tanto, A Música Segundo Tom Jobim segue o caminho da imersão sensorial, em imagens e sons: encadeando uma série de performances marcantes (de intérpretes nacionais, estrangeiras e até do próprio Jobim) das canções do músico, o filme passa a ideia da força, beleza e importância de sua obra para a música nacional, além de mostrar suas diferentes fases. Os diretores fazem uma homenagem a Tom Jobim e convidam o público a apreciar sua música, em vez de esmiuçá-la.

Dir. Nelson Pereira dos Santos & Dora Jobim, Brasil, 2011. 90 min.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro