Cineminha hoje?

Filmes para todos os gostos em cartaz na cidade

Dreamworks/Divulgação
Cena do filme 'Histórias Cruzadas'

Atualizada em 6/2/2012

Quem estiver planejando ir ao cinema para não pensar muito, tem um prato cheio: estão em cartaz o thriller policial À Beira do Abismo, o longa infantil de aventura (em 3D, claro) Viagem 2, e o terror, Filha do Mal.

Agora, para uma sessão nostalgia, recomendamos o relançamento do desenho A Bela e a Fera, que foi adaptado para 3D. Antes que os fãs da animação comecem a acusar a Disney de sacrilégio, uma ressalva: a tecnologia não atrapalha o filme e, em momentos, até o torna mais emocionante.

Para os quem estão acompanhando a corrida do Oscar, estreia outro indicado a Melhor Filme, Histórias Cruzadas, e os fãs de cinema estrangeiro podem conferir o filme francês L’Apollonide.


À Beira do Abismo | A Bela e a Fera 3D | Filha do Mal | Histórias Cruzadas | Viagem 2 - A Ilha Misteriosa | L'Apollonide


À Beira do Abismo (Man on a Ledge)
 

Paris Filmes/Divulgação

Este filme corre o risco de ser confundido com A Tentação, cuja história também é focada em um homem prestes a pular de um edifício. Mas enquanto ele envereda para o melodramático e aborda temas como traição e religião, À Beira do Abismo opta por um caminho bem diferente, em que a ameaça de suicídio faz parte de um plano para distrair a força policial nova iorquina de um roubo de diamantes, que está acontecendo ao mesmo tempo.

Dir. Asger Leth, EUA, 2011. Sam Worthington, Elizabeth Banks, Jamie Bell. 102 min.


A Bela e a Fera 3D (The Beauty and The Beast 3D)
 

Disney/Divulgação

O relançamento de uma versão 3D de A Bela e a Fera pode ser uma tentativa da Disney de ganhar dinheiro fácil, mas vale lembrar que ele não foi o primeiro longa de animação a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme à toa. A adaptação do conhecido conto de fadas com uma lição moral sobre beleza interior é um desenho benfeito e cheio de números musicais que dão vontade até de cantar junto. Vale tanto pela nostalgia de rever na telona como  para apresentá-lo para os filhos.

 

Dir. Gary Trousdale e Kirk Wise, EUA, 2012. Paige O’Hara, Robby Benson. 84 min.


Filha do Mal (The Devil Inside)

 

Paramount/Divulgação

Neste longa de terror, filmado no estilo de Atividade Paranormal e A Bruxa de Blair, uma mulher é internada em um sanatório na Itália, após matar três pessoas. Ela afirma ter sido possuída por demônios quando tudo aconteceu. 20 anos depois, sua filha Isabella começa uma jornada para descobrir a verdade sobre o caso.

Dir. William Brent, EUA, 2012. Fernanda Andrade, Simon Quarterman, Evan Helmuth. 83 min.


Histórias cruzadas (The Help)
 

Dreamworks/Divulgação

Um dos grandes vencedores do Screen Actors Guild Awards (para Melhor Elenco; Atriz, para Viola Davis, e Atriz Coadjuvante, para Octavia Spencer) e com quatro indicações ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Atriz (Viola Davis) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jessica Chastain e Octavia Spencer), esse filme foi alvo de algumas críticas por retratar o contexto do movimento de luta por igualdade racial nos anos 60 nos Estados Unidos pela perspectiva de uma protagonista branca (leia a crítica). Ambientado no Mississipi, o longa conta a história da jovem jornalista Skeeter, que causa um alvoroço na cidade em que vive quando decide entrevistar e escrever sobre as mulheres negras que trabalham nas casas de famílias ricas sulistas. Um ponto de quase unanimidade, no entanto, foram as elogiadas atuações de Octavia Spencer e Viola Davis, no papel de governantas entrevistadas por Skeeter.

 

Dir. Tate Taylor, EUA, 2011. Emma Stone, Bryce Dallas Howard, Viola Davis. 146 min.


Viagem 2 – A Ilha Misteriosa (Journey 2: The Mysterious Island)
 

Warner Bros./Divulgação

Esta continuação do filme de aventura de 2008, Viagem ao Centro da Terra, segue o mesmo personagem, o adolescente Sean Anderson, desta vez para – adivinhem! – uma ilha misteriosa, cheia (é claro) de tesouros, habitada por criaturas estranhas e, para efeito de suspense, prestes a afundar no oceano por conta de abalos sísmicos.

Dir. Brad Peyton, EUA, 2011. Josh Hutcherson, Dwayne Johnson, Vanessa Hudgens. 94 min.


L’Apollonide – Os amores da Casa de Tolerância (L’Apollonide – Souvenirs de la Maison Close)

 

Petrini Filmes/Divulgação

Ambientado no início do século XX, L’Apollonide faz uma crônica dos últimos dias de um bordel francês de mesmo nome. O filme retrata um universo fechado de meninas que confiam umas nas outras para dividir segredos, de homens que se apaixonam ou que se tornam dependentes. O filme é tanto um retrato provocativo da profissão mais antiga do mundo como um olhar reflexivo para o passado.

Dir. Bertrand Bonello, França, 2011. Hafsia Harzi, Noémie Lvovsky, Jasmine Trinca. 125 min.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Tags: 
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.