Time Out São Paulo

Boas dicas de cinema - 15 de junho

André de Leones comenta as estreias da semana


Trinta anos depois de Blade Runner, e após uma década ou mais realizando filmes insatisfatórios como Cruzada, Os Vigaristas e Um Bom Ano, é um prazer ver Ridley Scott voltando à ficção-científica e, sobretudo, ao bom cinema. Destaque absoluto entre as estreias da semana, Prometheus recupera a grandeza e o mistério que o gênero parecia ter perdido de uns tempos para cá.

Aos que se indispõem com viagens interplanetárias, resta a opção de permanecer na Terra e encarar Apenas uma Noite, com Keira Knightley e Eva Mendes. Pensando bem, e levando-se em conta o que os personagens de Prometheus encontram lá fora, talvez não seja má ideia.

Prometheus | Apenas uma NoiteAmor Impossível  
A Primeira Coisa Bela 


Prometheus
 

O primeiro Alien é um dos melhores filmes de Ridley Scott. Obra-prima de sugestão, é uma aula de construção fílmica em que nada destoa, desde a lentidão do primeiro terço até a aceleração gradual e inexorável em direção ao horror. Prometheus, e isso já não é novidade para ninguém, é um prelúdio (prequel) de Alien.

Em fins do século XXI, depois que um casal de cientistas descobre indícios de algo que talvez explique as origens da vida na Terra, embarcamos numa expedição a um planeta distante. Ali, ao mesmo tempo em que respostas vão surgindo, eles se deparam com formas de vida nada amistosas.

O otimismo inicial dá lugar ao horror. Obter as respostas que tanto buscavam talvez signifique, ironicamente, dar um passo rumo à extinção. Mas, claro, nem só de questões "metafísicas" vive o filme, até porque os personagens não têm muito tempo para se dedicar a elas.

Esperto, Scott deixa algumas dúvidas no ar. Ele sabe que, muitas vezes, e ainda mais num filme dessa natureza, manter algum mistério é imprescindível para a construção e manutenção do horror. Assim, por mais que várias coisas sejam esclarecidas, é a sensação perturbadora de que muito permanecerá obscuro que faz de Prometheus um belo filme.

Veja outra opinião sobre o filme aqui.

Dir. Ridley Scott, EUA, 2012. Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce, Logan Marshall-Green, Sean Harris. 124 min.


Apenas Uma Noite (Last Night)
 

A jovem diretora Massy Tadjedin nasceu no Irã e foi criada em Orange County, na California. Formada em Literatura Inglesa por Harvard, faz deste seu primeiro longa-metragem um conto delicado sobre a fidelidade. Temos um jovem casal (Keira Knightley e Sam Worthington) separado por uma noite. Ele viaja a negócios com uma colega (Eva Mendes) por quem se sente atraído, coisa que não passa despercebida pela esposa, e ela reencontra um amor do passado (Gillaume Cannet). É o momento, então, de pesar e repesar o que foi vivido e de fazer escolhas quanto ao que se pretende viver. Ou coisa que o valha.

Dir. Massy Tadjedin, EUA, França, 2010. Keira Knightley, Sam Worthington, Eva Mendes, Gillaume Canet, Griffin Dunne, Anson Mount. 93 min.


Amor Impossível (Salmon Fishing in the Yemen)
 

Neste novo filme do sueco Lasse Hallström, responsável por dramas agridoces como Minha Vida de Cachorro, Gilbert Grape e Chocolate, um cientista é convidado por um xeique a implantar a pesca de salmões no Iêmen. O roteirista Simon Beaufoy é o mesmo de Quem Quer Ser um Milionário?. Logo, espere pelas melhores intenções e vaporosas (porque se desmancham no ar) lições de vida. Há quem goste.

Dir. Lasse Hallström, Reino Unido, 2011. Ewan McGregor, Emily Blunt, Kristin Scott Thomas, Amr Waked, Catherine Steadman. 107 min.


A Primeira Coisa Bela (La Prima Cosa Bella)
 

Produção italiana sobre um professor que se distanciou da família ainda jovem. Sua irmã, contudo, procura convencê-lo a se reaproximar da mãe, agora uma mulher doente. Vale destacar a presença da veterana Stefania Sandrelli, atriz de clássicos como Divórcio à Italiana, O Conformista e 1900.

Dir. Paolo Virzì, Itália, 2010. Valério Mastandrea, Micaela Ramazzotti, Stefania Sandrelli, Claudia Pandolfi, Sergio Albelli. 122 min.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro