As estreias da semana

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Fox Filmes/ Divulgação
Cena do filme 'As Aventuras de Pi', do diretor Ang Lee


Entre uma festa e outra, ou nos primeiros dias de ano novo e calmaria na cidade, as sessões de cinema ficam menos cheias e muito convidativas. Os arrasa-quarteirões de final de ano já estrearam e os filmes que concorrerão ao Oscar só aportarão por aqui após o anúncio dos indicados, em janeiro, mas há sequências interessantes chegando às telas paulistanas enquanto 2012 expira e 2013 acena.

O maior destaque é o novo filme de Ang Lee, As Aventuras de Pi, o qual, aliás, está bem cotado para o Oscar. As demais estreias vão desde o drama lacrimoso O Impossível até o thriller O Homem Mais Procurado do Mundo, sobre a caçada a Osama Bin Laden, passando pelo sempre ótimo Hong Sang-soo e seu Hahaha.

As Aventuras De Pi | 18 Comidas | Um Evento Feliz | A Filha Do Pai O Homem Mais Procurado Do Mundo O Impossível | A Negociação | As Quatro Voltas | De Pernas Pro Ar 2 Hahaha | No


Estreias de 21/12

As Aventuras de Pi (Life of Pi)




Baseado no best-seller agraciado com o Booker Prize A Vida de Pi, de Yann Martel, que por sua vez “inspirou-se” numa narrativa do brasileiro Moacyr Scliar intitulada Max e os Felinos (coisa que o próprio Martel reconheceu), o filme de Ang Lee parte de uma premissa tão simples quanto instigante: sobrevivente de um naufrágio, um jovem indiano se vê dividindo um bote com um tigre.

Basta uma rápida olhada na filmografia de Lee para perceber que ele é capaz de trabalhar com qualquer tipo de material: Banquete de Casamento, Razão e Sensibilidade, O Tigre e o Dragão, Hulk, O Segredo de Brokeback Mountain. Tamanha versatilidade certamente ajuda a conferir um interesse ainda maior por As Aventuras de Pi. A impressão é de que Lee seria capaz de encontrar o tom adequado para tornar um vídeo de festa de debutantes digno de ser visto.

Dir. Ang Lee, EUA, China, 2012. Suraj Sharma, Irrfan Khan, Ayush Tandon, Gautam Belur, Adil Hussain, Tabu, Rafe Spall, Gerard Depardieu. 127 min.

18 Comidas 




Em Santiago de Compostela, várias histórias se entrecruzam: um músico de rua reencontra uma antiga paixão; dois amigos passam o dia bêbados; um homem cozinha enquanto espera por sua amada, que nunca chega; dois homens tentam assumir seu relacionamento para o irmão de um deles; uma jovem quer algo mais em sua relação com um homem mais velho; uma cozinheira sonha em ser cantora; um casal de idosos faz suas refeições silenciosamente; um imigrante macedônio anda perdido pela cidade.

Diante de suas refeições, os personagens revelam os dramas de suas existências e permitem que observemos as nuances das suas relações com os outros.

Dir. Jorge Coira, Espanha, 2010. Luis Tosar, Federico Pérez Rey, Víctor Fábregas, Esperanza Pedreño, Gael Nodar Fernández, Mario Zorrilla. 101 min.

Um Evento Feliz (Un Heureux Événement)




O filme tenta explorar uma das mais emocionantes experiências na vida das pessoas: a gestação do primeiro filho. O diretor Bezançon (de O Amor Está no Ar), contudo, confunde simplicidade com banalização e o bom cinema é abortado.

Dir. Rémi Bezançon, França, Bélgica, 2011. Louise Bourgoin, Pio Marmaï, Josiane Balasko, Thierry Fremont. 107 min.

A Filha Do Pai (La Fille du Puisatier)




Baseado em romance de Marcel Pagnol, que já tinha adaptado seu próprio livro para o cinema em 1940, A Filha do Pai é um clássico popular francês. Por “clássico popular”, entenda aquele tipo de livro que não é lá grande coisa, literariamente falando, mas que segue conquistando o chamado 'leitor médio' no decorrer do tempo. A história começa em 1939, às portas da Segunda Guerra Mundial, e é sobre uma moça que engravida de um rapaz de família rica. Ele é convocado para o front, ela é expulsa de casa pelo pai e, a partir daí, um mundo de coisas acontece enquanto o público é desonestamente convidado a se emocionar. Novelão.

Dir. Daniel Auteuil, França, 2011. Daniel Auteuil, Astrid Bergès-Frisbey, Nicolas Duvauchelle, Kad Merad. 107 min.

O Homem Mais Procurado Do Mundo (Codename: Geronimo)


Reconstituição gordurosa dos preparativos e da ação propriamente dita que levou à execução de Osama Bin Laden. Feito originalmente para a TV, O Homem Mais Procurado do Mundo é muito ruim, repleto de choramingos e patriotadas. O melhor é esperar por A Hora Mais Escura, filme sobre o mesmo tema dirigido por Kathryn Bigelow, ganhadora do Oscar por Guerra ao Terror, e que estreará em breve no Brasil.

Dir. John Stockwell, EUA, 2012. Cam Gigandet, Anson Mount, Freddy Rodríguez, Mo Gallini. 90 min.

O Impossível (The Impossible)


Baseado em fatos reais, é sobre uma família que viaja de férias à Tailândia e é atingida pelo tsunami que devastou o país em 2004. Outro novelão, portanto, com o elenco fazendo caras e bocas enquanto a música sobe e o público é acossado por uma dessas histórias de superação, solidariedade e coisas do tipo. 

Dir. Juan Antonio Bayona, EUA, Espanha, 2012. Ewan McGregor, Naomi Watts, Tom Holland, Samuel Joslin, Oaklee Pendergast, Geraldine Chaplin, Marta Etura. 114 min.

A Negociação (Arbitrage)


Richard Gere interpreta um magnata que tenta vender seu império comercial antes que uma série de fraudes venha a público. Algo de imprevisto acontece, é claro, e ele se vê em apuros. O bom elenco sustenta este thriller que talvez ajude a curar a ressaca da ceia de Natal.

Dir. Andrew Jarecki, EUA, 2012. Richard Gere, Tim Roth, Susan Sarandon, Brit Marling, Laetitia Casta, Nate Parker. 107 min.

As Quatro Voltas (Le quattro volte)

 



O filme tem a pretensão de ensejar uma reflexão de ecos pitagóricos sobre os ciclos da vida. Acompanhamos um velho pastor que vive num vilarejo encravado entre as montanhas da Calábria, no sul da Itália. As falas são esparsas, e o que vemos e ouvimos é o lento desenrolar das estações em torno e, sobretudo, no interior dos seres.

Dir. Michelangelo Frammartino, Itália, Alemanha, Suíça, 2010. Giuseppe Fuda, Bruno Timpano, Nazareno Timpano. 88 min.

Estreias de 28/12
 

De Pernas Pro Ar 2




Após conquistar sucesso com sua sex shop, a empresária Alice decide abrir uma filial em Nova York. Com o acúmulo de trabalho, ela acaba internada para tratar seu estresse. Continuação do filme acéfalo lançado há dois anos, De Pernas Pro Ar 2 poderia ser catalogado no mesmo subgênero que O Impossível: ambos os filmes representam desastres naturais. 

Dir. Roberto Santucci, Brasil, 2012. Ingrid Guimarães, Bruno Garcia, Maria Paula, Heloísa Perissê. Duração não informada.

Hahaha


Hong Sang-soo é um dos cineastas mais talentosos em atividade. Seus filmes são de uma delicadeza tremenda. Hahaha foi premiado em Cannes há dois anos e é sobre dois amigos que descobrem ter estado na mesma cidade, na mesma data e com as mesmas pessoas. Algumas das principais características do cinema de Sang-soo aparecem neste longa: o deslocamento, a memória, os desencontros afetivos. Vá sem medo.

Dir. Hong Sang-soo, Coreia do Sul, 2010. Kim Kang-woo, Yoon Yeo-jeong, Kim Sang-kyung, Moon So-ri. 115 min.

No




Gael García Bernal interpreta o publicitário que, em 1988, no Chile, com pouquíssimos recursos, liderou a campanha da oposição no referendo que decidia pela permanência ou não do ditador Augusto Pinochet no poder. O diretor Pablo Larraín é o mesmo do excelente Tony Manero.

Dir. Pablo Larraín, Chile, França, EUA, 2012. Gael García Bernal, Alfredo Castro, Antonia Zegers, Néstor Cantillana. 118 min. 

Escrito por André de Leones
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.