Time Out São Paulo

Os filmes da semana - 8/2/13

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

 
Semana poluída, com muitas estreias, mas nenhum grande filme à vista. Já é possível imaginar o público andando às cegas, indeciso entre o novo drama com Denzel Washington (O Voo), uma animação requentada em 3D (Monstros S.A.) e um filme de época europeu (O Amante da Rainha).

Mas, nunca é demais lembrar, há pelo menos dois filmes irretocáveis que estrearam em semanas anteriores e seguem em cartaz: O Mestre, obra-prima de Paul Thomas Anderson (leia nossa entrevista exclusiva com o diretor aqui), e A Hora Mais Escura, de Kathryn Bigelow. Às vezes, o melhor a fazer é olhar para trás.

O Amante da Rainha |O Voo | Meu Namorado é Um Zumbi | As Aventuras de Tadeo | Monstros S.A. 3D | De Coração Aberto | Deixe a Luz Acesa | Fogo Contra Fogo | A Luz do Tom | Para Maiores | Querida, Vou Comprar Cigarros e Já Volto | Tainá – A Origem
 

O Amante da Rainha (Em Kongelig Affaere)




Intrigas palacianas costumam render bons filmes, como A Rainha Margot, As Loucuras do Rei George e este O Amante da Rainha. Afinal de contas, não é preciso ter doutorado em História para saber que não havia tédio nas cortes europeias.

Este filme inspirado em fatos reais se passa na Dinamarca do século 18 e nos traz as figuras de Cristiano VII -- rei que, dizem, sofria de esquizofrenia --, sua esposa britânica Carolina e o amante dela (e médico da corte) Struensee. Aproveitando-se da saúde frágil do monarca, o médico e a rainha conseguem introduzir algumas reformas sociais de inspiração iluminista.

O filme, não por acaso indicado ao Oscar de melhor produção em língua estrangeira, é acadêmico, ou seja, quadradão. Não há ruídos, mas tampouco há qualquer coisa de realmente memorável. Bom programa para um domingo chuvoso.

Dir. Nicolaj Arcel, Dinamarca, Suécia, República Tcheca, 2012. Alicia Vikander, Mads Mikkelsen Mikel Boe Følsgaard, David Dencik, Tryne Dyrholm. 137 min.

O Voo (Flight)




Robert Zemeckis é uma espécie de eterno 'funcionário do mês' em Hollywood, operário-padrão que dirigiu sucessos comerciais como a trilogia De Volta para o Futuro, Forrest Gump e Náufrago. Não tem, contudo, uma assinatura própria, algo que o diferencie. O Voo é um drama sobre um piloto (Denzel Washington, com o perdão pelo trocadilho, atuando em piloto automático) que impede milagrosamente um acidente. As investigações sobre o ocorrido, entretanto, trarão coisas desagradáveis à tona. Assista em posição de impacto.

Dir. Robert Zemeckis, EUA, 2012. Denzel Washington, Don Cheadle, Melissa Leo, John Goodman. 138 min.

Meu Namorado é Um Zumbi (Warm Bodies)


O protagonista é um zumbi que está tentando se adaptar à sua nova condição. Ele conhece uma garota e, sem entender o motivo, sente que precisa protegê-la. A premissa é tão tresloucada que talvez a coisa funcione.

Dir. Jonathan Levine, EUA, 2013. Nicholas Hoult, Teresa Palmer, John Malkovich, Dave Franco. 97 min.

As Aventuras de Tadeo (Las Aventuras de Tadeo Jones)



Nesta animação espanhola, um jovem sonhador é confundido com um arqueólogo e acaba sendo enviado para uma expedição no Peru. Com exibição em 3D.

Dir. Enrique Gato, Espanha, 2012. 90 min.

Monstros S.A. 3D (Monsters, Inc. 3D)



Não fosse pelo prazer de rever esta ótima animação da Pixar na telona, eu chamaria o seu relançamento em 3D de caça-níqueis. Ok, é disso que se trata, mas o filme continua tão divertido quanto antes.

Dir. Peter Docter, David Silverman, Lee Unkrich, EUA, 2001/2012. 92 min.

De Coração Aberto (À Coeur Ouvert)


Casal de médicos repensa sua união de dez anos em função de uma gravidez inesperada. Único atrativo desse drama franco-argentino insosso é a atuação sempre intensa de Juliette Binoche.

Dir. Marion Laine, França, Argentina, 2012. Juliette Binoche, Édgar Ramírez, Hippolyte Girardot, Amandine Dewasmes. 87 min.

Deixe a Luz Acesa (Keep the Lights On)



A trajetória afetivo-sexual de dois homens que vivem um relacionamento repleto de altos e baixos. O filme esteve na seleção oficial do Festival de Sundance em 2012.

Dir. Ira Sachs, EUA, 2012. Thure Lindhart, Zachary Booth, Marilyn Neimark, Paprika Steen, Julianne Nicholson. 101 min.

Fogo Contra Fogo (Fire with Fire)



Favor não confundir este filme com o excelente policial homônimo dirigido por Michael Mann em meados dos anos 1990. Aqui, temos um thriller de ação dos mais rotineiros, sobre um bombeiro que testemunha um assassinato e é obrigado a entrar para o programa de proteção às testemunhas. Claro que, depois, o assassino voltará em busca de vingança. Única coisa digna de interesse, aliás, é a presença de Vincent D’Onofrio como o antagonista.

Dir. David Barrett, EUA, 2012. Josh Duhamel, Bruce Willis, Rosario Dawson, Vincent D’Onofrio. 97 min.

A Luz do Tom



Novo documentário de Nelson Pereira dos Santos sobre o maestro Tom Jobim. Neste, o cineasta enfoca a criação musical de Jobim da perspectiva das mulheres que lhe foram próximas.

Dir. Nelson Pereira dos Santos, Brasil, 2012. 85 min.

PARA MAIORES (Movie 43)



Uma série de curtas-metragens estrelados por estrelas de Hollywood em situações bizarras, para dizer o mínimo. Quem aprecia humor escatológico vai adorar.

Dir. Bod Oderink, Elizabeth Banks, Steven Brill, Steve Carr, Brett Ratner e outros, EUA, 2012. Hugh Jackman, Gerard Butler, Emma Stone, Kate Winslet, Dennis Quaid, Greg Kinnear. 90 min.

Querida, Vou Comprar Cigarros e Já Volto (Querida, voy a comprar cigarrillos y vuelvo)



Um homem recebe uma proposta de uma criatura misteriosa: voltar no tempo e viver novamente dez anos de sua vida. Os diretores são os mesmos do bom O Homem do Lado.

Dir. Mariano Cohn, Gastón Duprat, Argentina, 2011. Emilio Disi, Darío Lopilato, Eusebio Poncela, Daniel Aráoz. 80 min.

Tainá – A Origem



Após a morte de sua mãe, a indiazinha Tainá é criada pelo pajé Tigê. Ela enfrentará o inimigo ancestral de sua família: Jurupari, a encarnação do mal que pretende destruir a floresta. O filme conclui a trilogia iniciada com Tainá – Uma Aventura na Amazônia e que teve prosseguimento com Tainá 2 – A Aventura Continua.

Dir. Rosane Svartman, Brasil, 2012. Wiranu Tembé, Gracindo    

Escrito por André de Leones
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro