Os filmes da semana - 22/3/13

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Divulgação
Mads Mikkelsen em cena de 'A Caça'


O destaque da semana não é para os fracos: A Caça, filme dinamarquês sobre como uma pequena comunidade destroça a vida de um de seus membros quando ele é acusado por um crime que não cometeu.

Outra estreia interessante é a produção franco-mexicana Depois de Lúcia, premiada no Festival de Cannes do ano passado.

Aos interessados em algo mais leve, a dica é que se deixe levar pela boa animação Os Croods.

A Caça | Depois de Lúcia | Os Croods | Fora de Figurino – As Medidas do Jeitinho Brasileiro | Rânia | Sibila | Vai Que Dá Certo | Parker

A Caça (Jagten)




Um professor recém-divorciado e que tenta se recompor é injustamente acusado de pedofilia. A situação é tão mais cruel quando até amigos de infância se voltam contra ele. O diretor Thomas Vinterberg é o idealizador, juntamente com Lars von Trier, do famigerado Dogma 95. Na ocasião, meados dos anos noventa, Vinterberg realizara (conforme as restrições exigidas pelo tal movimento) o excelente Festa de Família. Mas, desde então, não fizera nenhum outro filme com a mesma força. A Caça serve para recolocá-lo no mapa. O filme ataca um tema aterrador abertamente, ao mesmo tempo em que procede uma mudança de foco interessantíssima: uma vez que não ocorre abuso sexual e a acusação, portanto, é inócua, o nosso horror (e identificação) é (são) dirigido(s) para a selvagem reação da comunidade em torno do injustiçado, transformado num pária e desgraçado por todos em tempo recorde.

Dir. Thomas Vinterberg, Dinamarca, 2012. Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Annika Wedderkopp, Lasse Fogelstrom, Susse Wold, Anne Louise Hassing, Alexandra Rapaport. 115 min.

Depois de Lúcia (Después de Lucía)

 

Após perder a esposa, um homem e sua filha de 15 anos se mudam para uma outra cidade e tentam recomeçar a vida. Este drama mexicano venceu a mostra 'Un Certain Regard' no Festival de Cannes 2012.

Dir. Michel Franco, México, França, 2012. Tessa Ia, Gonzalo Veja Jr., Tamara Yazbek, Hernán Mendoza. 93 min.

Os Croods (The Croods)

 

Nesta animação do mesmo Chris Sanders que dirigiu Como Treinar Seu Dragão, um homem das cavernas precisa se lançar numa odisseia para encontrar um novo lar para a família. Haverá cópias em 3D.

Dir. Chris Sanders, Kirk DeMicco, EUA, 2013. Vozes de Nicolas Cage, Emma Stone, Ryan Reynolds, Catherine Keener. 98 min.

Fora de Figurino – As Medidas do Jeitinho Brasileiro

 

Documentário sobre o fato de, no Brasil, nunca ter sido feito um levantamento antropométrico que apontasse as medidas dos brasileiros. As tentativas de contornar a situação resultam em situações que variam entre o cômico e o constrangedor.

Dir. Paulo Pélico, Brasil, 2011. 73 min.

Rânia

 

Em Fortaleza, garota pobre sonha em se tornar dançarina. Surge a oportunidade de ela dançar num inferninho chamado Sereia da Noite. Ao mesmo tempo, uma coreógrafa se dispõe a ensiná-la. Ela terá de escolher.

Dir. Roberta Marques, Brasil, 2011. Graziela Félix, Mariana Lima, Nataly Rocha. 85 min.

Sibila

 

Documentário sobre a chilena Sibila Arredondo, tia da diretora, encarcerada por quinze anos no Peru sob a acusação de integrar o Sendero Luminoso.

Dir. Teresa Arredondo, Chile, França, Espanha, Peru, 2012. 95 min.

Vai Que Dá Certo




Outra comédia nacional em que cinco amigos decidem assaltar um carro-forte. Mais do mesmo: direção com levada televisiva, roteiro capenga e piadas forçadas.

Dir. Maurício Farias, Brasil, 2013. Lúcio Mauro Filho, Danton Mello, Bruno Mazzeo, Fábio Porchat, Natália Lage. Duração não informada.

Parker 




O personagem-título é um "bom ladrão", isto é (e segundo suas próprias palavras), nunca rouba de quem não tem e evita machucar aqueles que não merecem. Quando é traído pelos comparsas, ele decide ir à forra. Taylor Hackford, diretor de sucessos como O Sol da Meia-Noite, O Advogado do Diabo e Ray, apresenta este filme de ação ancorado em um roteiro meia-boca, mas com bom potencial de divertimento graças ao elenco carismático. Os fãs do gênero não terão do que reclamar.

Dir. Taylor Hackford, EUA, 2013. Jason Statham, Jennifer Lopez, Michael Chiklis, Nick Nolte, Wendell Pierce. 118 min.

Escrito por André de Leones
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.