Os filmes da semana - 29/3/13

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

California Filmes /Divulgação
Cena do filme 'Dentro de Casa'

 

Poucas coisas são tão agradáveis para o paulistano quanto ir ao cinema em um feriadão: trânsito tranquilo, poucas filas e quase nenhum dos percalços que enfrentamos em finais de semana normais. E as estreias da semana condizem com esse clima de relaxamento. Filmes-pipoca como G.I. Joe: Retaliação e A Hospedeira chegam às telas exigindo bem pouco do espectador. A exceção fica por conta do novo trabalho de François Ozon, Dentro de Casa.

A Hospedeira | G.I. Joe: Retaliação | Dentro de Casa | Jack - O Caçador de Gigantes | Sejam Muito Bem-Vindos | O Último Elvis | Adeus, Berthe: O Enterro da Vovó | Titeuf – O Filme

A Hospedeira (The Host)

 

O diretor Andrew Niccol (de Gattaca e O Senhor das Armas) está à frente dessa adaptação de um romance da mesma Stephenie Meyer que escreveu a famigerada "saga" Crepúsculo. A história se aproveita de inúmeros ingredientes que vimos em muitos outros filmes, bons ou ruins: no futuro, a Terra é tomada por alienígenas que usam os corpos dos seres humanos como hospedeiros; por alguma razão, a protagonista tem a capacidade de resistir aos invasores. Não espere nada além de uma aventura adolescente que, no máximo, conseguiu vampirizar elementos do gênero, mas não para construir algo novo. Pelo contrário, a intenção é justamente a de investir em mais do mesmo.

Dir. Andrew Niccol, EUA, 2013. Saoirse Ronan, Diane Kruger, Stephen Rider, Phil Austin. 125 min.

G.I. Joe: Retaliação (G.I. Joe 2: Retaliation)

 

Continuação do filme lançado em 2009 e inspirado numa série de desenhos animados conhecida pelos que cresceram nos anos oitenta como Comandos em Ação. O curioso é que a série, por sua vez, inspirou-se em uma linha de action figures da Hasbro calcada em personagens de revistas em quadrinhos da Marvel. Neste novo filme, o esquadrão de elite que dá nome ao filme volta a enfrentar seus arqui-inimigos da Organização Cobra e o próprio governo dos EUA, que os acusa de traição. Ação rotineira e barulhenta.

Dir. Jon M. Chu, EUA, 2013. Channing Tatum, Bruce Willis, Dwayne Johnson, Ray Park, Luke Bracey. 110 min.

Dentro de Casa (Dans la Maison)

Neste novo filme de François Ozon (dos ótimos Sob a Areia e Swimming Pool), um desiludido professor de literatura se anima com o talento de um aluno, um garoto de 16 anos. Ele invade a casa de um colega e escreve a respeito em um trabalho. A invasão, contudo, desencadeará consequências desastrosas. Ozon tem aqui um prato cheio para desenvolver um flerte perverso entre a alta cultura e a barbárie.

Dir. François Ozon, França, 2012. Fabrice Luchini, Ernest Umhauer, Kristin Scott Thomas, Emmanuelle Seigner. 105 min.

Jack - O Caçador De Gigantes (Jack the Giant Slayer)

 

Esta é uma espécie de releitura do clássico João e o Pé de Feijão. Aqui, um jovem camponês abre, sem querer, um portal entre o nosso mundo e uma terra de gigantes, reiniciando uma antiga guerra. Bryan Singer é o talentoso diretor dos dois primeiros filmes da série X-Men e do subestimado Superman - O Retorno. Em geral, portanto, ele costuma nos apresentar arrasa-quarteirões decentes.

Dir. Bryan Singer, EUA, 2012. Nicholas Hoult, Eleanor Tomlinson, Ewan McGregor, Stanley Tucci, Ian McShane. 114 min.

Sejam Muito Bem-Vindos (Bienvenue parmi nous)

 

Um artista de renome enfrenta uma séria crise depressiva. Ao cair na estrada e conhecer uma garota que teria sido expulsa de casa, contudo, ele talvez retome o gosto pela vida. O cinema francês contemporâneo tem se esmerado nesse tipo de filme "edificante". Há quem goste ou até precise disso, mas, objetivamente, enquanto cinema, não é nada além de medíocre.

Dir. Jean Becker, França, 2012. Patrick Chesnais, Jeanne Lambert, Miou-Miou, Jacques Weber. 94 min.

O Último Elvis (El Ultimo Elvis)

 

Um imitador de Elvis Presley sofre um sério acidente. Isso faz com que ele reavalie sua vida. A sinopse não oferece muito, mas alguns cineastas argentinos conseguem escapar à obviedade. Resta saber se é o que ocorre nesta estreia do roteirista Armando Bo (de Biutiful) como diretor de longas.

Dir. Armando Bo, Argentina, 2012. John McInerny, Griselda Siciliani, Margarita Lopez. 91 min.

Adeus, Berthe: O Enterro da Vovó (Adieu Berthe - L'Enterrement de Mémé)

 

Nesta comédia, enquanto se ocupa com os preparativos do funeral da avó, um farmacêutico precisa lidar com a esposa, o pai e a amante.
 
Dir. Bruno Podalydés, França, 2012. Denis Podalydés, Valérie Lemercier, Isabelle Candelier. 100 min.

Titeuf – O Filme (Titeuf, le Film)




Titeuf é um personagem de quadrinhos e desenhos animados muito famoso na França. Neste longa de animação, ele faz de tudo para ser convidado para o aniversário da garota de seus sonhos, Nadia, contando com a ajuda de seus amigos para tanto.

Dir. Zep, França, 2011. Vozes de Donald Reignoux, Mélanie Bernier, Emilie Blon-Metzinger, Zabou Breitman. 87 min.

Escrito por André de Leones
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.