Time Out São Paulo

Os filmes da semana - 12/4/13

 Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas


Semana sem grandes estreias, exceto, talvez, para os amantes do cinemão de adrenalina. Para estes, há a ficção-científica Oblivion, estrelada por Tom Cruise, a parceria entre o veterano Walter Hill e Sylvester Stallone em Alvo Duplo (cuja estreia vinha sendo adiada) e o suspense Chamada de Emergência, com Halle Berry.

Para quem quiser escapar de tamanha barulheira, resta o mais recente trabalho de Alain Resnais, Vocês Ainda Não Viram Nada.

Oblivion | Alvo Duplo | Chamada de Emergência | Juan e La Bailarina | Vocês Ainda Não Viram Nada | A Criada | Angie | O Carteiro

Oblivion




Joseph Kosinski dirigiu o bacana Tron – O Legado, no qual demonstrou domínio do gênero ficção-científica. Tanto que foi pinçado por Tom Cruise para assumir as rédeas deste Oblivion. O cinquentão Cruise, aliás, segue investindo pesado em blockbusters de ação. Seus últimos filmes foram Jack Reacher e o quarto Missão: Impossível.

Em Oblivion, estamos em 2077 e passeamos por um planeta Terra ermo e devastado. A superfície teria sido destruída num confronto com uma raça extraterrestre. Os humanos sobreviventes vivem numa estação lunar. Cruise é o sujeito responsável pela manutenção de equipamentos de segurança no que restou da Terra. Acontecimentos estranhos o levarão a questionar o que de fato aconteceu com o planeta e com seu próprio passado.

Dir. Joseph Kosinski, EUA, 2013. Tom Cruise, Morgan Freeman, Olga Kurylenko, Andrea Riseborough, Melissa Leo. 126 min.

Alvo Duplo (Bullet to the Head)

 
 

Sylvester Stallone dá prosseguimento ao seu trabalho humanitário de ressuscitar os filmes de ação da década de 1980. Alvo Duplo ainda tem a vantagem de ser dirigido por um mestre, Walter Hill (de Warriors, 48 Horas e Inferno Vermelho). Produto de outros tempos, o filme não dá bola para a agenda politicamente correta e se sustenta bem em um ambiente familiar aos que passaram dos 30 anos. A história diz respeito a um policial e um assassino de aluguel unindo forças para combater um inimigo comum. Mereciam um Nobel.

Dir. Walter Hill, EUA, 2012. Sylvester Stallone, Jason Momoa, Christian Slater, Jon Seda, Weronika Rosati. 92 min.

Chamada de Emergência (The Call)

 


Neste thriller, Halle Berry interpreta uma atendente do serviço de emergências que arrisca a vida para salvar uma garota das mãos de um assassino em série. A situação e seu desenvolvimento são tratados de forma óbvia, mas o elenco (a garota é interpretada por Abigail Breslin) talvez confira algum interesse ao longa. Curioso é que o diretor é o mesmo de O Operário, filme acima da média.

Dir. Brad Anderson, EUA, 2013. Halle Berry, Abigail Breslin, Morris Chestnut, Michael Eklund, David Otunga, Michael Imperioli. 94 min.

Juan e La Bailarina (La Sublevación)

 


Grupo de idosos que vive em um asilo tem sua rotina virada de pernas para o ar com a ausência da enfermeira que cuida deles. Além disso, quando lhes chega a informação de que a Igreja Católica teria clonado Jesus Cristo, decidem unir forças para sair à sua procura.

Dir. Raphael Aguinaga, Brasil, Argentina, 2011. Hugo Alvarez, Lidia Catalano, León Dogodny, Vilma Ferrán, Pablo Lapadula, Arturo Goetz. 95 min.

Vocês Ainda Não Viram Nada (Vous n’avez encore rien vu)

 


O veteraníssimo Alan Resnais, diretor dos clássicos Hiroshima Mon Amour e O Ano Passado em Marienbad, segue na ativa com este belo drama. Os amigos e colegas do dramaturgo Antoine d’Anthac, que trabalharam em diversas montagens de sua peça 'Eurídice', reúnem-se para assistir a uma encenação do texto por um grupo de jovens atores. Só o elenco já vale o ingresso, uma vez que comporta pesos-pesados como Michel Piccoli e Pierre Arditi.

Dir. Alain Resnais, França, Alemanha, 2012. Mathieu Amalric, Pierre Arditi, Sabine Azéma, Anne Consigny, Michel Piccoli. 115 min.

A Criada (La Nana)


Vencedor do prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Sundance 2009, o longa de Sebastián Silva é sobre a personagem-título que, servindo uma família há duas décadas, sente-se ameaçada quando os patrões decidem contratar outra pessoa para ajudá-la.

Dir. Sebastián Silva, Chile, México, 2009. Catalina Saavedra, Claudia Celedón, Alejandro Goic, Mariana Loyola, Andrea García-Huidobro. 95 min.

Angie (Open Road)

 


Eis o ator Marcio Garcia em seu segundo longa como diretor (o primeiro é Amor por Acaso), mais uma vez em coprodução com os EUA. Aqui, uma jovem artista brasileira decide abandonar sua vida pregressa e se lançar na estrada, em busca de autoconhecimento. O elenco coadjuvante é recheado de atores conhecidos.

Dir. Marcio Garcia, EUA, Brasil, 2012. Camilla Belle, Juliette Lewis, Andy Garcia, John Savage, Colin Egglesfield, Kristi Campos. Duração não informada.

O Carteiro




Quase três décadas após Aguenta, Coração, o ator Reginaldo Faria volta a se sentar na cadeira de diretor. Trata-se de uma história singela sobre um carteiro que tem por hábito violar as correspondências alheias. Ao se apaixonar por uma vizinha, passa a controlar a correspondência dela com o namorado.

Dir. Reginaldo Faria, Brasil, 2011. Cande Faria, Ana Carolina Machado, Dany Stenzel, Felipe de Paula, Anselmo Vasconcelos, Reginaldo Faria, Marcelo Faria. Duração não informada.

Escrito por André de Leones
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro