Os filmes da semana - 26/4/13

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Divulgação
Robert Downey Jr e Gwyneth Paltrow em cena de 'Homem de Ferro 3'
Robert Downey Jr e Gwyneth Paltrow em cena de 'Homem de Ferro 3'


As estreias da semana oferecem um cardápio extremamente variado. Há, por exemplo, o terceiro filme da franquia Homem de Ferro, ou seja, comida requentada sem o menor pudor, e uma comédia estrelada por Gerard Butler, Um Bom Partido.

Para quem espera um pouco mais, teremos os novos filmes do brasileiro Karim Aïnouz e do francês Olivier Assayas.
 

O Abismo Prateado | Homem de Ferro | Depois de Maio |  Um Bom Partido | Dois dias em Nova York | O FuturoMargaret Mee e a Flor da Lua | Amor em Trânsito

O Abismo Prateado

 

Inspirado pela canção 'Olhos nos Olhos', de Chico Buarque, o cineasta Karim Ainouz reitera em O Abismo Prateado a sua enorme capacidade de aproximar o espectador de personagens, por assim dizer, desconcertadas. Violeta, a protagonista (interpretada por Alessandra Negrini), é uma dentista casada, mãe de um filho adolescente. Certa manhã, recebe uma mensagem de seu marido no celular: ele avisa que a está deixando. A partir daí, ela embarcará numa jornada dolorosa, mas não em busca de “superação” ou “autoconhecimento”, mas, sim, de um conhecimento, precário que seja, de seu próprio desconcerto. Uma jornada dessas, pela sua própria natureza, é inconclusiva – e, por isso mesmo, tão bela.

Dir. Karim Aïnouz, Brasil, 2011. Alessandra Negrini, Thiago Martins, Otto Jr., Carla Ribas. 83 min.

Homem de Ferro 3 (Iron Man 3)


 

Neste novo filme, o herói interpretado por Robert Downey Jr. enfrenta, dentre outras coisas, um terrorista chamado Mandarin, cujos objetivos são... bem, isso não importa muito, não é mesmo? Basta sabermos que ele é malvado e que o Homem de Ferro irá enfrentá-lo e coisa e tal. Curioso mesmo é ver tantos atores respeitáveis (dê só uma olhada na ficha técnica abaixo) defendendo uns bons trocados por tão pouco. Espertos.

Dir. Shane Black, EUA, 2013. Robert Downey Jr., Ben Kingsley, Guy Pearce, Gwyneth Paltrow, Rebecca Hall, Don Cheadle, Paul Bettany. 130 min.

Depois de Maio (Après Mai)




Olivier Assayas (de Demonlover e Clean) filma a ressaca de 1968, conforme o título já indica, neste filme passado no início da década seguinte. O protagonista é um jovem estudante dividido entre as questões políticas do momento e seus próprios anseios pessoais. 

Dir. Olivier Assayas, França, 2012. Clément Métalyer, Lola Créton, India Menuez. 122 min.

Um Bom Partido (Playing for Keeps)

 


Nesta comédia, Gerard Butler é um ex-jogador de futebol que, para se aproximar do filho, passa a treinar o time do garoto. No entanto, ele precisa driblar as mães dos outros moleques enquanto procura reestruturar a vida. Programa ordinário e, enquanto tal, inofensivo.

Dir. Gabrielle Muccino, EUA, 2012. Gerard Butler, Jessica Biel, Noah Lomax, Dennis Quaid, Uma Thurman, Catherine Zeta-Jones. 105 min.

2 dias em Nova York (2 Days in New York)

 


Julie Delpy, mais famosa como atriz em filmes como Antes do Anoitecer e A Igualdade é Branca, dirige esta comédia sobre um casal que sofre com a visita dos barulhentos familiares dela, vindos da França.

Leia outra opinião sobre o filme aqui. 

Dir. Julie Delpy, França, Alemanha, Bélgica, 2012. Julie Delpy, Chris Rock, Albert Delpy, Alexia Landeau, Alexandre Nahon, Kate Burton, Daniel Brühl. 96 min.

O Futuro (The Future)




Depois de Eu, você e todos nós, Miranda July continua a desfiar seu cinema hipster com O Futuro. É uma abordagem “delicada” da vida e de personagens meio deslocados (ou, mais propriamente, neuróticos) e em situações estranhas. Aqui, um casal excêntrico adota um gato. Acreditem ou não, as consequências disso na vida deles são grandes e as reverberações, profundas. Ou, melhor dizendo, “profundas”. 

Dir. Miranda July, EUA, Alemanha, 2011. Miranda July, Hamish Linklater, David Warshofsky, Isabella Acres. 91 min.

Margaret Mee e a Flor da Lua

 


Documentário sobre a botânica inglesa Margaret Mee, que se mudou para o Brasil em meados do século passado e, por meio de inúmeras ilustrações da fauna brasileira, alertou para a necessidade de preservação ambiental.

Dir. Malu de Martino, Brasil, 2012. 78 min.

Amor em Trânsito (Amor en Tránsito)




Nesta comédia romântica argentina, têm lugar uma série de encontros e desencontros amorosos. Prestes a embarcar para Barcelona, onde verá o namorado, Mercedes encontra Ariel, que acaba se revelando uma companhia extremamente agradável. Paralelamente, Juan chega à Argentina depois de passar muitos anos no exterior e conhece Micaela, Como o título indica, a ideia dessa afetividade em constante movimento é reiterada pelas histórias que se desenrolam no filme.

Dir. Lucas Blanco, Argentina, 2010. Sabrina Garciarena, Verónica Pellacini, Lucas Crespi, Damián Canduci. 95 min.

Escrito por André de Leones
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.