Os filmes da semana - 3/5/2013

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Fox Films / Divulgação
Cena de 'Em Transe'
Cena de 'Em Transe'


Dentre as estreias da semana, temos: uma cinebiografia brasileira sobre uma estrela pop; um documentário (que estreia já no dia 1º de maio) sobre essa relação também brasileiríssima das domésticas com seus empregadores; um thriller.

A cinebio Somos tão Jovens desperta interesse menos por si e mais pelo biografado. Ou seja: se você não é fã de Renato Russo, evite. O documentário, Domésticas, é um retrato muito bem-vindo desse caráter desgraçadamente difuso da sociedade brasileira. O thriller, Em Transe, pode ser descrito como uma diversão digna.

Somos Tão Jovens | Doméstica | Em Transe | Ferrugem e Osso | Paulo Moura - Alma Brasileira | O Sonho de Wadjda
 

Somos Tão Jovens




Esta cinebiografia acompanha os 'early days' de Renato Russo, até a formação da banda Legião Urbana. É pena que os cineastas brasileiros copiem o que há de mais manjado nos produtos estrangeiros (no caso, cinebios) em vez de buscar por novas formas de contar esse tipo de história. O arco narrativo deste filme não poderia ser mais batido, coisa que as boas atuações não conseguem contornar. Não que pudéssemos esperar muito do diretor de Gatão de Meia-Idade, claro. 

Dir. Antonio Carlos da Fontoura, Brasil, 2013. Thiago Mendonça, Laila Zaid, Bruno Torres, Daniel Passi, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Bianca Comparato, Conrado Godoy, Nicolau Villa-Lobos. 104 min.

Doméstica


Sete adolescentes registram o cotidiano de suas empregadas domésticas no decorrer de uma semana. A partir desse material bruto, o diretor Gabriel Mascaro traça um belo retrato de complexa contaminação entre trabalho e afeto, tão típica no Brasil. Estreia dia 1º de maio.

Dir. Gabriel Mascaro, Brasil, 2013. 75 min.

Em Transe (Trance)


É bem verdade que o escocês Danny Boyle também teve o seu momento de picaretagem com Quem Quer Ser um Milionário?, pelo qual foi devidamente agraciado com um Oscar.

Compará-lo com Soderbergh, contudo, seria sacanagem, e por um motivo bem claro: Boyle sabe filmar. Neste thriller (aprenda como se faz, Steven), um leiloeiro de obras de arte é a única pessoa que sabe o paradeiro de uma tela visada por um bando de criminosos. O problema é que, atingido na cabeça, ele não consegue se lembrar. Os bandidos, então, recorrem a uma hipnoterapeuta. Premissa tão absurda não pode resultar em algo tedioso, concordemos.

Leia outra opinião sobre o filme aqui. 
Leia aqui a nossa entrevista com o diretor. 

Dir. Danny Boyle, Reino Unido, 2013. James McAvoy, Vincent Cassel, Rosario Dawson, Danny Sapani, Matt Cross. 101 min.

Ferrugem e Osso (De rouille et d’os)


Jacques Audiard é responsável por uma das experiências cinematográficas mais violentas dos últimos anos, O Profeta (disponível em DVD por aí). Em Ferrugem e Osso, temos uma história de amor inusual entre uma treinadora de baleias e um leão de chácara, incrementada por um terrível acidente sofrido por ela a certa altura. Espere qualquer coisa, menos algo rotineiro.

Dir. Jacques Audiard, França, Bélgica, 2012. Marion Cotillard, Mathias Schoenaerts, Armand Verdure, Céline Sallette. 120 min.

Paulo Moura - Alma Brasileira


Neste documentário, Eduardo Escorel presta um tributo ao clarinetista Paulo Moura, falecido em 2010. O filme reúne imagens captadas ao longo de quatro décadas.

Dir. Eduardo Escorel, Brasil, 2013. 86 min.

O Sonho de Wadjda (Wadjda)


Wadjda vive em Riad e, a despeito da cultura opressiva, sonha em ter uma bicicleta para brincar com seu amigo, Abdallah. O problema é que, na Arábia Saudita, meninas não podem ter bicicletas. A sopa pluralista, temperada com as melhores intenções, está pronta. Pena que o prato seja tão raso.

Dir. Haifaa Al Mansour, Arábia Saudita, Alemanha, 2012. Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Al Gohani, Ahd, Sultan Al Assaf. 98 min.

Escrito por André de Leones
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.