Time Out São Paulo

Os filmes da semana - 14/06/2013

 Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas


Um fim de semana recheado com boas e variadas estreias. Além do novo exemplar da franquia Star Trek, será possível conferir Antes da Meia-Noite, que retoma o casal de personagens de Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol; o primeiro filme hollywoodiano de Park Chan-wook, Segredos de Sangue; e o delicado drama brasileiro Noites de Reis.

Vamos às sinopses.

Além da Escuridão - Star Trek |  Antes da Meia-NoiteSegredos de SangueAs Hiper MulheresUm Golpe PerfeitoA Memória Que Me ContamPaz, Amor e Muito MaisNoites de Reis

Além da Escuridão - Star Trek (Star Trek Into Darkness)




Como se sabe, a série original Star Trek e seus vários spin-offs têm um enorme número de fãs ao redor do mundo. Em 2009, quando J.J. Abrams dirigiu o primeiro dessa nova franquia de longas para o cinema, foi esperto o bastante para construir uma ponte entre o produto original e essa nova investida, escalando Leonard Nimoy (o primeiro sr. Spock) para uma participação pequena, mas importante. Algo parecido também ocorre aqui. E é interessante como, muitas vezes, mesmo arrasa-quarteirões futuristas como este encontram uma maneira de refletir algo que se passa no presente. O vilão do filme é um oficial rebelde da própria Frota Estelar, levando Kirk e seus comandados a uma missão perigosíssima em uma área conflagrada. Se pensarmos nos EUA pós-Afeganistão e Iraque, e com toda essa paranoia (até certo ponto compreensível) envolvendo a segurança do país, não é difícil encontrarmos sinais de tudo isso no desenvolvimento do enredo. O que, diga-se de passagem, só o torna mais interessante.

Dir. J.J. Abrams, EUA, 2013. Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Karl Urban, Simon Pegg, John Cho, Benedict Cumberbatch, Anton Yelchin, Bruce Greenwood, Peter Weller. 132 min.

Antes da Meia-Noite (Before Midnight)




Richard Linklater reencontra os personagens vividos por Julie Delpy e Ethan Hawke pela terceira vez, nove anos após o último encontro (Antes do Pôr-do-Sol) e dezoito após o primeiro (Antes do Amanhecer). Eles agora estão casados, têm filhos e passeiam pela Grécia. A exemplo dos filmes anteriores, o que temos aqui são atores e texto, numa pegada naturalista. No fim das contas, vistos em conjunto, os filmes suscitam uma reflexão muito válida não só sobre relacionamentos, mas, sobretudo, sobre a própria passagem do tempo.

Dir. Richard Linklater, EUA, 2013. Ethan Hawke, Julie Delpy, Seamus Davey-Fitzpatrick, Jennifer Prior, Ariane Labed. 108 min.

Segredos de Sangue (Stoker)




O coreano Park Chan-wook já dirigiu preciosidades do chamado “cinema extremo” como Oldboy e Lady Vingança. Neste seu primeiro trabalho em inglês, uma garota perde o pai em um acidente de carro e passa a viver com a mãe e um tio estranhíssimo, cuja existência até então ignorava – mas de quem se aproxima cada vez mais. Atmosfera é o que há, e Chan-wook carrega o filme por caminhos imprevistos com a elegância que lhe é peculiar.

Dir. Park Chan-wook, Reino Unido, EUA, 2013. Mia Wasikowska, Nicole Kidman, Matthew Goode, Jacki Weaver, Dermot Mulroney. 99 min.

As Hiper Mulheres




Este documentário acompanha a realização do Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu. Com receio de que sua esposa, já idosa, venha a falecer, um índio pede que o ritual seja realizado e, nele, a mulher possa cantar uma derradeira vez.

Dir. Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro, Brasil, 2012. 80 min.
 

Um Golpe Perfeito (Gambit)




Roteirizada pelos irmãos Joel e Ethan Coen, esta comédia desbragada trata de um golpe engendrado por um curador de arte contra um ricaço britânico, envolvendo uma cowgirl texana e a venda de um falso Monet. 

Dir. Michael Hoffman, EUA, 2012. Colin Firth, Cameron Diaz, Alan Rickman, Stanley Tucci. 89 min.

A Memória Que Me Contam




Grupo de amigos que resistiu à Ditadura Militar se reencontra em um hospital e, enquanto acompanha a agonia de uma antiga companheira, reavalia o passado. Ao inserir as famílias de cada um, o filme abre também uma discussão sobre o conflito entre as ideologias de outrora e os dias de hoje.

Dir. Lucia Murat, Brasil, 2013. Simone Spoladore, Irene Ravache, Otávio Augusto, Franco Nero, José Carlos Machado. 95 min.

Paz, Amor e Muito Mais (Peace, Love & Misunderastanding)




Falando em conflito geracional, esta comédia também aborda o tema, mas, claro, sob outro viés e com um tom bem distinto. Aqui, uma advogada nova-iorquina em vias de se divorciar decide levar os filhos para conhecer a avó, uma hippie com quem não falava há duas décadas.

Dir. Bruce Beresford, EUA, 2011. Catherine Keener, Jane Fonda, Joseph Dunn, Ann Osmond, Teri Gibson, Kyle MacLachlan. 96 min.

Noites de Reis




Mãe e filha tentam lidar com uma tragédia familiar. Vivendo numa cidade do litoral do Rio de Janeiro, acompanham a Folia de Reis. Sua rotina é abalada com o inesperado retorno do marido, que as abandonara após a morte do filho. Este é o segundo longa de ficção do diretor, que estreou no gênero com Praça Saens Peña e também realizou documentários como A Cobra Fumou. Por sua atuação como o marido, Enrique Diaz foi premiado no Festival de Brasília, em 2012.

Dir. Vinícius Reis, Brasil, 2012. Bianca Byington, Raquel Bonfante, Enrique Diaz. Duração não informada.

Escrito por André de Leones
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro