Time Out São Paulo

Os filmes da semana - 21/6/2013

 Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas


Dramas históricos são interessantes não só pelo que nos informam de tempos passados, mas também pelo que nos fazem refletir sobre os dias de hoje. Adeus, Minha Rainha nos leva para o início da Revolução Francesa, menos para as ruas de Paris e mais para os corredores da corte. É um bom exercício observar como a nobreza aos poucos se deu conta da gravidade do momento. Outro destaque é o drama policial O Lugar Onde Tudo Termina, com Ryan Gosling. Confira as sinopses abaixo.

Adeus, Minha Rainha | O Lugar Onde Tudo Termina | Juan dos Mortos | Chamada A Cobrar | Os Escolhidos | Universidade Monstros | Minha Mãe é Uma Peça – Filme
 

Adeus, Minha Rainha (Les Adieux à la Reine)


 

Às vésperas da Revolução Francesa, quando os nobres já abandonavam Versalhes, a leitora de Maria Antonieta decide permanecer no palácio com a rainha. Baseado em romance de Chantal Thomas publicado no Brasil como O Adeus à Rainha, o filme circula com desenvoltura pelos dias derradeiros do antigo regime. Nesse sentido, é uma bela crônica sobre dias conflagrados. Em tempo: o belo livro de Thomas merece ser lido.

Dir. Benoît Jacquot, França, Espanha, 2012. Léa Seydoux, Diane Kruger, Virginie Ledoyen, Noémie Lvovsky, Xavier Beavouis, Anne Benoît. 100 min.
 

O Lugar Onde Tudo Termina (The Place Beyond the Pines)




Motociclista passa a roubar bancos a fim de sustentar o filho recém-nascido. Isso o coloca em rota de colisão com um policial novato e ambicioso, integrante de um departamento chefiado por um corrupto. O filme tenta alcançar o tom ao mesmo tempo épico e intimista dos melhores trabalhos de Michael Mann, como Fogo Contra Fogo e Inimigos Públicos, apoiado num elenco muito acima da média e num desenrolar narrativo que tenta fugir do óbvio. É uma boa pedida para quem não está atrás de mera adrenalina.

Dir. Derek Ciafrance, EUA, 2012. Ryan Gosling, Eva Mendes, Bradley Cooper, Rose Byrne, Ray Liotta. 140 min.
   

Juan dos Mortos (Juan de los muertos)




Em Cuba, dois amigos se deparam com (e tentam tirar vantagens de) uma epidemia que está transformando a todos em zumbis. Enquanto isso, o governo e a mídia retratam a situação como uma revolta de dissidentes.

Dir. Alejandro Brugués, Espanha, Cuba, 2011. Alexis Díaz de Villegas, Jorge Molina, Andrea Duro, Andros Perugorría. 92 min.

Chamada A Cobrar 




Paulistana de classe media cai no golpe do falso sequestro e, acreditando que sua filha está em mãos de bandidos, dirige até o Rio de Janeiro para resgatá-la. Anna Muylaert, diretora de Durval Discos, insere um tom meio irrealista para narrar uma história opressivamente realista. Às vezes funciona, às vezes não.

Dir. Anna Muylaert, Brasil, 2013. Bete Dorgam, Pierre Santos, Cida Almeida, Maria Manoella. 72 min.

Os Escolhidos (Dark Skies)




Família suburbana é acossada por eventos sobrenaturais. Filme de “terror” concebido pelos mesmos produtores da série Atividade Paranormal. Ou seja, sustos rotineiros mediante truques baratos.

Dir. Scott Stewart, EUA, 2013. Keri Russell, J. K. Simmons, Dakota Goyo, Josh Hamilton, Kadan Rockett. 97 min.

Universidade Monstros (Monsters University)




Prequel do excelente Monstros S.A., esta nova animação enfoca o período em que Mike e Sulley cursavam a universidade e não eram exatamente melhores amigos.

Dir. Dan Scanlon, EUA 2013. Vozes de Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi, Helen Mirren, Peter Sohn. 110 min.

Minha Mãe é Uma Peça – Filme




Adaptação de uma peça teatral sobre uma mulher de meia-idade que, separada, não tem o que fazer além de se meter na vida dos filhos. Dirigido de forma canhestra, como um especial (ruim) para a televisão, o “filme” sofre com as piadas estúpidas e as atuações forçadas.

Dir. André Pellenz, Brasil, 2013. Paulo Gustavo, Ingrid Guimarães, Samantha Schmutz, Herson Capri. Duração não informada.

Escrito por André de Leones
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro