Os Filmes da Semana - 5/7/2013

 Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Divulgação
Cena do filme 'A Bela que Dorme'


O cineasta italiano Marco Bellocchio não teme assuntos controversos. Depois de mergulhar nos eventos que cercaram o assassinato do ex-primeiro ministro Aldo Moro pelas Brigadas Vermelhas em 1978 no ótimo Bom Dia, Noite e de revisitar a Itália fascista e a figura nefasta de Benito Mussolini em Vencer, ele agora aborda a batalha judicial em torno da eutanásia que rachou a opinião pública de seu país na década passada em A Bela que Dorme. É o filme que destacamos dentre as estreias da semana, que também incluem o drama biográfico Hannah Arendt e a animação Meu Malvado Favorito 2.

A Bela Que Dorme | Hannah Arendt | Meu Malvado Favorito 2 | Truque de Mestre | Branca de Neve 
 

A Bela Que Dorme (Bella Addormentata)




Eluana Englaro sofreu um acidente de carro em 1992 e, desde então, vivia em estado vegetativo. Seu pai lutou por anos nos tribunais italianos pelo direito de remover seu tubo de alimentação, o que foi feito em 2009. Motivado por esse caso, Marco Bellocchio costura diversas histórias que convergem para uma discussão sobre o próprio sentido da vida. Claro que ele é um cineasta inteligente e talentoso demais para incorrer em moralismos de qualquer espécie, de tal forma que o grande mérito do filme, além de sua enorme carga humanística, é o de lançar luz sobre esses temas espinhosos sem manipular ideológica e/ou emocionalmente os espectadores. A façanha não é pequena, sobretudo nesses dias obscurantistas em que vivemos.

Dir. Marco Bellocchio, Itália, França, 2012. Toni Servillo, Isabelle Huppert, Alba Rohrwacher, Maya Sansa, Michele Riondino. 115 min.

Hannah Arendt




Quase três décadas após Rosa Luxemburgo, a cineasta Margarethe von Trotha e a atriz Barbara Sukowa voltam a abordar uma figura histórica. Agora, é a vez da filósofa alemã que dá título ao filme, enfocada num momento crucial de sua vida: sua viagem a Israel para cobrir o julgamento do nazista Adolf Eichmann. O conceito de “banalidade do mal”, tão caro aos escritos tardios de Arendt e importantíssimo para a compreensão da mecânica que possibilitou a barbárie nazista, foi formulado a partir do que ela presenciou no julgamento.

Dir. Margarethe von Trotha, Alemanha, Luxemburgo, França, 2013. Barbara Sukowa, Janet McTeer, Axel Milberg, Julia Jentsch, Ulrich Noethen. 113 min.
 

Meu Malvado Favorito 2 (Despicable Me 2)




Continuação do filme de animação extremamente divertido lançado em 2010, Meu Malvado Favorito 2 resgata o vilão Gru, seus ajudantes Minions e, claro, as crianças adotadas pelo protagonista. Agora, Gru é recrutado por uma certa Liga Anti-Vilões para ajudá-los a lidar com um criminoso dos mais perigosos.

Dir. Pierre Coffin, Chris Renaud, EUA, 2013. Vozes de Steve Carell, Kristen Wig, Benjamin Bratt, Miranda Cosgrove. 98 min.

Truque de Mestre (Now You See Me)




Um agente do FBI e outro da Interpol perseguem um grupo de ilusionistas que fazem assaltos a banco durante suas performances. Leterrier é o diretor de Cão de Briga e Carga Explosiva, o que garante aos interessados um cuidado especial com as cenas de ação. Além disso, o elenco é acima da média.

Dir. Louis Leterrier, EUA, 2013. Morgan Freeman, Jesse Eisenberg, Mark Ruffalo, Woody Harrelson, Isla Fisher, Michael Caine. 115 min.

Branca de Neve (Blancanieves)




Vencedor de vários prêmios Goya (o Oscar espanhol), este filme mudo e em preto-e-branco transpõe a história da Branca de Neve para a Espanha dos anos de 1920, centrando-se numa toureira de Sevilha.

Dir. Pablo Berger, Espanha, França, Bélgica, 2012. Maribel Verdú, Daniel Giménez Cacho, Ángela Molina, Pere Ponce. 104 min.

Escrito por André de Leones
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.