Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 9/8/2013

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas


Lutas entre monstros e robôs gigantescos, uma escultora internada em um manicômio e a aventura de um explorador pelo Pacífico a bordo de uma jangada de madeira são os destaques da semana nos cinemas. O primeiro é o blockbuster da vez: Círculo de Fogo, uma homenagem aos filmes japoneses Kaiju dirigida pelo cult Guillermo Del Toro. Mas se o seu objetivo não é um típico filme pipoca, há o drama francês Camile Claudel, 1915, que conta a fase mais complicada da vida da musa, aprendiz e amante de Rodin, e a jornada épica do aventureiro norueguês Thor Heyerdahl, em A Aventura de Kon Tiki.

A Aventura de Kon TikiCamile Claudel, 1915Cine HoliúdyCirculo de FogoAs Horas VulgaresKaren Chora no Ônibus Sorria, Você Está na Barra | Vendo ou Alugo

A Aventura de Kon Tiki (Kon-Tiki)


]

O filme é baseado na experiência do explorador norueguês Thor Heyerdahl, que, acompanhado de outros cinco homens, cruzou o Oceano Pacífico em uma balsa chamada Kon-Tiki para provar que um povo pré-colombiano chegou as ilhas da Polinésia muito antes dos europeus descobrirem a América. A jornada épica que aconteceu em 1947 durou 101 dias e percorreu 8 mil quilômetros. Heyerdahl escreveu um livro (que vendeu mais de 50 milhões de exemplares pelo mundo) e filmou a expedição, vencendo o Oscar de Melhor Documentário em 1951. Esta versão ficcional concorreu ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro neste ano, mas perdeu para a produção franco-austríaca Amor.

Dir. Joachim Rønning e Espen Sandberg, Inglaterra/Noruega/Dinamarca, 2012. Pål Sverre Valheim Hagen, Anders Baasmo Christiansen, Gustaf Skarsgård. 118 min.

Camille Claudel, 1915




A escultora Camille Claudel, musa, aprendiz e amante do famoso Auguste Rodin é internada em um asilo psiquiátrico mantido por religiosas, onde permanece por anos. Lá, ela insiste que é sã e que está na instituição por conta de uma conspiração liderada por Rodin, mas sofre surtos psicóticos graves. Sua única esperança de escapar daquele inferno é seu irmão, Paul, para quem envia uma carta clandestinamente. Quando Paul confirma que vai visitá-la, Camille aguarda com impaciência a oportunidade de mostrar ao irmão que pode viver em sociedade. 

Dir. Bruno Dumont, França, 2013. Juliette Binoche, Jean-Luc Vincent, Emmanuel Kauffman. 95 min.

Cine Holiúdy




Na década de 1970, a televisão chega a uma pequena cidade no interior do Ceará, afastando a população do cinema. Sofrendo com essa realidade, Francisgleydisson, proprietário do Cine Holiúdy, tenta de todas as maneiras manter a chama do cinema acesa na comunidade.

Dir. Halder Gomes, Brasil, 2012. Edmilson Filho, Miriam Freeland, Roberto Bontempo, Falcão, Marcio Greyck. 91 min.

Circulo de Fogo (Pacific Rim)




Quando uma legião de criaturas gigantes, conhecidas como Kaiju, começa a emergir do mar, inicia-se uma batalha entre monstros e humanos. Para combatê-los, a humanidade desenvolve robôs gigantescos, os Jaegers, cada um controlado por duas pessoas através de uma conexão neural. Mas os Jaegers mostram-se insuficientes para derrotar os Kaiju. A última esperança que nos resta é um velho robô comandado por um piloto veterano problemático e uma novata ainda em treinamento. O filme é uma homenagem do diretor mexicano Gillermo Del Toro aos filmes de monstros japoneses, como o icônico Godzilla.

Dir. Guillermo Del Toro, EUA, 2013. Charlie Hunnam, Charlie Day, Idris Elba. 131 min.

As Horas Vulgares




Infeliz mesmo vivendo uma vida tranquila junto com sua mulher Erika, o artista plástico Lauro reencontra um velho amigo que não vê há anos, Théo. Na juventude, os dois foram apaixonados pela mesma mulher, Clara, e a dupla passa a relembrar histórias desse passado enquanto caminham pelas ruas de Vitória (ES).

Dir. Rodrigo de Oliveira e Victor Graize, Brasil, 2011. João Gabriel Vasconcellos, Romulo Braga, Higor Campagnaro, Tayana Dantas. 123 min.

Karen Chora no Ônibus (Karen Llora en un Bus)




Depois de 10 anos casada, Karen se dá conta de que a união foi um erro, e decide pedir o divórcio. Ela aluga um apartamento em Bogotá e tenta arranjar um emprego, mas sua pouca experiência profissional atrapalha no processo. É aí que ela tem de decidir em voltar à estabilidade do casamento ou encarar a dura liberdade da vida de solteira.

Dir. Gabriel Rojas Vera, Colômbia, 2011. Angela Carrizosa, Juan Manuel Diaz Oroztegui, Diego Galindo, Angelica Sanchez. 98 min.

Sorria, Você Está na Barra




O documentário tem como personagem o bairro carioca da Barra da Tijuca, que mistura belezas naturais com a selva de concreto da metrópole. O filme conta com depoimentos de personalidades que vivem no local.

Dir. Izabel Jaguaribe, Brasil, 2013. 72 min.

Vendo ou Alugo




Maria Alice vive em um casarão na entrada de uma favela no bairro do Leme, no Rio de Janeiro. Para sustentar o imóvel, que divide com sua mãe, filha e neta, ela faz uma série de bicos, mas sabe que para resolver seu problema financeiro a única saída é vender a casa. Contudo, devido sua localização pouco privilegiada, a tarefa é complicada. Quando ela sabe que o filho de uma amiga, que é corretor de imóveis, tem um cliente estrangeiro com vontade de comprar uma casa na cidade, Maria Alice marca uma visita para o comprador em potencial e tenta paparicá-lo de todas as formas possíveis. Porém, uma verdadeira guerra começa no morro vizinho.

Dir. Betse de Paula, Brasil, 2012. Marieta Severo, Marcos Palmeira, Nathalia Timberg, Silvia Buarque, Antonio Pitanga. 90 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro