Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 20/9/2013

 Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Um dos filmes mais esperados do ano chega aos cinemas de São Paulo: Elysium. Após o inesperado sucesso com o ótimo Distrito 9, a expectativa sobre a nova ficção científica do sul-africano Neill Blomkamp é bem grande. Especialmente para os brasileiros, que tem um motivo a mais para ficarem curiosos sobre a estreia do ator Vagner Moura em uma grande produção norte-americana. Outra brasileira, Alice Braga – já uma veterana em trabalhos nos EUA – também faz parte do elenco multinacional, que conta com as estrelas locais Matt Damon e Jodie Foster, o mexicano Diego Luna (que brilhou em E Sua Mãe Também) e o sul-africano Sharlto Copley, protagonista de Distrito 9. Além deste, outro destaque entre os lançamentos da semana é Foxfire – Confissões de uma Gangue de Garotas, do cineasta francês Laurent Cantet, o mesmo do excelente Entre os Muros da Escola.

As Bem-ArmadasElysium | A FamíliaFoxfire – Confissões de uma Gangue de GarotasO Homem que riXico Stockinger 

As Bem-Armadas (The Heat)




Uma agente do FBI odiada por seus companheiros de trabalho é mandada a Boston para prender um poderoso traficante. Na cidade, ela acaba esbarrando na investigação de uma policial desbocada e indisciplinada, e a dupla é forçada a trabalhar junta na captura do tal bandido.

Dir. Paul Feig, EUA, 2013. Sandra Bullock, Melissa McCarthy, Taran Killam, Kaitlin Olson. 117 min.

Elysium 




No ano 2154, os ricos e famosos vivem na exclusiva estação espacial Elysium, enquanto a Terra se tornou em uma grande favela. Vítima de um acidente no trabalho que o deixou com um câncer que lhe dá apenas mais cinco dias de vida, um trabalhador tenta chegar a Elysium para se curar, mas para tal, tem de burlar a forte segurança do lugar, que é implacável com invasores.

Dir. Neill Blomkamp, EUA, 2013. Matt Damon, Jodie Foster, Alice Braga, Wagner Moura, Diego Luna. 109 min.

A Família (The Family)




Uma família de mafiosos norte-americana é mandada para a França como parte do programa de proteção de testemunhas. No entanto, a adaptação ao "estranho" país não é nada fácil, já que velhos hábitos são difíceis de esquecer.

Dir. Luc Besson, EUA/França, 2013. Robert De Niro, Tommy Lee Jones, Michelle Pfeiffer, Dianna Agron. 103 min.

Foxfire – Confissões de uma Gangue de Garotas (Foxfire)




Passado na Nova York dos anos 1950, o filme conta a história de um grupo de garotas que resolve montar uma gangue para se vingar das humilhações que elas sofrem nas mãos dos homens.

Dir. Laurent Cantet, França/Canadá, 2012. Raven Adamson, Katie Conseni, Madeleine Bisson, Claire Mazzerolli. 143 min.

O Homem que ri (L’Homme qui rit)




Baseado na obra homônima de Victor Hugo, o filme conta a historia de dois órfãos que são acolhidos pelo grandalhão Ursus: Gwynplaine, um garoto cuja cicatriz no rosto dá a impressão de que ele está sempre sorrindo; e Déa, uma menina cega. O trio viaja pela França fazendo um espetáculo circense, mas o sucesso de Gwynplaine acaba o afastando das únicas pessoas que o amam de verdade.

Dir. Jean-Pierre Améris, França, 2012. Marc-André Grodin, Gérard Depardieu, Emmanuelle Seigner.

Xico Stockinger 




O austríaco Xico Stockinger imigrou para o Brasil após a 1ª Guerra Mundial. Ele tinha o sonho de se tornar piloto de avião, mas sua origem o proibiu de concluir o curso quando o país ingressou na 2ª Guerra Mundial. Depois dessa decepção, ele resolveu abraçar um novo sonho: a arte.

Dir. Frederico Mendina, Brasil, 2012. 86 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

12 casas pet friendly de SP

Os filmes da semana – 16/02/2017

Agenda cultural carnavalesca de SP