Os filmes da semana – 15/11/2013

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Imagem Filmes/Divulgação
Cena do filme 'Blue Jasmine'

Poucos lançamentos nos cinemas de São Paulo, mas como todos sabem, quantidade não anda de mãos dadas com qualidade, e esse é o mote desta semana. Aliás, mesmo com um número reduzido de estreias, há uma boa diversidade nos títulos. Há a comédia dramática Blue Jasmine, um ponto alto na filmografia do diretor Woody Allen nos últimos anos, que é um tanto irregular. Para os adolescentes, um dos filmes mais aguardados do ano, o segundo da trilogia Jogos Vorazes, agora com uma Jennifer Lawrence bem mais conhecida e ‘oscarizada’. Há também duas ótimas películas nacionais, o documentário Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista, e o ficcional Tatuagem, vencedor do prêmio de Melhor Filme do Festival de Gramado de 2013.

Blue JasmineHabi, a Estrangeira | Jogos Vorazes - Em chamas | Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista | Tatuagem

Blue Jasmine




A rica socialite nova-iorquina Jasmine French perde todo seu dinheiro quando um esquema fraudulento organizado por seu marido, Hal, é desmantelado. Falida e sem ter para onde ir, ela decide morar com sua irmã, Ginger, em São Francisco. Mas o choque de realidades a afeta de forma negativa e ela tem de lutar para livrar-se do fantasma de seu passado cheio de regalias.

Dir. Woody Allen, EUA, 2013. Cate Blanchett, Alec Baldwin, Peter Sarsgaard, Michael Emerson. 98 min.

 

Habi, a Estrangeira (Habi, la Extranjera)




Analía é uma jovem de 20 anos que vive numa pequena cidade na Argentina. Quando ela viaja à capital Buenos Aires, entra por engano em uma onde está acontecendo um velório muçulmano e é recebida com muito carinho e respeito. Intrigada com essa nova cultura, ela decide continuar na cidade e passa a frequentar a comunidade islâmica com um novo nome: Habi Rafat.

Dir. María Florencia Álvarez, Argentina/Brasil, 2013. Maria Luisa Mendonça, Martina Juncadella, Lucía Afonsín, Martin Slipak. 92 min.

Jogos Vorazes - Em chamas (The Hunger Games - Catching Fire)




Segundo filme da franquia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. Após enfrentar as autoridades que promovem os Jogos Vorazes, um reality show onde jovens lutam por suas vidas, Katniss é perseguida pelo governo de Panem e vira um tipo de líder revolucionária.

Dir. Francis Lawrence, EUA, 2013. Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Philip Seymour Hoffman, Woody Harrelson e Stanley Tucci. 146 min.
 

Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista




O documentário conta a história do Teatro Lira Paulistana, inaugurado no final dos anos 1970 em um porão com cerca de 150 lugares na Praça Benedito Calixto. O Espaço acolheu grandes nomes da vanguarda musical, literária e de artes plásticas de São Paulo da época até 1986, entre eles: Ná Ozzetti, Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Tetê Espíndola, Cida Moreira, Eliete Negreiros, Zé Eduardo Nazário, e os grupos Língua de Trapo, Rumo, Grupo Um e Premeditando o Breque.

Dir. Riba de Castro, Brasil, 2013. 97 min.

Tatuagem




Clécio Wanderley é o líder de uma trupe teatral de Recife durante o início do processo de abertura política da ditadura militar no Brasil, no final dos anos 1970. Ele tem um caso com Paulete, a estrela da companhia. Ela acaba recebendo a visita de seu cunhado, o jovem militar Fininha, que se encanta com o universo do teatro e inicia uma tórrida história de amor com Clécio.

Dir. Hilton Lacerda, Brasil, 2013. Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo Garcia, Rafael Guedes, Mariah Teixeira, Soia Lira. 110 min. 

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.