Os filmes da semana – 31/01/2014

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Imovision/Divulgação
Paulina Garcia em cena do filme 'Glória'

Uma semana de poucos lançamentos, mas com filmes bem interessantes e diferentes entre si. O maior destaque vai para Gloria, fita chilena que conta com uma incrível performance da atriz Paulina García, que interpreta a protagonista, uma mulher solitária de 58 anos em busca de um novo amor após 10 anos divorciada e com filhos já crescidos que seguiram seus caminhos independentes na vida.

Nessa mesma seara familiar, mas com um viés bem mais sombrio, está o peculiar Quando eu era Vivo, uma mistura de crônica da classe média com pitadas de suspense e terror com uma dupla inusitada: o veterano ator Antônio Fagundes e a cantora Sandy Leah.

Para terminar, um filme que teve ótima repercussão no último Festival de Sundance, Frutvale Station – A Última Parada, que conta a história real, e trágica, de Oscar Grant III, um jovem pai de 22 anos vítima de violência policial na passagem do ano de 2008 para 2009.

47 Ronins | Fruitvale Station – A última parada | Gloria | Jovem Aloucada | A Menina que Roubava Livros | Quando eu era Vivo
 

 47 Ronins (47 Ronin)




Kai vive sob a proteção do lorde Asano, mas nunca foi aceito por Oishi, chefe dos samurais de Ako, no Japão do século 18. Um dia, o shogun visita o local junto com o lorde Kira, que tem um pacto com uma bruxa. Juntos, eles tramam contra Asano, fazendo Oishi cair em desgraça. Quando Mika, filha de Asano, é prometida a Kira, Oishi busca a ajuda de Kai, que sempre foi apaixonado por Mika, e reúne um grupo de 47 ronins (samurais sem mestre) para se vingar de Kira.

Dir. Carl Rinsch, EUA, 2013. Keanu Reeves, Hiroyuki Sanada, Ko Shibazaki. 118 min.

Fruitvale Station – A última parada (Fruitvale Station)




Baseado numa história real, o filme retrata as últimas 24 horas da vida de Oscar, um jovem de 22 anos que pretende dar jeito na sua vida de pequenos crimes como resolução de ano novo às vésperas do réveillon de 2008 para 2009. Porém, quando pega o metrô para se encontrar com sua namorada, o destino dele torna-se trágico.

Dir. Ryan Coogler, EUA, 2013. Michael B. Jordan, Octavia Spencer, Melonie Diaz, Chad Michael Murray, Kevin Durand. 85 min.
 

Gloria 




Glória, uma mulher de 58 anos, divorciada há mais de 10 e com filhos já crescidos, que não vivem mais com ela, se sente sozinha. Para aplacar sua solidão, ela passa a frenquentar bailes em salões de dança. Em um deles ela encontra Rodolfo, um homem mais velho que desperta a paixão dela, mas que possui um segredo que interfere no futuro do relacionamento dos dois. 

Dir. Sebastián Lelio, Chile/Espanha, 2013. Paulina García, Sergio Hernández, Diego Fontecilla. 105 min.

Jovem Aloucada (Joven y Alocada)




Criada em uma família evangélica, a jovem Daniela, de 17 anos, usa o sexo como válvula de escape ao ambiente austero de sua casa. Ela relata todas as suas aventuras sexuais em um blog. Quando sua família descobre seu segredo e a castiga, Daniela passa a questionar sua fé e encontrar seu próprio caminho de harmonia espiritual.

Dir. Marialy Rivas, Chile, 2012. Alicia Rodríguez, Aline Küppenheim, María Gracia Omegna. 95 min.

A Menina que Roubava Livros (The Book Thief)




Na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, a jovem Liesel conta com a ajuda de seu pai adotivo para buscar conforto nos livros que rouba e compartilha com seus vizinhos e amigos. Entre eles um jovem judeu que sua família ajuda a manter-se na clandestinidade.

Dir. Brian Percival, EUA, 2013. Geoffrey Rush, Emily Watson, Sophie Nélisse, Nico Liersch, Ben Schnetzer. 131 min.

Quando eu era Vivo




Baseado no romance ‘A Arte de Produzir Efeito sem Causa’, de Lourenço Mutarelli, o filme conta a história de um rapaz que perde tudo e volta a morar com o pai, com quem nunca teve um relacionamento próximo. Ao encontrar objetos da história de sua mãe, ele começa a ficar obcecado pelo passado e coisas estranhas começam a acontecer no apartamento.

Dir. Marco Dutra, Brasil, 2013. Antônio Fagundes, Marat Descartes, Sandy Leah. 109 min. 

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.