Os filmes da semana – 24/07/2014

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

Divulgação
Cena do filme 'Planeta dos Macacos: O Confronto'
Cena do filme 'Planeta dos Macacos: O Confronto'

Em uma semana com lançamentos bem interessantes como o Amar, Beber e Cantar, último filme do consagrado diretor francês Alain Resnais (Hiroshima, Meu Amor e O Ano Passado em Mariembad); o argentino O Estudante, vencedor do Prêmio Especial do Público no Festival de Locarno; e Sem Evidências, do egípcio/canadense Anton Egoyan (O Doce Amanhã), baseado no caso do trio de adolescentes de West Memphis, um dos maiores erros judiciais da história dos EUA, não há como ignorar que o grande destaque é mesmo Planeta dos Macacos: O Confronto, sequência de O Planeta dos Macacos – A Origem, onde, finalmente, a performance impressionante de Andy Serkis – que interpreta o chimpanzee César – é reconhecida como deveria, já que agora o nome do ator é o primeiro que aparece nos créditos do filme.

Amar, Beber e CantarApenas uma ChanceO EstudanteSem EvidênciasPlaneta dos Macacos: O Confronto
 

Amar, Beber e Cantar (Aimer, Boire et Chanter)




O boato de que o amigo George está gravemente doente e tem apenas mais alguns meses de vida abala um grupo de teatro amador que tenta ensaiar uma nova peça.

Dir. Alain Resnais, França, 2013. Sabine Azéma, Hippolyte Girardot, Caroline Sihol, Michel Vuillermoz, Sandrine Kiberlain, André Dussollier. 108 min.

Apenas uma Chance (One Chance)




Cinebiografia do tímido vendedor inglês Paul Potts, que surpreendeu o Reino Unido ao cantar com perfeição uma ária de ópera no programa de calouros Britain’s Got Talent. O vídeo de sua apresentação tornou-se viral e ele se tornou uma estrela mundial da noite para o dia.

Dir. David Frankel, Reino Unido/EUA, 2013. James Corden, Julie Walters, Colm Meaney. 103 min.

O Estudante (El Estudiante)




Roque chega a Buenos Aires para recomeçar a faculdade. Sem interesse nas aulas, ele se ocupa fazendo amigos até que um deles o apresenta ao mundo da militância política. Quando conhece um ex-político e professor da universidade, Roque aprende a ser líder estudantil e encontra sua vocação, mas logo percebe que as regras desse universo não são muito diferentes do mundo real.

Dir. Santiago Mitre, Argentina, 2011. Esteban Lamothe, Romina Paula, Ricardo Felix, Valeria Correa. 110 min.

Sem Evidências (Devil’s Knot)




Adaptação do livro ‘The Devil’s Knot: The True Story of the West Memphis Three’. Em 1993, os adolescentes Damien Echols, Jason Baldwin e Jessie Misskelley Jr. foram acusados de assassinar brutalmente três crianças de oito anos. Em um julgamento repleto de polêmicas e incertezas, eles foram condenados, apesar de alegarem inocência. O caso – conhecido como um dos maiores erros judiciais da história dos EUA – ficou bem conhecido por conta de uma trilogia de documentários produzidos pela HBO.

Dir. Atom Egoyan, EUA, 2014. Reese Witherspoon, Colin Firth, Mireille Enos. 114 min.

Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes)




Quinze anos após os acontecimentos retratados em Planeta dos Macacos – A Origem, o grupo de símios liderados pelo chimpanzé César vive em harmonia em uma floresta próximo a cidade de San Francisco. Porém, a humanidade sofre com a deflagração de um vírus desenvolvido no mesmo laboratório onde César e alguns de seus colegas foram submetidos a uma substância que ajudou em sua evolução. Desesperados, os humanos liderados por Dreyfus querem capturar os macacos para que eles sirvam de cobaias na busca por uma cura do chamado “vírus símio”, mas Malcolm – um cientista que conhece César e construiu uma relação de confiança com o líder dos macacos – tenta impedir o conflito.

Dir. Matt Reeves, EUA, 2014. Andy Serkis, Gary Oldman, Jason Clarke, Keri Russell. 130 min.

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.