Os filmes da semana – 31/07/2014

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Divulgação
Cena do filme 'Guadiões da Galáxia'
Cena do filme 'Guadiões da Galáxia'

O último dia do mês de julho traz pouquíssimos lançamentos. Apenas três, para ser mais exato. Mas a quantidade não se reflete na qualidade. São filmes interessantes, e um deles, Guardiões da Galáxia, muito aguardado pelos fãs dos quadrinhos da Marvel. Diferente da onda de filmes desuper-heróis mais conhecidos do público em geral, os Guardiões trazem personagens mais dúbios (nem totalmente bons, nem totalmente maus) e engraçados.

O Homem das Multidões, por sua vez, não tem nada de engraçado, mas faz uma reflexão sobre diferentes formas de solidão no mundo atual que acerta em cheio no seu objetivo. O ponto alto do filme é Silvia Lourenço, atriz que vem se destacando com uma carreira consistente quase que exclusivamente no cinema. Coisa rara no Brasil.

Há também o documentário Hélio Oiticica, um excelente trabalho de garimpo de seu sobrinho, Cesar Oiticica Filho, que reuniu uma incrível quantidade de material que funciona como uma longa entrevista com um dos artistas mais significativos das artes plásticas brasileira no último século.

Guardiões da GaláxiaHélio OiticicaO Homem das Multidões 

Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy)




Após roubar uma esfera que pertence ai vilão Ronan, o pretencioso ladrão Peter Quill passa a ser procurado por todo tipo de caçador de recompensas que habita no universo no século XXXI. Para tentar se proteger, ele se une a um grupo bem heterogêneo de foras da lei: a perigosa assassina Gamora, o vingativo Drax, o texugo Rocket Racoon e um homem árvore chamado Groot. Porém, a esfera é muito mais que um artefato valioso. Ela tem, na verdade, poder suficiente para mudar os rumos da galáxia. Por conta disso, o grupo de bandidos transforma-se em guardiões do futuro de todo o universo.

Dir. James Gunn, EUA, 2014. Chris Pratt, Vin Diesel, Bradley Cooper, Zoe Saldana, Dave Bautista, Lee Pace, Karen Gillan. 121 min.

Hélio Oiticica




Através de intenso material de arquivo, incluindo as famosas fitas cassete em que Hélio Oiticica dialoga e envia proposições a amigos pessoais como Waly Salomão, Carlos Vergara, Antônio Dias, entre outros, temos o próprio artista nos narrando sua vida num caleidoscópio da cultura dos anos 1960 e 1970 que nos permite sermos apresentados a Hélio Oiticica por ele mesmo.

Dir. Cesar Oiticica Filho, Brasil, 2012. 95 min.

O Homem das Multidões 




Juvenal é um maquinista de metrô em Belo Horizonte, Margô controla o fluxo dos trens. Ambos vivem em um estado de profunda solidão, cada um a sua maneira. Eles começam a se conhecer melhor e Juvenal passa a gostar dela, mas Margô vive um mundo de ilusão em uma rede social e acha que vai casar com um namorado virtual e convida Juvenal, que não sabe desse detalhe, para ser o padrinho do casamento.

Dir. Cao Guimarães e Marcelo Gomes, Brasil, 2013. Paulo André, Silvia Lourenço. 95 min.

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.