Mesmo com poucos lançamentos, a semana traz pelo menos um dos filmes mais aguardados do ano: Boyhood - Da Infância à Juventude, do americano Richard Linklater. Sua história é bem simples, mas o que vale aqui é a jornada, já que o filme mostra o processo real de crescimento de um garoto por 12 anos. O pequeno Ellar Coltrane amadurece diante de nossos olhos, mostrando o dia a dia de um menino a partir do divórcio de seus pais.
Mas há também a interessante animação brasileira Até que a Sbornia nos Separe, e a cinebiografia de um dos mais talentosos e polêmicos artistas da história do música brasileira: o grande Tim Maia.
Até que a Sbornia nos Separe | Boyhood - Da Infância à Juventude | O Melhor de Mim | Tim Maia
Até que a Sbornia nos Separe
A pequena e isolada nação da Sbornia se vê integrada ao mundo moderno quando o muro que separa o país do resto do palneta cai. Enquanto alguns de seus cidadãos aderem à modernidade, outros sbornianos preferem seguir suas tradições contra o imperialismo estrangeiro. Essa realidade é vista e relatada pela dupla de músicos Kraunus e Pletskaya.
Dir. Otto Guerra e Ennio Torresan Jr., Brasil, 2013. Vozes de: Nico Nicolaiewsky, Hique Gomez, Fernanda Takai, Arlete Salles, André Abujamra. 85 min.
Boyhood - Da Infância à Juventude (Boyhood)
O filme retrata o processo de crescimento real do pequeno Mason por 12 anos a partir do divórcio de seus pais.
Dir. Richard Linklater, EUA, 2014. Ethan Hawke, Patricia Arquette, Ellar Coltrane. 163 min.
O Melhor de mim (The Best Of Me)
Quando eram adolescentes, Amanda e Dawson viveram um caso de amor. Mas o pai da garota não aprova o relacionamento e, com o passar do tempo, os dois acabam se afastando. Vinte anos depois, já maduros, a dupla se encontra em um funeral, trazendo à tona a antiga paixão e os caminhos que seguiram em suas vidas.
Dir. Michael Hoffman, EUA, 2014. Michelle Monaghan, James Marsden, Luke Bracey, Liana Liberato. 118 min.
Tim Maia
Baseada no livro ‘Vale Tudo – O Som e a Fúria de Time Maia’, a cinebiografia conta a vida do polêmico e talentoso cantor desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo sua passagem pelos Estados Unidos, onde ele o descobriu novos estilos musicais e foi preso por roubo e posse de drogas.
Dir. Mauro Lima, Brasil, 2013. Babu Santana, Robson Nunes, Cauã Reymond, Alice Braga. 140 min.