Os filmes da semana - 13/11/2014

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Divulgação
'Debi & Lóide 2'
Cena da comédia 'Debi & Lóide 2'

Essa é a semana da cinebiografia. Entre oito lançamentos, três são filmes que retratam a vida e a obra de pessoas que marcaram época de formas bem diferentes: os brasileiros Irmã Dulce e Joãosinho Trinta, e o francês Yves Saint Laurent. Mas, infelizmente, nenhum dos três filmes consegue escapar da maior armadilha do gênero: a qualidade de surpreender. Se bem que a história da freira Irmã Dulce tem tudo para ser um sucesso de bilheteria.

Aliás, falando em bilheteria, o filme que tem tudo para bater recordes nesta semana é a comédia besteirol Debi & Lóide 2, continuação de um dos maiores sucessos dos anos 1990 que trazem de volta os queridos personagens interpretados por Jim Carey e Jeff Daniels exatos 20 anos depois do original. Talvez um pouco tarde demais, pois Carey e Daniels estão um pouco velhos demais para reviver as malucas aventuras de Lloyd e Harry.

Debi & Lóide 2Idênticos | Irmã Dulce Los Nobles - Quando os Ricos Quebram a CaraQuestão de EscolhaSaint LaurentTrintaVentos de Agosto 
 

Debi & Lóide 2 (Dumb and Dumber To)


20 anos depois de um dos maiores sucessos dos anos 1990, a dupla Lloyd Christmas e Harry Dunne está de volta para viver mais aventuras malucas. Desta vez, Harry descobre que teve uma filha que precisa dele para fazer um transplante de rim. Ele leva o amigo Lloyd para conhecer a garota. Enquanto Harry percebe que não tem maturidade suficiente para assumir sua filha, Harry se vê apaixonado por ela.

Dir. Bobby e Peter Farrelly, EUA, 2014. Jim Carey, Kathlenn Turner, Jeff Daniels. 110 min.

Idênticos (The Identical)


Casal pobre se vê obrigado a abrir mão de um de seus filhos gêmeos durante a Grande Depressão nos Estados Unidos. Eles dão um dos garotos a um pastor que é casado com uma mulher estéril. Com o passar dos anos crescendo separados, os dois irmãos têm destinos bem diferentes. Enquanto um vira um astro do rock’n’roll nos seus primórdios, o outro precisa encarar uma carreira religiosa, mesmo sonhando com uma carreira como a do irmão que não conhece.

Dir, Dustin Marcellino, EUA, 2014. Ray Liotta, Ashley Judd, Seth Green, Blake Rayne. 107 min.

Irmã Dulce


Cinebiografia da Irmã Dulce, que ficou conhecida como o “Anjo Bom da Bahia”, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz e beatificada pela Igreja católica. O filme conta a história da freira entre as décadas de 1940 e 1980, quando ela lutou pelos mais necessitados mesmo sofrendo de uma doença respiratória incurável.

Dir. Vicente Amorim, Brasil, 2014. Bianca Comparato, Gloria Pires, Regina Braga. 90 min.

Los Nobles - Quando os Ricos Quebram a Cara (Nosotros Los Nobles)


Descontente com a forma que seus três filhos gastam sua fortuna de forma irresponsável, o poderoso empresário Germán Noble arma um plano para dar uma lição neles antes que seja tarde demais. Ele finge que sua empresa faliu e que a família está sendo procurada pela polícia. Sem a boa vida de antes, os três jovens terão que aprender a se virar e fazer algo que eles nunca sonharam: trabalhar.

Dir. Gary Alazraki, México, 2013. Gonzalo Vega, Karla Souza, Luis Gerardo Méndez. 108 min.

Questão de Escolha (Redeemed)


Bom marido e pai dedicado, Paul Tyson é mandado para o Brasil para resolver um problema de segurança nacional. Mas chegando lá, ele conhece Julia, uma bela mulher por quem acaba se apaixonando, colocando seu casamento em risco.

Dir. David A.R. White, EUA, 2014. Ted McGinley, Teri Copley, Ana Ayora, Kevin Downes, David A. R. White. 88 min.

Saint Laurent


O filme retrata a vida do estilista Yves Saint-Laurent, ícone da moda que reinou absoluto entre as décadas de 1960 e 1970. Criador de um verdadeiro império da moda, o francês teve problemas com álcool e drogas, se envolveu em polêmicas e teve um longo relacionamento com seu marido e empresário Pierre Berger, mesmo com os diversos casos extraconjugais.

Dir. Bertrand Bonello, França, 2014. Gaspard Ulliel, Jérémie Renier, Léa Seydoux. 150 min.

Trinta


Cinebiografia do carnavalesco Joãosinho Trinta, o filme mostra a evolução de sua carreira como ícone do carnaval carioca desde os anos 1960, quando saiu do Maranhão para o Rio de Janeiro a fim de se tornar bailarino do Theatro Municipal. Mas o acontecimento que o transformou em lenda é quando ele assume o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba do carnaval carioca, ganhando, já em seu primeiro desfile, o título do Carnaval de 1974.

Dir. Paulo Machline, Brasil, 2014. Paola Oliveira, Matheus Nachtergaele, Milhem Cortaz. 92 min.

Ventos de Agosto 


Pesquisador de som de ventos alísios desembarca em uma pequena vila de pescadores e abala a rotina de todos.

Dir. Gabriel Mascaro, Brasil, 2014. Dandara de Morais, Geová Manoel dos Santos, Maria Salvino dos Santos, Antônio José dos Santos, Gabriel Mascaro. 77 min.

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.