Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 29/01/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Essa sim é uma semana cheia de boas novidades nos cinemas da cidade! Destaque para Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) e A Teoria de Tudo. O primeiro é uma surpreendente comédia dentro da cinebiografia de dramas pesados do mexicano Alejandro González Iñárritu, além de uma excelente atuação de Michael Keaton. O segundo retrata a juventude do famoso físico inglês Stephen Hawking, muito conhecido por sua teoria do Big Bang e pela terrível doença degenerativa que o deixou em uma cadeira de rodas e quase incomunicável, não fosse sua incrível força de vontade e inteligência muito acima da média.

Além desses, há também outros filmes interessantes, como o musical Caminhos da Floresta, que rendeu a atriz Meryl Streep sua 19ª indicação ao Oscar (um recorde imbatível!); O novo filme do diretor Tim Burton, Grandes Olhos, e o documentário brasileiro sobre a vida da cantora e compositora Cássia Eller.


A Mulher de Preto 2 - Anjo da MorteA EntrevistaA Teoria de TudoBirdmanCaminhos da FlorestaCássia EllerGrandes Olhos 

A Mulher de Preto 2 - Anjo da Morte (The Woman in Black 2 - Angel of Death)


Traumatizado após a perda dos pais durante a Segunda Guerra Mundial, o jovem Edward não pronuncia uma palavra sequer. Ele é acolhido em um abrigo caindo aos pedaços no interior da Inglaterra, conhecido como Mansão do Pântano. Durante sua estadia, uma série de acontecimentos assustadores passam atormentar os hóspedes do local.

Dir. Tom Harper, Reino Unido, 2014. Helen McCrory, Jeremy Irvine, Leilah de Meza. 98 min.
 

A Entrevista (The Interview)

Um famoso apresentador de um programa de TV popular e seu produtor decidem fazer uma entrevista com o ditador do Coreia do Norte, Kim Jong-un. Sabendo disso, a CIA convoca a dupla para um plano de assassinar líder norte-coreano.

Dir. Evan Goldberg e Seth Rogen, EUA, 2014. James Franco, Seth Rogen, Lizzy Caplan. 112 min.

A Teoria de Tudo (The Theory Of Everything)

Baseado na vida do físico Stephen Hawking, o filme retrata sua juventude quando fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge, Jane Wide, e a descoberta de uma doença motora degenerativa que iria marca-lo pelo resto da vida.

Dir. James Marsh, Reino Unido, 2014. Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior. 123 min.

Birdman ou [A Inesperada Virtude da Ignorância] (Birdman)


O veterano astro de cinema Riggan Thomson alcançou o sucesso quando interpretou o super-herói Birdman, nos anos 1990. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem, sua carreira começou a ruir. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como um ator “sério”, ele decide escrever, dirigir e estrelar uma peça adaptada de um texto consagrado nos palcos da Broadway. Porém, em meio aos ensaios com o elenco formado pelo arrogante Mike Shiner, a insegura Lesley e a instável Laura, Riggan precisa lidar com seu agente e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente, a do próprio Birdman.

Dir. Alejandro González Iñárritu, EUA, 2014. Naomi Watts, Zach Galifianakis, Emma Stone, Edward Norton, Michael Keaton. 119 min.

Caminhos da Floresta (Into the Woods)


O musical conta a história de um padeiro e sua mulher, que vivem em um vilarejo onde habitam vários personagens dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, a bruxa, entre outros. Um dia, eles recebem a visita da bruxa, que descontente com algo que o pai do padeiro fez a ela, lançou um feitiço sobre o casal, que não poderá ter filhos. Mas ela diz que o encanto pode ser quebrado se eles conseguirem quatro objetos: um capuz vermelho como sangue, um cacho de cabelo amarelo como espiga de milho, um sapato dourado como ouro e um cavalo branco como o leite. Eles têm apenas três dias para encontrar tudo, caso contrário o feitiço será eterno.

Dir. Rob Marshall, EUA, 2014. Emily Blunt, Chris Pine, Johnny Depp, Meryl Streep. 125 min.

Cássia Eller


O documentário mostra da vida da cantora e compositora Cássia Eller - uma verdadeira força da natureza no palco e uma mulher muito tímida fora dele – que se tornou um dos grandes nomes da música brasileira nos anos 1990, até sua morte precoce, em 2001. O filme mostra a cantora, a mãe e a mulher que rompeu barreiras.

Dir. Paulo Henrique Fontenelle, Brasil, 2014. 120 min.

Grandes Olhos (Big Eyes)


O drama conta a história real da pintora Margaret Keane, que ganhou fama nos anos 1950 com seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane afirmava ser o verdadeiro autor das obras.

Dir. Tim Burton, EUA, 2014. Amy Adams, Christoph Waltz, Krysten Ritter. 106 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro