Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 05/03/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Uma semana de estreias mais diversificada que essa, impossível. Temos o típico blockbuster bobo Kingsman - Serviço Secreto, o político 118 Dias (estreia do jornalista e apresentador americano Jon Stewart como diretor), dois ótimos filmes escandinavos – o norueguês Blind e o sueco Força Maior – e o romance água com açúcar britânico Simplesmente Acontece.

É claro que a ação tresloucada e non-stop de Kingsman será o grande sucesso de bilheteria da semana, mas o grande destaque – para quem busca um filme para mais do que apenas passar o tempo – é Força Maior, venceu o Grande Prêmio do Júri da Um Certo Olhar, principal mostra paralela do Festival de Cannes no ano passado. O filme dirigido por Ruben Östlund é um drama familiar que não tem medo de rir de si mesmo. Apesar das situações tensas de uma grande DR em plenas férias familiares, os risos nervosos dos espectadores estão garantidos.
 

118 dias BlindDuas irmãs, uma PaixãoForça MaiorKingsman - Serviço SecretoRenascida do InfernoSimplesmente Acontece 

  

118 dias (Rosewater)

O jornalista iraniano Maziar Bahari trabalha para a revista americana Newsweek e vive em Londres com sua esposa grávida. Ele é enviado para cobrir as eleições presidenciais no Irã em 2009, quando o presidente Mahmoud Ahmadinejad corre o risco de não se reeleger. Porém, Ahmadinejad conquista uma vitória com folgas, o que faz os rumores de que a eleição teria sido fraudada aumentarem. Muitas pessoas começam a se insurgir nas ruas e as manifestações são repelidas com brutalidade pela polícia. Bahari consegue filmar um destes ataques e veicula as imagens mundo afora. Por conta disso, ele acaba sendo preso e torturado pelo governo, que exige que ele confesse a existência de uma conspiração ocidental para derrubar Ahmadinejad. O filme é baseado em fatos reais.

Dir. Jon Stewart, EUA, 2014. Gael García Bernal, Kim Bodnia, Dimitri Leonidas.
 

Blind


Ingrid se isola em sua casa após ficar cega. Com ajuda de seu marido, ela começa uma difícil adaptação à nova realidade. Porém, quando as lembranças do mundo que ela conheceu antes vão desaparecendo, ela percebe que o maior inimigo é ela mesma.

Dir. Eskil Vogt, Noruega, 2014. Ellen Dorrit Petersen, Henrik Rafaelsen, Vera Vitali.

Duas irmãs, uma Paixão (Die Geliebten Schwestern)


[

As irmãs aristocratas Charlotte e Caroline se apaixonam pelo jovem, irascível e controverso escritor Friedrich Schiller. Desafiando as convenções da época, as irmãs decidem dividir seu amor com Schiller. Mas o que começa como um divertido jogo entre os três, logo terminará em um caso sério que os levará ao fim desse pacto.

Dir. Dominik Graf, Alemanha/Áustria/Suíça, 2014. Hannah Herzsprung, Florian Stetter, Henriette Confurius.

Força Maior (Force Majeure)


Uma família sueca passa as férias nos Alpes para esquiar. Enquanto curtem um almoço na varanda do resort onde estão hospedados, são surpreendidos por uma avalanche. Apavorado, o pai sai correndo, deixando sua mulher e filhos para trás. Mas a avalanche não chega a atingir ninguém e tudo fica bem. Menos o relacionamento do casal, que se abala com o ato covarde.

Dir. Ruben Östlund, Suécia/Dinamarca/França/Noruega, 2014. Johannes Bah Kuhnke, Lisa Loven Kongsli, Kristofer Hivju, Clara Wettergren, Vincent Wettergren.

Kingsman - Serviço Secreto (Kingsmen: The Secret Service)


Adaptado da série de quadrinhos criada por Mark Millar e Dave Gibbons, o filme conta a história de Eggsy, um jovem rebelde em vias de tornar-se um criminoso. Mas ele é descoberto por Harry, que vê potencial nele e o apresenta à agência de espionagem Kingsman. A partir daí, Eggsy se une a um time de recrutas em busca de uma vaga na agência. Ao mesmo tempo, Harry tenta impedir a ascensão do vilão Valentine.

Dir. Matthew Vaughn, EUA, 2014. Colin Firth, Samuel L. Jackson, Mark Hamill.
 

Renascida do inferno (The Lazarus Effect)


Um grupo de cientistas participa de um projeto que visa reanimar animais que acabam de morrer. Durante um dos experimentos, a pesquisadora Zoe sofre uma descarga elétrica e morre dentro do laboratório. Desesperados, seus colegas aplicam o medicamento experimental nela, que ressuscita. Apesar de estar viva, Zoe passa a demonstrar um comportamento estranho, como se estivesse possuída por forças malignas. Enquanto tentam proteger-se do perigo, eles também devem impedir que colega fuja do laboratório.

Dir. David Gelb, EUA, 2015. Olivia Wilde, Mark Duplass, Donald Glover.
 

Simplesmente Acontece (Love, Rosie)


Os jovens ingleses Rosie e Alex são amigos desde a infância, dividindo desilusões amorosas, problemas familiares e a vida escolar. Mesmo com uma atração velada entre eles, os dois mantêm a amizade acima de tudo. Um dia, Alex decide aceitar um convite para estudar medicina em Harvard, nos EUA e a distância entre eles faz com que eles se afastem. Porém, mesmo quando cada um encontra outros namorados e namoradas, o destino continua atraindo Rosie e Alex um para o outro.

Dir. Christian Ditter, Reino Unido/Alemanha, 2014. Lily Collins, Sam Claffin, Tamsin Egerton.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro