Time Out São Paulo

Os filmes da semana - 19/03/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Uma semana de lançamentos bem ecléticos. Há a saga adolescente Insurgente, sequência do ruim Divergente, a mais nova maluquice do diretor canadense David Cronenberg, Mapa para as Estrelas, o western Dívida de Honra, e três bons filmes brasileiros: Branco sai, Preto fica (que se destacou na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo), Meus dois Amores, e O Duelo, com o já falecido José Wilker.

Porém, entre todos, o grande destaque fica mesmo para Mapa para as Estrelas, filme que deveria render o Oscar de Melhor Atriz para Juliane Moore, que ganhou a estatueta por outro trabalho (e muito inferior): Para Sempre Alice. É claro que as bizarrices de Cronenberg não são para todo mundo, mas é inegável o talento do cineasta para nos fazer rir com uma história sombria e estranha em que ele tira sarro de todos os tipinhos de Hollywood, como a atriz decadente, o guru new age, o jovem bonitão aspirante a ator, o ator mirim mimado, entre outros.

InsurgenteBranco sai, Preto ficaDívida de HonraEdenMapas para as EstrelasMeus dois AmoresO DueloTerceira Pessoa
 

Insurgente (Insurgent)


O filme começa dias após os acontecimentos de Divergente, com Tris e Quatro como fugitivos procurados pela líder da Erudição Jeanine Matthews. Na fuga, o casal terá de enfrentar muitos desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.

Dir. Robert Schwentke, EUA, 2015. Naomi Watts, Shailene Woodley, Theo James, Miles Teller. 119 min.

Branco sai, Preto fica


Dois homens são feridos a tiros em um baile de black music na periferia de Brasília e ficam marcados para sempre. Um terceiro indivíduo vem do futuro para investigar o caso e procura provar que a culpa é da sociedade repressiva.

Dir. Adirley Queirós, Brasil, 2014. Marquim, Shokito, Dilmar Durães. 90 min.

Dívida de Honra (The Homesman)


No velho oeste, a amargurada Mary Bee Cuddy precisa levar três mulheres com problemas psicológicos até o Iowa, onde poderão viver em paz. No caminho, ela salva a vida de Georges Briggs, um criminoso misterioso. Em retribuição, ele segue viagem ao lado dela e a ajuda em sua jornada.

Dir. Tommy Lee Jones, EUA/França, 2014. Tommy Lee Jones, Hilary Swank, Grace Gummer. 122 min.

Eden


No início dos anos 1990, Paul é um adolescente que gosta de raves, que se popularizam em Paris. No entanto, ele prefere um cenário mais underground. Ao lado de um amigo, Paul forma uma dupla de DJ´s chamada Cheers, que permite os dois entrarem em um mundo de ritmo e batidas, rodeados por drogas e sexo.

Dir. Mia Hansen-Løve, França, 2014. Félix de Givry, Hugo Conzelmann, Roman Kolinka. 112 min.

Mapas para as Estrelas (Maps to the Stars)


Agatha Weiss, uma jovem que sofreu graves queimaduras pelo corpo, acaba de chegar a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana, um motorista de limusine que sonha em ser ator. Eles começam a flertar um com o outro e a sair juntos. Depois de um tempo, ela começa a trabalhar para Havana Segrand, uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Paralelamente, o garoto Benjie Weiss, uma estrela adolescente arrogante, enfrenta problemas ao lidar com seu novo colega de elenco.

Dir. David Cronenberg, Canadá/EUA, 2014. Robert Pattinson, Julianne Moore, Olivia Williams. 111 min.

Meus dois Amores


Baseado no conto ‘Corpo Fechado’, de Guimarães Rosa, o filme mostra a vida do vaqueiro Manuel, que morre de amores por sua mula, a invejosa e valiosa Beija-fulô. Um matador aparece no local e demonstra interesse em comprar o animal, mas Manuel lhe vende outra mula, que está machucada. Quando o matador descobre que foi enganado, ele quer matar o vaqueiro e desonrar sua noiva, Das Dô. Por conta disso, Manuel tem de recorrer ao feiticeiro local, Toniquinho das Pedras, para se proteger. No entanto, o feiticeiro exige a mula Beija-fulô como forma de pagamento.

Dir. Luiz Henrique Rios, Brasil, 2012. Caio Blat, Maria Flor, Lima Duarte. 86 min.

O Duelo


Adaptado de um romance de Jorge Amado, ‘Os Velhos Marinheiros’, o filme conta a história do comandante Vasco Moscoso de Aragão, desbravador dos mares que se muda para uma vila onde conquista os moradores com suas aventuras. Porém, tantas histórias acabam causando a desconfiança de Chico Pacheco, que começa a investigar a vida do forasteiro.

Dir. Marcos Jorge, Brasil, 2012. José Wilker, Milton Gonçalves, Cláudia Raia, Patrícia Pillar. 110 min.

Terceira Pessoa (Third Person)


Nova York, Paris e Roma são cenários para três histórias que envolvem amor, paixão, confiança e traição.

Dir. Paul Haggis, Reino Unido/EUA/Alemanha/Bélgica/França, 2013. Liam Neeson, Mila Kunis, James Franco. 137 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro