Os filmes da semana - 19/03/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Divulgação
'Mapa para as Estrelas'
Juliane Moore em cena do filme 'Mapa para as Estrelas'

Uma semana de lançamentos bem ecléticos. Há a saga adolescente Insurgente, sequência do ruim Divergente, a mais nova maluquice do diretor canadense David Cronenberg, Mapa para as Estrelas, o western Dívida de Honra, e três bons filmes brasileiros: Branco sai, Preto fica (que se destacou na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo), Meus dois Amores, e O Duelo, com o já falecido José Wilker.

Porém, entre todos, o grande destaque fica mesmo para Mapa para as Estrelas, filme que deveria render o Oscar de Melhor Atriz para Juliane Moore, que ganhou a estatueta por outro trabalho (e muito inferior): Para Sempre Alice. É claro que as bizarrices de Cronenberg não são para todo mundo, mas é inegável o talento do cineasta para nos fazer rir com uma história sombria e estranha em que ele tira sarro de todos os tipinhos de Hollywood, como a atriz decadente, o guru new age, o jovem bonitão aspirante a ator, o ator mirim mimado, entre outros.

InsurgenteBranco sai, Preto ficaDívida de HonraEdenMapas para as EstrelasMeus dois AmoresO DueloTerceira Pessoa
 

Insurgente (Insurgent)


O filme começa dias após os acontecimentos de Divergente, com Tris e Quatro como fugitivos procurados pela líder da Erudição Jeanine Matthews. Na fuga, o casal terá de enfrentar muitos desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.

Dir. Robert Schwentke, EUA, 2015. Naomi Watts, Shailene Woodley, Theo James, Miles Teller. 119 min.

Branco sai, Preto fica


Dois homens são feridos a tiros em um baile de black music na periferia de Brasília e ficam marcados para sempre. Um terceiro indivíduo vem do futuro para investigar o caso e procura provar que a culpa é da sociedade repressiva.

Dir. Adirley Queirós, Brasil, 2014. Marquim, Shokito, Dilmar Durães. 90 min.

Dívida de Honra (The Homesman)


No velho oeste, a amargurada Mary Bee Cuddy precisa levar três mulheres com problemas psicológicos até o Iowa, onde poderão viver em paz. No caminho, ela salva a vida de Georges Briggs, um criminoso misterioso. Em retribuição, ele segue viagem ao lado dela e a ajuda em sua jornada.

Dir. Tommy Lee Jones, EUA/França, 2014. Tommy Lee Jones, Hilary Swank, Grace Gummer. 122 min.

Eden


No início dos anos 1990, Paul é um adolescente que gosta de raves, que se popularizam em Paris. No entanto, ele prefere um cenário mais underground. Ao lado de um amigo, Paul forma uma dupla de DJ´s chamada Cheers, que permite os dois entrarem em um mundo de ritmo e batidas, rodeados por drogas e sexo.

Dir. Mia Hansen-Løve, França, 2014. Félix de Givry, Hugo Conzelmann, Roman Kolinka. 112 min.

Mapas para as Estrelas (Maps to the Stars)


Agatha Weiss, uma jovem que sofreu graves queimaduras pelo corpo, acaba de chegar a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana, um motorista de limusine que sonha em ser ator. Eles começam a flertar um com o outro e a sair juntos. Depois de um tempo, ela começa a trabalhar para Havana Segrand, uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Paralelamente, o garoto Benjie Weiss, uma estrela adolescente arrogante, enfrenta problemas ao lidar com seu novo colega de elenco.

Dir. David Cronenberg, Canadá/EUA, 2014. Robert Pattinson, Julianne Moore, Olivia Williams. 111 min.

Meus dois Amores


Baseado no conto ‘Corpo Fechado’, de Guimarães Rosa, o filme mostra a vida do vaqueiro Manuel, que morre de amores por sua mula, a invejosa e valiosa Beija-fulô. Um matador aparece no local e demonstra interesse em comprar o animal, mas Manuel lhe vende outra mula, que está machucada. Quando o matador descobre que foi enganado, ele quer matar o vaqueiro e desonrar sua noiva, Das Dô. Por conta disso, Manuel tem de recorrer ao feiticeiro local, Toniquinho das Pedras, para se proteger. No entanto, o feiticeiro exige a mula Beija-fulô como forma de pagamento.

Dir. Luiz Henrique Rios, Brasil, 2012. Caio Blat, Maria Flor, Lima Duarte. 86 min.

O Duelo


Adaptado de um romance de Jorge Amado, ‘Os Velhos Marinheiros’, o filme conta a história do comandante Vasco Moscoso de Aragão, desbravador dos mares que se muda para uma vila onde conquista os moradores com suas aventuras. Porém, tantas histórias acabam causando a desconfiança de Chico Pacheco, que começa a investigar a vida do forasteiro.

Dir. Marcos Jorge, Brasil, 2012. José Wilker, Milton Gonçalves, Cláudia Raia, Patrícia Pillar. 110 min.

Terceira Pessoa (Third Person)


Nova York, Paris e Roma são cenários para três histórias que envolvem amor, paixão, confiança e traição.

Dir. Paul Haggis, Reino Unido/EUA/Alemanha/Bélgica/França, 2013. Liam Neeson, Mila Kunis, James Franco. 137 min.

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.