Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 26/03/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Dois grandes filmes estreiam na semana em São Paulo: O Sal da Terra e Vício Inerente. O primeiro é um belíssimo documentário – concorrente ao Oscar da categoria neste ano – dirigido pelo veterano Win Wenders em parceria com Juliano Salgado, que retrata a trajetória do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Já o segundo é o novo filme do excelente diretor Paul Thomas Anderson, uma adaptação do não menos genial escritor Thomas Pynchon.

O Sal da Terra conta de forma cronológica a trajetória de Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais famosos do mundo e mestre absoluto em retratar o ser humano. Como se podia esperar, a exuberância das imagens é ímpar, mas o filme acrescenta algo ainda melhor aos trabalhos em preto e branco que fizeram a fama de Salgado: a história por trás deles. Aqui sabemos onde tudo começou e para onde vai, já que Salgado - após terminar seu projeto mais ambicioso, ‘Gênesis’, uma expedição que teve como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas - continua a trabalhar na missão de reflorestar a área desmatada onde um dia a fazenda de seu pai fez parte.

Vício Inerente é um noir com muito humor negro e cheio do clima viajandão e paranoico dos anos 1970. Paul Thomas Anderson soube projetar para a tela a essência do livro de Pynchon, com suas viagens canábicas e tom depravado em uma trama rocambolesca e incompreensível, que exala o savoir fair de um cineasta no pico de seu esmero técnico e criativo.

14 Estações de MariaCinderelaEm um Pátio de ParisMarcas da ÁguaO Garoto da Casa ao LadoO Sal da TerraVício Inerente

  

14 Estações de Maria (Kreuzweg)

A adolescente Maria, de 14 anos, precisa lidar com dois mundos distintos. Na escola ela é uma menina como muitas outras, enquanto em casa, deve seguir uma rígida educação católica, que a deixa morrendo de medo de cometer algum pecado. Porém, ela acaba se apaixonando por um colega de classe.

Dir. Dietrich Brüggemann, Alemanha, 2014. Lucie Aron, Anna Brüggemann, Michael Kamp. 110 min.
 

Cinderela (Cinderella)

Nessa versão dos contos de fada, Ella fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine, e suas filhas Anastasia e Drisella, quando seu pai morre repentinamente. Obrigada a trabalhar como empregada em sua própria casa, Cinderela (apelido dado por sua madrasta) se apaixona por um corajoso estranho quando passeia por uma floresta. Ela não sabe, mas o tal estranho é o príncipe do reino. Por conta disso, ela recebe um convite para o baile no castelo, mas a madrasta má rasga seu vestido, acabando com o sonho de Cinderela ir ao baile. Porém, ela recebe a visita de uma fada madrinha que pode mudar seu destino.

Dir. Kenneth Branagh, EUA, 2015. Helena Bonham Carter, Cate Blanchett, Stellan Skarsgard, Richard Madden. 112 min.

Em um Pátio de Paris (Dans La Cour)


Desanimado com a falta de sucesso de sua banda de rock, Antoine procura um emprego. Sem experiência, ele acaba conseguindo uma vaga de zelador em um antigo prédio parisiense. Lá ele conhece Mathilde, uma senhora recém-aposentada com quem desenvolve uma relação de amizade.

Dir. Pierre Salvadori, França, 2014. Catherine Deneuve, Gustave Kervern, Féodor Atkine. 97 min.

Marcas da Água (Watermark)


O documentário busca compreender nossa necessidade de água, como ela separa os povos e atrai as pessoas, e quais são as consequências do seu uso. Entre as locações filmadas estão um imenso aqueduto na China e o delta do rio Colorado, nos Estados Unidos.

Dir. Jennifer Baichwal e Edward Burtynsky, Canadá, 2013. 90 min.

O Garoto da Casa ao Lado (The Boy Next Door)


Em vias de se divorciar após ser traída pelo marido, a professora Claire Peterson vive sozinha com o filho adolescente. Um dia, o jovem sedutor Noah se muda para a casa ao lado. Ele rapidamente oferece ajuda nas tarefas domésticas e se torna o melhor amigo do filho de Claire. Aos poucos, o vizinho passa a seduzi-la até leva-la para a cama. No dia seguinte, a professora decide que tudo foi um erro, mas Noah não pretende abandoná-la tão cedo, transformando o caso de amor em uma perigosa obsessão.

Dir. Rob Cohen, EUA, 2015. Jennifer Lopez, Ryan Guzman, Kristin Chenoweth. 91 min.
 

O Sal da Terra (Le Sel de La Terre)


A trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é o tema desse documentário dirigido pelo alemão Win Wenders em conjunto com o filho de Sebastião, Juliano Salgado. O filme mostra desde os primeiros trabalhos do fotógrafo mineiro até seu projeto mais recente, o ambicioso ‘Gênesis’, uma expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

Dir. Wim Wenders e Juliano Salgado, Brasil/França/Itália, 2014. 110 min.
 

Vício Inerente (Inherent Vice)


O novo longa de Paul Thomas Anderson conta a história de um detetive particular que investiga o sequestro de um bilionário do ramo imobiliário, levando-o a se meter em uma trama de crimes rocambolesca.

Dir. Paul Thomas Anderson, EUA, 2014. Josh Brolin, Reese Witherspoon, Jena Malone, Joaquin Phoenix. 148 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro