Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 16/04/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Pequenos filmes independentes são os destaques da semana nos cinemas: Club Sandwich, Frank e O Diário da Esperança. O mexicano Club Sandwich tem a mesma toada sensível e bem humorada do longa de estreia do diretor Fernando Eimbcke, Temporada de Patos. A força do filme está na relação de seus protagonistas, uma mãe solteira, seu filho de 15 anos e seu envolvimento amoroso com uma garota de sua idade que, como ele e sua mãe, passa suas férias em um resort vazio por conta da baixa temporada.

Já em Frank quem rouba o show é Michael Fassbender, que mesmo usando uma máscara durante praticamente todo o filme, passa mais emoção que muito ator badalado por aí. É uma típica comédia independente que diverte sem muita pretensão. Ao contrário do húngaro O Diário da Esperança, que de engraçado não tem nada. Aqui o ponto forte é mostrar um lado da Segunda Guerra Mundial pouco explorado, o drama humano dos civis que sofrem sem ter nada a ver com a insanidade da guerra. 

As Maravilhas Casa Grande Chappie Club Sandwich Frank Não Olhe para Trás O Dançarino do Deserto O Diário da Esperança

  

As Maravilhas (Le Meraviglie)

A jovem Gelsomina leva uma vida simples com seus pais e suas irmãs na região da Toscana, na Itália, até a chegada Martin, que terá um grande impacto em seu dia a dia pacato.

Dir. Alice Rohrwacher, Itália/Suíça/Alemanha, 2014. Alba Rohrwacher, Sam Louwyck, Maria Alexandra Lungu, Monica Bellucci. 111 min.
 

Casa Grande

O rico casal Sônia e Hugo começam a mudar seus hábitos a medida que seus problemas financeiros se agravam. Mas quem vai mais sentir a mudança é seu filho Jean, que só se preocupava com garotas e vestibular e agora tem de enfrenta, pela primeira vez em sua vida, uma dura realidade.

Dir. Fellipe Barbosa, Brasil, 2014. Marcelo Novaes, Suzana Pires, Thales Cavalcanti. 115 min.

Chappie


Na África do Sul de um futuro não muito distante, a polícia é formada exclusivamente por robôs dotados de inteligência artificial. Mas o grande sonho do cientista Deon, criador desses robôs, é embutir emoções em suas criaturas. No entanto, a diretora da empresa de segurança para qual ele trabalha desaprova a ideia. Um dia, ele rouba um modelo defeituoso e faz experiências nele, até conseguir criar Chappie, um robô capaz de pensar e aprender por conta própria. Porém, Chappie é roubado por um grupo de ladrões que pretende usar o robô para ajuda-los a assaltar um banco.

Dir. Neill Blomkamp, EUA, 2015 (Sony). Hugh Jackman, Sigourney Weaver, Sharlto Copley. 120 min.

Club Sandwich (Club Sándwich)


Durante férias num resort fora da temporada, uma mãe solteira passa a sofrer de ansiedade quando seu filho de 15 anos começa uma grande amizade com uma garota de sua idade.

Dir. Fernando Eimbcke, México, 2013. María Renée Prudencio, Lucio Gimenez Cacho, Danae Reynaud. 82 min.

Frank


O jovem frustrado John Burroughs sonha em ser tecladista e compositor de uma grande banda. Um dia, ele cruza por acidente por um grupo musical liderado por Frank, um gênio musical perturbado que nunca tira uma grande e estranha máscara. Ele acaba sendo aceito na banda, mas após alguns shows caóticos, Frank leva todos a se isolar em uma cabana no meio do mato para experimentar novos sons e gravar seu primeiro álbum. No entanto, as coisas não saem exatamente como programado.

Dir. Lenny Abrahamson, Reino Unido/Irlanda/EUA, 2014. Michael Fassbender, Domhnall Gleeson, Maggie Gyllenhaal. 95 min.
 

Não Olhe para Trás (Danny Collins)


Famoso por músicas que escreveu há 30 anos, Danny Collins passa a se cansar dos excessos da vida de estrela do rock. Ao tomar conhecimento de uma carta que John Lennen escreveu para ele há décadas, Danny resolve largar a carreira e tentar reatar relações com seu filho já adulto, que ele nunca conheceu.

Dir. Dan Fogelman, EUA, 2014. Al Pacino, Josh Peck, Jennifer Garner. 106 min.
 

O Dançarino do Deserto (Desert Dancer)


O dançarino Afshin Ghaffarian usa sua arte para se rebelar contra a política opressora do Irã. Ele forma uma companhia clandestina com amigos próximos e ensaia em casa assistindo vídeos de Michael Jackson, Pina Bausch e Gene Kelly na internet. Como dançar em público é proibido no país, ele planeja uma performance do grupo no meio do deserto.

Dir. Richard Raymond, Reino Unido, 2014. Freida Pinto, Tom Cullen, Nazanin Boniadi. 98 min.
 

O Diário da Esperança (A Nagy Füzet)


Dois garotos gêmeos de 12 anos são enviados pelos pais para a casa da avó na Hungria do final da Segunda Guerra Mundial. Porém, a avó dos garotos não demonstra o menor afeto por eles, que terão de lidar com a nova realidade em um país que passa por mudanças radicais.

Dir. János Szász, Alemanha/França/Hungria/Áustria, 2013. László Gyémánt, András Gyémánt, Piroska Molnár. 112 min.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro