Os filmes da semana – 14/05/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Divulgação
'Mad Max – Estrada da Fúria'
Cena do filme 'Mad Max – Estrada da Fúria'

Uma semana com lançamentos bem interessantes e distintos, mas o grande destaque fica para a ação alucinada de Mad Max – Estrada da Fúria e a crueza silenciosa de A Gangue. De volta à direção após um hiato de 17 anos sem dirigir um live action, George Miller – o cérebro por trás da trilogia pós-apocalíptica que fez muito sucesso no final dos anos 1970 e década de 1980 – volta ao gênero que o consagrou. Mad Max – Estrada da Fúria não faz concessões. É ação pura sem ser vazia. Já o filme ucraniano A Gangue inova ao não utilizar a fala para contar um história dura e seca de adolescentes infratores em uma Kiev cinza e pobre. É um tapa na cara do espectador tanto na fórmula quanto no formato. 

A Gangue | A Lei da Água – Novo Código FlorestalDivã a 2Mad Max - Estrada da FúriaMetanóiaO Desejo da Minha AlmaUm Pombo Pousou num galho Refletindo Sobre a Existência

  

A Gangue (Plemya)

O adolescente Sergey chega a uma escola pública especializada na educação de deficientes auditivos e logo toma ciência das regras da gangue de alunos que age na instituição. Após praticar uma série de roubos, ele cresce na hierarquia do grupo, mas coloca tudo a perder ao se apaixonar por Anna, amante do líder da gangue que se prostitui junto com uma colega de classe.

Dir. Myroslav Slaboshpytskiy, Ucrânia/Holanda, 2014. Grigoriy Fesenko, Yana Novikova, Rosa Babiy. 132 min.

A Lei da Água – Novo Código Florestal

Através de entrevistas com ruralistas, ambientalistas, cientistas e agricultores, o documentário discorre sobre as florestas e como elas são importantes para os recursos hídricos do Brasil. Para tal, o filme relembra a votação no Congresso do Novo Código Florestal e questiona seu impacto com opiniões divergentes.

Dir. André D’Elia, Brasil, 2015. 75 min.

Divã a 2


Com o relacionamento desgastado após 10 anos de casamento com o produtor de eventos Marcos, a ortopedista bem sucedida Eduarda procura uma terapia de casal. No entanto, durante as sessões, eles decidem se separar. É quando Eduarda conhece Leo, por quem fica interessada.

Dir. Paulo Fontenelle, Brasil, 2014. Vanessa Giácomo, Rafael Infante, Marcelo Serrado. 93 min.

Mad Max - Estrada da Fúria (Mad Max - Fury Road)


Em um mundo pós-apocalíptico, onde apenas desertos restaram e combustível e água são essenciais, o guerreiro das estradas Max deve resgatar um grupo de garotas envolvidas em uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa.

Dir. George Miller, EUA, 2014. Nicholas Hoult, Tom Hardy, Charlize Theron. 120 min.

Metanóia


Criado na periferia de São Paulo, a boa educação oferecida por sua mãe, Solange, não impediu Eduardo de se tornar dependente em crack. Mas Solange tenta desesperadamente salvar o filho do vício.

Dir. Miguel Nagle, Brasil, 2015. Caio Blat, Caique Oliveira, Solange Couto. 107 min.
 

O Desejo da Minha Alma (Hitono Nozomino Yorokobiyo)


 

Um grande terremoto atinge o Japão e deixa milhares de pessoas mortas e feridas. Órfãos após um terremoto que atingiu o Japão, os irmãos Haruna e Sotha são acolhidos pelos tios, que cuidam muito bem deles. Mas as crianças não conseguem se acostumar à vida sem os pais.

Dir. Masakazu Sugita, Japão, 2014.Ayane Ohmori, Naoko Yoshimoto, Koichiro Nishi. 85 min.

Um Pombo Pousou num galho Refletindo Sobre a Existência (A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence)


Os vendedores Sam e Jonathan sonham com uma vida melhor em um mundo mergulhado em caos.

Dir. Roy Andersson, Suécia/Alemanha/Noruega/França, 2014. Holger Andersson, Nils Westblom, Viktor Gyllenberg. 101 min.

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.