Os filmes da semana – 09/07/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas  

Divulgação
Omar Sy em cena do filme 'Samba'

Uma semana atípica, ainda mais em julho. Nenhum blockbuster de Hollywood entre os lançamentos. Claro que Jurassic World, Divertida Mente, Minions e O Exterminador do Futuro: Gênesis vão dominar as bilheterias durante as férias escolares, mas é sempre interessante dar mais opções ao público que busca outras alternativas na telona.

O grande destaque é o francês Samba. Dos mesmos diretores do sucesso Intocáveis (2011), a tragicomédia toca em um assunto delicado que chega em boa hora: os imigrantes. Tudo bem que o filme trata de um imigrante africano em Paris, mas a questão dos haitianos no Brasil encaixa perfeitamente nesse perfil. Não se pode esperar um aprofundamento no assunto, pois esse não é estilo da dupla Olivier Nakache e Eric Toledano, mas as desventuras do senegalês Samba (Omar Sy), que vive há 10 anos fazendo bicos e com medo constante de ser deportado serve como uma ótima reflexão aos brasileiros com relação aos haitianos que buscam uma vida melhor por aqui.

Outro filme que merece atenção é o drama alemão Phoenix, que mesmo trazendo um assunto bem batido, os sobreviventes de campos de concentração nazista, trata dessa questão com originalidade. Na verdade, pouco se fala do período em que Nelly Lenz (Nina Hoss) passa em Auchwitz, focando mais em sua busca pelo marido –- que ela acredita ter sido o responsável por sua delação aos nazistas – na destruída e caótica Berlim do pós-guerra. 

Aliyah | As Aventuras dos Sete AnõesCidades de PapelNerudaPhoenixSambaVoo 7500

  

Aliyah

Alex é um jovem parisiense que está em conflito com sua vida e resolve ir para Israel em busca de mudanças. Para isso ele precisa se deparar com suas origens, arrumar dinheiro e deixar sua cidade, sua família e seus amores.

Dir. Elie Wajeman, França, 2012. Pio Marmaï, Cédric Kahn, Adèle Haenel. 90 min.

As Aventuras dos Sete Anões (Der 7bte Zwerg)

A bruxa má Dellamorta amaldiçoou a Princesa Rose quando ela era um bebê. Antes de ela fazer 18 anos, Rose picará o dedo em um objeto afiado e o castelo inteiro cairá em um profundo sono de 100 anos, a menos que a princesa ganhe um beijo de amor verdadeiro. Durante a festa de aniversário, Rose tem o dedo picado e todos caem no sono. Menos os Sete Anões, que, claro, sairão em uma jornada para salvar Jack – para que então ele possa salvar Rose.

Dir. Herald Siepermann e Boris Aljinovic, Alemanha, 2014. Vozes de Otto Waalkes, Mirco Nontschew, Boris Aljinovic. 87 min.

Cidades de Papel (Paper Towns)


Baseado no best-seller de John Green, o filme gira em torno de Quentin e sua vizinha Margo, que inesperadamente invade seu quarto para lhe pedir ajuda para se vingar de seu ex-namorado. Depois da noite em que o plano é realizado, Margo desaparece, deixando pistas sobre seu paradeiro.

Dir. Jake Schreier, EUA, 2015. Nat Wolff, Cara Delevingne, Halston Sage. 105 min.

Neruda


Pablo Neruda recebe o Prêmio Nobel de Literatura em 1971. Em seu discurso de agradecimento, ele lembra alguns episódios quase esquecidos de sua vida, mas fundamentais na construção de sua obra poética.

Dir. Manuel Basoalto, Chile, 2014. José Secall, Paulina Harrington, Erto Pantoja. 97 min.

Phoenix


Desfigurada, Nelly Lenz, uma sobrevivente de um campo de concentração nazista, passa por uma cirurgia plástica e fica irreconhecível. A partir daí, ela aproveita sua situação para vagar por uma Berlim totalmente destruída buscando seu marido, que ela acredita ter sido o responsável pela sua delação aos nazistas.

Dir. Christian Petzold, Alemanha, 2014. Nina Hoss, Ronald Zehrfeld, Nina Kunzendof. 98 min.
 

Samba


 

O senegalês Samba é um imigrante que vive há 10 anos na França de forma ilegal. Quando ele é detido pela imigração, conhece Alice, uma executiva que foi afastada de sua função depois de um colapso nervoso. Enquanto se recupera do trauma, ela passa a ser voluntária em uma ONG que dá auxílio a imigrantes. Enquanto ele faz o possível para conseguir os documentos necessários para arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde e a vida pessoal no trilho. É quando os dois acabam se apaixonando.

Dir. Olivier Nakache e Eric Toledano, França, 2014. Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim. 120 min.

Voo 7500 (7500)


O voo 7500 parte de Los Angeles com destino a Tóquio. No meio da viagem, os passageiros começam a notar uma presença sobrenatural no avião.

Dir. Takashi Shimizu, Japão/EUA, 2014. Leslie Bibb, Ryan Kwanten, Amy Smart. 97 min.

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.