Time Out São Paulo

Os filmes da semana - 06/08/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

Depois de duas semanas muito ruins, o circuito oferece algumas opções interessantes. Nada que seja muito empolgante, mas já é uma melhora. O blockbuster do momento segue na fórmula dos super-heróis, mas diferente do ótimo Homem-Formiga, a renovação da franquia Quarteto Fantástico é decepcionante. O filme serve apenas para contar – mais uma vez! – a origem do grupo, agora transformado em um bando de adolescentes.

Mas falando nos bons filmes, há o novo filme do cineasta inglês Ken Loach: Jimmy's Hall. Mesmo que este não seja um de seus melhores trabalhos, ele sabe como poucos contar histórias da classe trabalhadora britânica com rara sensibilidade. Da França vêm duas comédias: Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte e Party Girl (vencedor do prêmio Câmera de Ouro do último Festival de Cannes). Já entre os brasileiros, o documentário Meia Hora e as Manchetes que Viram Manchete pode render algumas risadas, eo drama Real Beleza, novo longa do ótimo diretor gaúcho Jorge Furtado. 

Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte | Jimmy's HallMeia Hora e as Manchetes que Viram MancheteParty GirlQuarteto FantásticoQue mal eu fiz a Deus? Real Beleza

  

Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte (Gemma Bovery)

Ao se mudar junto com seu marido para um pequena cidade francesa, a inglesa Gemma Bovery desperta a atenção de Martin Joubert, um morador local que se encanta com a beleza dela e com as semelhanças de sua história com Madame Bovary, protagonista do clássico de Flaubert. Assim como a personagem, Gemma começa a se entediar com a vida no local e acaba tento um caso.

Dir. Anne Fontaine, França, 2014. Fabrice Luchini, Gemma Arterton, Jason Flemyng. 99 min.

Jimmy's Hall

Após viver 10 anos em Nova York, o líder comunista irlandês Jimmy Gralton volta a sua terra natal e desafia a Igreja Católica, questionando sua censura à liberdade de expressão. Mas a discussão começa a pegar fogo de verdade quando ele inaugura um salão de dança onde as pessoas também podem debater e aprender mais sobre a liberdade.

Dir. Ken Loach, Inglaterra, 2014. Barry Ward, Simone Kirby, Andrew Scott. 110 min.

Meia Hora e as Manchetes que Viram Manchete


As polêmicas e chamativas manchetes do jornal popular carioca Meia Hora são o foco do documentário. Entrevistando editores, chefes de redação, colunistas, a dona do jornal e alguns outros personagens, o filme discute de maneira bem humorada – assim como o próprio veículo – o papel do jornal na sociedade carioca.

Dir. Angelo Defanti, Brasil, 2014. 81 min.

Party Girl (Angélique)


Mesmo tendo 60 anos, Angélique ainda é hostess em uma boate. Funcionária mais velha da casa, ela não abre mão de nada por conta da idade avançada e continua sedutora e festeira como sempre. O problema é que ela sempre foi impulsiva também, e por conta disso acaba aceitando se casar com um de seus velhos clientes, e sua vida toma novos rumos.

Dir. Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis, França, 2014. Angélique Litzenburger, Joseph Bour, Mario Theis. 96 min.

Quarteto Fantástico (The Fantastic Four)


O jovem Reed Richards é convidado a participar de um projeto de uma máquina que poderá nos levar a outra dimensão. Junto com ele estão Sue Storm e seu irmão Johnny e Ben Grimm (amigo de infância de Richard) entram na máquina para testá-la, algo errado acontece. Sue também é atingida por uma estranha radiação quando o grupo – menos Victor, que ficou para trás – volta da desastrada experiência. A partir daí os jovens começam a desenvolver superpoderes, dando origem ao grupo conhecido como Quarteto Fantástico.

Dir. Josh Trank, EUA, 2015. Jamie Bell, Michael B. Jordan, Kate Mara, Miles Teller. 100 min.
 

Que mal eu fiz a Deus? (Qu'est-ce qu'on a fait au Bon Dieu?)


Católicos, conservadores e preconceituosos, o casal Verneuils não ficaram muito felizes quando três de suas quatro filhas se casaram com homens de diferentes nacionalidades e religiões. Quando a quarta anuncia o seu casamento com um católico, o casal fica nas nuvens. Porém, nada sai como eles esperavam.

Dir. Philippe de Chauveron, França, 2014. Christian Clavier, Chantal Lauby, Ary Abittan. 97 min.

Real Beleza


O decadente fotógrafo João procura uma nova modelo para conseguir dar uma reanimada em sua carreira. Ele parte para o sul do Brasil e passa a fotografar várias adolescentes até se deparar com Maria. Ele se encanta com a jovem e começa a fazer planos para transformá-la em modelo internacional. Mas Pedro, o pai da garota, se opõe ao plano. Para piorar as coisas, durante uma viagem de Pedro, João acaba tendo um casa com a mãe de Maria, Anita.

Dir. Jorge Furtado, Brasil, 2014. Adriana Esteves, Vladmir Brichta, Vitória Strada. 84 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro