Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 20/08/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

Sem nenhum blockbuster entre os lançamentos, a semana dá espaço a filmes que não são mero entretenimento escapista. O grande destaque vai, claro, para a cópia restaurada de um dos maiores clássicos do cinema, A Doce Vida, uma das obras mais marcantes do diretor italiano Federico Fellini.

Mesmo sendo de 1960, o filme ainda é extremamente atual ao mostrar o vazio do mundo das celebridades. Aliás, foi nele que primeiro surgiu a palavra “paparazzi”, nome de um personagem que é um fotógrafo que persegue bons cliques para matérias de fofoca em tabloides sensacionalistas. Outra grande atração é a icônica cena em que a atriz sueca Anita Ekberg – morta em janeiro deste ano – banha-se na Fontana di Trevi.

Além de A Doce Vida, a semana ainda traz duas ótimas opções. Uma para adultos e outra para as crianças. A primeira é o drama de tribunal O Julgamento de Viviane Amsalem, que mostra o quanto as mulheres ainda precisam lutar por direitos básicos em Israel. No caso do filme, o divórcio. Já o segundo é uma versão em animação do clássico da literatura O Pequeno Príncipe. Uma excelente forma de fazer a garotada da nova geração a conhecer a poética história escrita pelo francês Antoine de Saint-Exupéry. 

Sexo, Amor e Terapia | Exorcistas do VaticanoO Último Cine Drive-inO Julgamento de Viviane AmsalemA Doce VidaEntourage - Fama e AmizadeLinda de MorrerO Pequeno Príncipe

  

Sexo, Amor e Terapia (Tu veux ou tu veux pas?)

A liberal Judith vive abertamente a sua sexualidade sem se preocupar com o que as outras pessoas achem de seus diversos casos com homens diferentes. Porém, seu cotidiano fica mais complicado quando ela vai trabalhar no consultório de Lambert, um viciado em sexo que tenta de todas as maneiras brecar seus instintos.

Dir. Tonie Marshall, França/Bélgica, 2014. Sophie Marceau, Patrick Bruel, André Wilms. 88 min.

Exorcistas do Vaticano (The Vatican Tapes)

Após o ferimento em um de seus dedos infeccionar, a jovem Angela Holmes começa a agir de forma errática. Ela passa a ferir pessoas e logo passa a mata-las. É aí que o Padre Lozano entra na história. Depois de examiná-la, ele acha que ela está possuída. Ao tentar exorcisar o demônio, o Vaticano descobre que a força satânica em Angela é mais forte do que eles imaginavam.

Dir. Mark Neveldine, EUA, 2015. Kathleen Robertson, Dougray Scott, Michael Pena. 91 min.

O Último Cine Drive-in


Devido a doença de sua mãe, Fátima, o jovem Marlombrando é forçado a voltar a Brasília, sua cidade de natal. Lá, ele reencontra seu pai, Almeida, dono do velho e decadente Cine Drive-in. Com a ameaça de demolição do local e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho vão ter de se unir para resolver seus problemas.

Dir. Iberê Carvalho, Brasil, 2014. Othon Bastos, Rita Assemany, Breno Nina. 100 min.

O Julgamento de Viviane Amsalem (Geet – The Trial of Viviane Amsalem)


Em Israel, somente os rabinos tem o poder de firmar ou dissolver um casamento. Além disso, um divórcio só pode acontecer com o total consentimento do marido. Essa realidade faz com que Viviane Amsalem não consiga se separar de seu marido Elisha, que não lhe concede pedido de divórcio feito por ela há três anos. Indignada, ela entra na justiça.

Dir. Ronit Elkabetz e Shlomi Elkabetz, França/Israel, 2014. Ronit Elkabetz, Menashe Noy, Simon Abkarian. 115 min.

A Doce Vida (La Dolce Vita)


O jornalista de fofocas Marcello Rubini queria ser um escritor sério, mas ele é preguiçoso e acaba se afundando cada vez mais no estilo de vida vazio das celebridades. Em uma boate, ele conhece Maddalena, uma herdeira rica e entediada em constante procura por novas experiências. Juntos, eles pegam uma prostituta e passam a noite fazendo um menage à trois no quarto dela. Ao voltar para casa, Marcello encontra sua costumeira amante, Emma, caída no chão, vítima de uma overdose de pílulas para dormir. Ele a leva ao hospital, mas a deixa lá para cobrir a chegada da estrela de Hollywood Sylvia Rank. Fascinado com a beleza estonteante dela, ele a leva em um tour por Roma, esquecendo que Emma está morrendo no hospital.

Dir. Federico Fellini, Itália, 1960. Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée. 174 min.
 

Entourage - Fama e Amizade (Entourage)


O astro de cinema Vicent Chase, junto com seus parceiros Eric , Turtle e Johnny estão de volta aos negócios com seu super agente e mentor Ari Golden. Algumas das suas ambições mudaram, mas o vínculo entre eles continua enquanto navegam pelo mundo caprichoso e muitas vezes cruel de Hollywood.

Dir. Doug Ellin, EUA, 2015. Jeremy Piven, Kevin Connolly , Adrian Grenier, Kevin Dillon.

Linda de Morrer


Ávida por fama e fortuna, a cirurgiã plástica Paula aplica em si mesma uma fórmula experimental para eliminar celulites e acaba morrendo. Mas com a ajuda de um amigo psicólogo/médium, seu espírito volta para evitar que sua gananciosa sócia coloque o nocivo produto no mercado.

Dir. Cris D'Amato, Brasil, 2015. Glória Pires, Susana Vieira, Viviane Pasmanter. 115 min.

O Pequeno Príncipe (Le Petit Prince)


Ao se mudar para uma nova casa com sua controladora mão, uma garota passa a conhecer seu vizinho, um velho aviador que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteroide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.

Dir. Mark Osborne, França, 2014. Vozes de Rachel McAdams, James Franco, Jeff Bridges, Paul Rudd, Marion Cotillard. 108 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro