Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 10/09/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

Filmes muito aguardados chegam aos cinemas nesta semana. O único problema é que nenhum deles faz jus às expectativas. Muito se fala da atuação de Jake Gyllenhaal em Nocaute. Há quem diga que pode lhe render o Oscar de Melhor Ator, estatueta que ele deveria ter conquistado com O Abutre (2014), um filme muito melhor e com um personagem bem mais interessante. É verdade que Gyllenhaal está realmente bem no papel do boxeador Billy Hope, mas ele não consegue salvar o filme, que é uma decepção total.

Outras duas produções se encaixam nesse perfil: o brasileiro Pequeno Dicionário Amoroso 2 e o francês Love. O primeiro é uma sequência de um grande sucesso do cinema nacional dos anos 1990. Porém, demorou muito para ser realizado e pouca gente se lembra do casal Luíza (Andréa Beltrão) e Gabriel (Daniel Dantas), fazendo do filme uma versão brasileira de Débi & Lóide (1994), que demorou 20 anos para ganhar uma sequência. No caso de Pequeno Dicionário Amoroso, foram 19.

Já o longa do enfant terrible Gaspar Noé segue sua linha tradicional de sensacionalismo. O diretor francês tem seus fãs, mas seu cinema é, na verdade, 90% provocação pura em embalagens moderninhas sem quase nenhum conteúdo. Love é exatamente isso. Assim como Irreversível (2002) e Viagem Alucinante (2009), seu novo filme abusa da polêmica vazia – nesse caso cenas de sexo explícito em 3D – apenas para ganhar as manchetes. 

Pequeno Dicionário Amoroso 2 | Carga Explosiva - O Legado Nocaute La Sapienza Infância Love Férias Frustradas Um Filme Francês

  

Pequeno Dicionário Amoroso 2

Quinze anos após se separarem, Luíza e Gabriel se reencontram em um cemitério, logo após o velório do padrasto dela. Luíza casou-se novamente com Alex e teve um filho, enquanto Gabriel teve várias namoradas e hoje vive com Jaqueline, que é bem mais jovem do que ele. O reencontro faz com que Gabriel visite Luíza na galeria de arte que administra e, impulsionado pelo fato dela estar infeliz no casamento, eles logo iniciam um caso. Paralelamente, Alice, filha de Gabriel com Bel, se mete em um complicado triângulo amoroso envolvendo um homem e outra mulher.

Dir. Sandra Werneck e Mauro Farias, Brasil, 2014. Andréa Beltrão, Daniel Dantas, Glória Pires. 91 min.

Carga Explosiva - O Legado (The Transporter Refueled)

Na França, Frank Martin segue transportando mercadorias perigosas sem fazer perguntas. Quando ele é contratado por Anna para pegar uma encomenda em frente ao Banco de Mônaco. Ao chegar ao local, Frank é surpreendido pela presença de outras duas mulheres, algo que não fazia parte do acordo. Ele tenta cancelar o negócio, mas logo descobre que o trio mantém em cativeiro seu próprio pai. Para salvá-lo, Frank aceita participar do plano das mulheres.

Dir. Camille Delamarre, França/China, 2015. Ed Skrein, Ray Stevenson, Gabriella Wright. 96 min.

Nocaute (Southpaw)


Invicto, o lutador de boxe Billy "The Great" Hope tem uma carreira invejável, fama, fortuna e uma família amorosa. Porém, seu estilo de luta está começando a lhe causar problemas físicos. Provocado por um rival, ele segue o conselho de sua esposa e tenta se resguardar, mas uma tragédia o joga em uma espiral de decadência, fazendo ele perder a guarda de sua própria filha. Abandonado e falido, o boxeador precisa lutar para reconquistar sua glória e o amor de sua filha.

Dir. Antoine Fuqua, EUA, 2015. Jake Gyllenhaal, Rachel McAdams, Naomie Harris. 124 min.

La Sapienza


Alexandre Schmid é um brilhante arquiteto que, atormentado por um período sem inspiração, resolve embarcar em uma viagem de renovação através de estudos sobre a obra do lendário arquiteto Francesco Borromini. Sua esposa, Aliénor, decide acompanhá-lo, e quando os dois encontram o casal de irmãos Goffredo e Lavinia, os quatro começam a viver uma série de experiências que irão mudar suas vidas.

Dir. Eugène Green, Itália/França, 2014. Fabrizio Rongione, Christelle Prot, Ludovico Succio. 101 min.

Infância


No Rio de Janeiro da década de 1950, Dona Mocinha, uma matriarca bastante rígida que é fã de Carlos Lacerda, vive em sua casa com seu neto Rodriguinho. Ele está triste com a morte de seu cachorro, que morreu após comer as bolinhas de naftalina que a avó sempre coloca nos armários de casa. Em meio a esta situação, ela precisa lidar com o fato de que o genro, Henrique, vendeu dois terrenos seus sem permissão.

Dir. Domingos Oliveira, Brasil, 2015. Fernanda Montenegro, Paulo Betti, Nanda Costa. 145 min.
 

Love


Murphy está frustrado com a vida que leva, ao lado da mulher e do filho. Um dia, ele recebe um telefonema da mãe de sua ex-namorada, Electra, perguntando se ele sabe onde ela está, já que está desaparecida há meses. Mesmo sem a encontra-la há anos, a ligação desencadeia uma forte onda saudosista em Murphy, que começa a relembrar fatos marcantes do relacionamento tórrido que tiveram.

Dir. Gaspar Noé, França, 2015. Karl Glusman, Aomi Muyock, Klara Kristin. 134 min.

Férias Frustradas (Vacation)


Rusty Griswold é casado com Debbie e tem dois filhos, James e Kevin, que vivem brigando. Disposto a se divertir com a família, Rusty decide seguir os passos de seu pai e comandar uma longa viagem de carro até o parque de diversões Wally World. Mas como na viagem original, Rusty e sua família vão encarar muitas confusões até chegar ao seu destino.

Dir. John Francis Daley e Jonathan M. Goldstein, EUA, 2015. Christina Applegate, Chris Hemsworth, Leslie Mann. 99 min.

Um Filme Francês


Cléo tem anseios de fazer seu primeiro filme e decide realizá-lo. Como inspiração para a produção, ela abraça o cinema francês e a cidade do Rio de Janeiro.

Dir. Cavi Borges, Brasil, 2015. Patricia Niedermeier, Juliana Terra, Erom Cordeiro. 84 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro