Time Out São Paulo

Os filmes da semana - 24/09/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

A semana está recheada de ótimos filmes para todas as idades e gostos. Comédia, drama, animação, aventura... As opções para pegar um cineminha são bem variadas e interessantes. Maior destaque para o novo filme de Romam Polanski, A Pele da Vênus, e para Hotel Transilvânia 2, dirigido por Genndy Tartakovsky, autor de desenhos que marcaram o final dos anos 1990 e começo dos 2000, como O Laboratório de Dexter e Samurai Jack.

Seguindo na mesma linha de Deus da Carnificina (2011), A Pele de Vênus é teatro filmado. Mas, diferente de seu antecessor, a peça em que se baseia – do dramaturgo americano David Ives – dá mais abertura às perversões tão presentes no melhores trabalhos do cineasta polonês. Emmanuelle Seigner (também esposa de Polanski) dá um verdadeiro show na pele de Vanda, uma atriz de segunda que durante um teste desenvolve uma estranha e doentia relação com o diretor Thomas (o ótimo Mathieu Amalric).

Outras três boas dicas são o brasileiro A Hora e a vez de Augusto Matraga, que é bom, mas não chega aos do filme dirigido por Roberto Santos em 1966; Um Senhor Estagiário, que conta com o incrível carisma de Robert De Niro para salvar o que poderia ser apenas uma comédia genérica; e Everest, que visualmente é irretocável, mas que peca um pouco na falta de profundidade de seus personagens. Aliás, se você for ver esse, escolha uma sala IMAX.

A Hora e a vez de Augusto Matraga  |  Um Senhor Estagiário Evereste Hotel Transilvânia 2 O Samba O Vinho Perfeito A Pele de Vênus

  

A Hora e a vez de Augusto Matraga

Augusto Matraga é um fazendeiro orgulhoso e mulherengo que está à beira da falência. Quando sua mulher, Dionóra, o abandona e o troca por Ouvídio Moura, Augusto fica enfurecido e parte atrás de vingança. Na propriedade de Ouvídeo, ele é espancado por capangas, que o torturam e o jogam em um precipício. À beira da morte, Augusto é encontrado por um casal, que cuida dele. Cinco anos depois, ele deixa o local completamente mudado e temente a Deus.

Dir. Vinícius Coimbra, Brasil, 2011. José Wilker, João Miguel, Vanessa Gerbelli. 106 min.

Um Senhor Estagiário (The Intern)

Dona de um bem-sucedido site de moda, Jules abre uma vaga de estagiário em sua empresa. Por uma questão social, ela acaba contratando um senhor de 70 anos, que precisa lidar com colegas de trabalho que não têm nem metade de sua idade.

Dir. Nancy Meyers, EUA, 2015. Robert De Niro, Anne Hathaway, Rene Russo. 121 min.

Evereste (Everest)


No ano de 1996, dois grupos de alpinistas, um liderado pelo neozelandês Rob e outro pelo americano Scott, se unem na tentativa de chegar ao pico do monte Everest. No dia da tentativa, o clima estava perfeito, porém, quando parte do grupo volta do topo, uma imensa tempestade os atinge.

Dir. Baltasar Kormakur, EUA, 2015. Jake Gyllenhaal, Keira Knightley, Robin Wright. 121 min.

Hotel Transilvânia 2 (Hotel Transylvania 2)


Uma confraternização de família traz Vlad à cidade - juntamente com alguns segredos - para visitar o filho distante, que ele não vê há muito tempo. Mas logo ele faz com que a vida de todos vire de cabeça para baixo. E não somente para Drac, Mavis e Jonathan, mas também para os hóspedes regulares do hotel, Frank, Wayne Werewolf e Murray.

Dir. Genndy Tartakovsky, EUA, 2015. Vozes de Adam Sandler, Selena Gomez, Andy Samberg. 89 min.

O Samba


Quando um estrangeiro pensa no Brasil, samba, futebol e mulheres são as primeiras coisas que lhes ocorrem. Procurando desmistificar esses clichês, o documentário suíço busca a origem e o significado da palavra samba para tentar entender o nosso país. O sambista Martinho da Vila é o guia dessa viagem através do mundo do samba, contando histórias sobre sua carreira e apresentando sua escola do coração, a Vila Isabel.

Dir. Georges Gachot, Suíça, 2014. Martinho da Vila, Mart’nália, Ney Matogrosso. 82 min.
 

O Vinho Perfeito (Vinodentro)


O tímido funcionário de banco Giovanni Cuttin teve sua vida mudada quando tomou seu primeiro gole de vinho. Após três anos do ocorrido, ele se transformou no especialista em vinhos mais renomado da Itália. Sua vida agora se divide entre degustações públicas, conferências e apresentações de seu livro autobiográfico. Até que uma bela mulher com um passado misterioso surge em sua vida.

Dir. Ferdinando Vicentini Orgnani, Itália, 2014. Vincenzo Amato, Giovanna Mezzogiorno, Lambert Wilson. 92 min.

A Pele de Vênus (La Vénus à la fourrure)


A atriz Vanda chega atrasada a um teste para o papel de um dos dois protagonistas de uma peça baseada no livro ‘A Vênus das Peles’, do escritor austríaco Leopold Ritter von Sacher-Masoch. No teatro, ela encontra apenas o dramaturgo e diretor Thomas, que no começo não se convence do talento dela, mas que com o passar do tempo cria uma estranha relação com Vanda.

Dir. Roman Polanski, França/Polônia, 2014. Emmanuelle Seigner, Mathieu Amalric. 96 min.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro