Time Out São Paulo

Ponte dos Espiões: crítica do filme

Tom didático e clima patriótico de filme é um retrato do envelhecimento do cinema de Steven Spielberg

Parte de uma turma de cineastas jovens e talentosos que abalaram as estruturas de Hollywood nos anos 1970, Steven Spielberg estabeleceu o padrão do cinema jovem que perdura até hoje, com grande reverência a mestres do passado, mas sem deixar de ser moderno. No entanto, assim como muitos de seus companheiros daquela geração – tão bem retratada no livro ‘Easy Riders, Raging Bulls - Como A Geração Sexo-Drogas-e-Rock'N'Roll Salvou Hollywood’, de Peter Biskind –, como Coppola, Bogdanovich, George Lucas, e, até certo ponto, Scorsese, o cinema de Spielberg perdeu seu elã.

O que antes era fresco, cheio de vontade e empolgação, hoje é conservador, didático e mergulhado em um patriotismo brega. Ponte dos Espiões (Bridge of Spies/EUA, 2015) é um produto perfeito dessa condição. Como um adolescente cheio de energia e louco para conhecer o mundo que vira um adulto frustrado e barrigudo que vê TV com um saquinho de batatas fritas em uma mão e uma cerveja na outra cantando o hino nacional americano antes do Superbowl.

Quarto filme da parceria entre o diretor e o ator Tom Hanks – que, fora O Resgate do Soldado Ryan (1998), não rendeu nenhum dos melhores títulos da filmografia de Spielberg – conta a história de James B. Donovan, um advogado de seguros que em 1957 é convocado pelo governo americano a defender um espião soviético. É claro que tudo é mera formalidade, já que a histeria atômica da Guerra Fria chegava a seu auge, e um agente comunista só poderia ter um destino: a cadeira elétrica.

Assim como em Lincoln (2012), Spielberg retrata um homem de princípios que se recusa a qualquer custo a renunciar suas convicções, sempre muito corretas, puras e constitucionais. E assim como seu antecessor, Ponte dos Espiões carrega no tom didático que mais parece uma aula sobre história norte-americana dada por um professor entediado.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Carnaval de rua em SP

20 shows gratuitos no aniversário de SP

Novidades no Jamie´s Italian