Time Out São Paulo

Os filmes da semana - 05/11/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

Um dos blockbusters mais esperados do ano entra em cartaz: 007 Contra Spectre. Infelizmente, o filme não confirma as expectativas, principalmente após o ótimo Operação Skyfall (2012). Mas há opções interessantes nos cinemas, mesmo que não tão conhecidas do grande público.

Novo trabalho da brasileira Petra Costa, que estreou com o belo Elena (2012), Olmo e a Gaivota segue o estilo de seu antecessor, em que ficção e documentário se mistura para discutir questões importantes dentro do universo feminino.

Outra boa pedida é Passolini, biografia poética do diretor italiano dirigida por Abel Ferrara. Ateu e homossexual assumido, Pier Paolo Passolini combateu a hipocrisia da sociedade e política italiana nos inflamados anos 1970, além de produzir filmes polêmicos, como Teorema (1968), Pocilga (1969) e Saló ou os 120 Dias de Sodoma (1975). E quem melhor para retratar o polêmico cineasta do que outro polêmico cineasta como Ferrara?

007 Contra Spectre  |  A Floresta que se Move Depois de Tudo Pasolini Beira-Mar Ruth & Alex Olmo e a Gaivota

  

007 Contra Spectre (Spectre)

Sem o conhecimento de seu chefe, M, James Bond vai à Cidade do México para eliminar o assassino profissional Marco Sciarra. Mas para alcançar seu objetivo, o agente 007 quase destrói a cidade em plena festa do Dia dos Mortos. Isto faz com que Bond seja suspenso temporariamente de suas atividades e que Q instale em seu sangue um localizador, que permite que o governo britânico saber sempre em que parte do planeta 007 está. Apesar disso, Bond conta com a ajuda de Q e Moneypenny para investigar uma misteriosa organização criminosa chamada Spectre.

Dir. Sam Mendes, EUA, 2015. Daniel Craig, Léa Seydoux, Christoph Waltz, Dave Bautista. 148 min.

Leia a nossa crítica sobre o filme 007 Contra Spectre

A Floresta que se Move

Nessa versão moderna do clássico ‘Macbeth’, de William Shakespeare, o executivo bem sucedido Elias tem seu destino mudado quando encontra uma misteriosa flautista que se diz vidente. Ela afirma que, naquele dia, ele se tornará vice-presidente do banco em que trabalha, e que, no dia seguinte, será o presidente. Quando ele conta a história para sua esposa, a ambiciosa Clara, ela arquiteta um plano que culminará em uma série de assassinatos.

Dir. Vinícius Coimbra, Brasil, 2015. Ana Paula Arósio, Gabriel Braga Nunes, Nelson Xavier. 99 min.

Depois de Tudo


Os amigos Ney e Marcos compartilham trabalho, sonhos e desejos, inclusive uma paixão pela linda Bebel. Porém, após um acidente que a deixa em coma, a dupla acaba tomando rumos diferentes na vida. Já mais velhos, Ney e Marcos se reencontram, e os laços entre eles podem ser resgatados após anos de separação.

Dir. Johnny Araujo, Brasil, 2015. Marcelo Serrado, Otávio Müller, Maria Casadevall. 101 min.

Pasolini


Os últimos dias de vida do polêmico diretor italiano Pier Paolo Pasolini, conhecido por obras como ‘Teorema’, ‘Pocilga’ e ‘Saló ou Os 120 Dias de Sodoma’. Seu relacionamento especial com uma jovem prostituta de Roma e as brigas com os amigos, que tentam convencê-lo a parar de atacar a democracia cristã italiana em artigos inflamados.

Dir. Abel Ferrara, França/Itália/Bélgica, 2014. Willem Dafoe, Ninetto Davoli, Riccardo Scamarcio. 84 min.

Beira-Mar


Martin vai com Tomaz até o litoral gaúcho para procurar um documento para o pai na casa de parentes. Os dois acabam abrigando-se em uma casa de vidro à beira-mar, a fim de fugir da rejeição familiar de Martin e da estranha distância que surgiu entre os dois.

Dir. Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, Brasil, 2015. Mateus Almada, Maurício José Barcellos, Elisa Brites. 83 min.
 

Ruth & Alex (5 Flights Up)


Em Nova York, Ruth e Alex, juntos há décadas, decidem vender o apartamento onde sempre viveram no Brooklyn e ir para um outro lugar. Porém, eles não imaginam a quantidade de problemas que vão encontrar nas negociações para se desfazer do imóvel.

Dir. Richard Loncraine, EUA, 2015. Diane Keaton, Morgan Freeman, Cynthia Nixon. 92 min.

Olmo e a Gaivota


Olívia é uma atriz que está ensaiando a peça ‘A Gaivota’, de Anton Tchekov, quando descobre que está grávida. Enquanto a produção avança, o bebê dentro dela cresce e um acidente a afasta da montagem, que tem seu companheiro como protagonista. De repouso em casa por semanas, ela lida com as bruscas mudanças em sua rotina, seu corpo e sua vida em geral.

Dir. Petra Costa e Lea Glob, Brasil/Portugal/Dinamarca/França, 2015. Olivia Corsini, Serge Nicolaï, Arman Saribekyan. 87 min.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro