Os filmes da semana – 19/11/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas  

Divulgação
Marco Ricca em cena de 'Chatô - O Rei do Brasil', de Guilherme Fontes

Que semana! Além da inimaginável estreia de Chatô - O Rei do Brasil, filme envolvido em diversas polêmicas e que demorou 20 anos para ser concluído, temos o esperado último episódio da saga adolescente 'Jogos Vorazes', o que pode ser o último filme do icônico Estúdio Ghibli (que produziu alguns dos maiores clássicos da animação japonesa), o belo As Memórias de Marnie, o documentário sobre a jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2014, Malala Yousafza, e os novos filmes do iraniano Jafar Panahi (Taxi Teerã) e do americano Noah Baumbach (Mistress America). Ou seja, ótimas opções para todos os gostos. Aproveite!

Malala  |  Taxi Teerã Depois de Tudo As Memórias de Marnie Jogos Vorazes: A Esperança - O Final Mistress America Papéis ao Vento Piadeiros A Ilha do Milharal Chatô - O Rei do Brasil

  

Malala (He Named Me Malala)

O documentário retrata a jovem paquistanesa Malala Yousafzai, que sobreviveu a um atentado realizado pelo grupo terrorista Talibã por falar sobre a educação das mulheres em seu país. Depois do ocorrido, ela fez um famoso discurso na ONU e ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2014, com apenas 17 anos.

Dir. Davis Guggenheim, EUA, 2015. Malala Yousafzai, Mobin Khan. 88 min.

Taxi Teerã

Neste falso documentário, o diretor Jafar Panahi instala câmeras dentro de um táxi e começa a dirigir pelas ruas de Teerã pegando clientes e conversando com eles ao longo dos trajetos. Entre os assuntos, humor e drama se misturam nas discussões sobre a política, costumes locais e liberdade de expressão.

Dir. Jafar Panahi, Irã, 2015. 82 min.

As Memórias de Marnie (When Marnie Was There)


Filha de pais adotivos, Anna, uma menina tímida e solitária de 12 anos, é mandada para uma temporada em uma pequena cidade do litoral para tratar de sua asma crônica. Hospedada na casa de seus tios, ela encontra nos arredores do local uma misteriosa casa isolada. Lá, ela conhece Marnie, uma menina loira que sempre se veste de branco e que se torna sua única amiga. Porém, as coisas não são exatamente como parecem.

Dir. Hiromasa Yonebayashi, Japão, 2014. Vozes de Hailee Steinfeld, Kiernan Shipka, John C. Reilly. 103 min.

Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (The Hunger Games: Mockingjay - Part 2)


Ainda se recuperando do ataque de Peeta, Katniss Everdeen é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin. Lá ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow. Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale, Finnick, Cressida, Pollux e do próprio Peeta, enviado para participar da equipe apenas como uma forma de propaganda política.

Dir. Francis Lawrence, EUA, 2015. Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman, Julianne Moore. 137 min.

Leia nossa crítica do filme Jogos Vorazes: A Esperança - O Final

Mistress America


A jovem universitária Tracy tem uma vida solitária em Nova York até conhecer Brooke, filha de seu futuro padrasto, uma jovem aventureira que decide "resgatar" a nova irmã e envolvê-la em loucos esquemas.

Dir. Noah Baumbach, EUA, 2015. Greta Gerwig, Lola Kirke, Juliet Brett. 84 min.
 

Papéis ao Vento (Papeles en el Viento)


 

Quando El Mono morre, seus três amigos de longa data tentam se recuperar da perda ao mesmo tempo em que se preocupam com o futuro de sua pequena filha. Para ajudar na criação da menina, Fernando, Maurício e El Ruso decidem recuperar um investimento do falecido amigo, que comprou o passe de um jogador de futebol que deveria se tornar uma estrela.

Dir. Juan Taratuto, Argentina, 2015. Diego Peretti , Pablo Rago, Pablo Echarri. 98 min.

Piadeiros


Uma equipe de filmagem viaja para o interior do Brasil em busca do melhor "piadeiro" da região. Estes “piadeiros” amadores são achados nas ruas, praças e bares, dando vazão ao seu senso de humor. Além de personagens interessantes, eles têm o especial talento de fazer pessoas rirem. Aqui, cada um deles terá os seus 15 minutos de fama; ou talvez muito além disso.

Dir. Gustavo Rosa de Moura, Brasil, 2015. 90 min.


 

A Ilha do Milharal (Simindis Kundzuli)


Um velho camponês acompanhado de sua neta se muda para uma pequena e deserta ilha no meio do rio Enguri, para plantar milho. Mas o tal rio, que separa a Geórgia da Abkhazia, já foi cenário de sangrentas lutas, onde soldados ainda surgem de tempos em tempos.

Dir. George Ovashvili, Geórgia/Alemanha/França/Cazaquistão/Hungria, 2014. Ilyas Salman, Marian Buturishvili, Irakli Samushia. 100 min.


 

Chatô - O Rei do Brasil


O magnata das comunicações Assis Chateaubriand relembra sua vida enquanto participa de um programa de TV chamado ‘O Julgamento do Século’, que, aliás, acontece no dia de sua morte.

Dir. Guilherme Fontes, Brasil, 2015. Marco Ricca, Andréa Beltrão, Paulo Betti. 102 min.

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.