Time Out São Paulo

Os filmes da semana - 10/12/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

A Argentina tem um papel curioso entre as estreias da semana. Isso porque um dos melhores filmes de 2015, O Clã, do talentoso diretor Pablo Trapero estreia por aqui junto com Olhos da Justiça, um dispensável remake americano do filme argentino O Segredo dos seus Olhos, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010. Se o primeiro mostra que a produção cinematográfica dos Hermanos continua vigorosa, o segundo mostra que a tentativa de aculturar uma trama quase nunca dá certo. Ou seja: Vá correndo ver O Clã e passe longe de Olhos da Justiça. Outro destaque é o filipino Norte, o fim da História, do cultuado cineasta Lav Diaz. No entanto, se quiser encarar o filme, vá preparado para a maratona de mais de quatro horas.

Norte, o fim da História |  Pegando Fogo Olhos da Justiça Em Três Atos O Clã Até que a Casa Caia Memórias da Boca

  

Norte, o fim da História (Norte, hangganan ng kasaysayan)

Baseado livremente no clássico literário ‘Crime e Castigo’, do russo Fiódor Dostoiévski , o filme retrata histórias violentas de pessoas que se cruzam nas Filipinas, como uma mãe em busca de vingança, um estudante de direito que comete um duplo assassinato e um homem de família que cede à violência e é condenado à prisão.

Dir. Lav Diaz, Filipinas, 2013. Sid Lucero, Angeli Bayani, Archie Alemania. 250 min.

Pegando Fogo (Burnt)

Antes respeitado em Paris, o chef Adam Jones quase destruiu sua carreira quando mergulhou no álcool e nas drogas. Após um período de isolamento em Nova Orleans, ele parte para Londres disposto a recomeçar a carreira e conquistar a sonhada terceira estrela Michelin. Para tanto ele conta com a ajuda de Tony, que gerencia um restaurante na capital britânica, e recruta uma equipe de velhos conhecidos.

Dir. John Wells, EUA, 2015. Bradley Cooper, Lily James, Omar Sy, Sienna Miller. 101 min.

Olhos da Justiça (The Secret in Their Eyes)


A vida dos investigadores do FBI Ray e Jess e da procuradora Claire é abalada pelo assassinato da filha adolescente de Jess. Treze anos após o crime, Ray continua buscando pistas e finalmente parece ter encontrado um caminho para solucionar o caso. A verdade é chocante e os limites entre justiça e vingança tornam-se imperceptíveis.

Dir. Billy Ray, EUA, 2015. Julia Roberts, Nicole Kidman, Chiwetel Ejiofor. 111 min.

Em Três Atos


Ficção, documentário e literatura se misturam na narrativa de textos da filósofa francesa Simone de Beauvoir enquanto duas bailarinas, uma no auge da carreira e outra aos 85 anos, ensaiam passos de dança contemporânea sob uma atmosfera que narra os processos de vida e morte.

Dir. Lúcia Murat, Brasil, 2015. Nathalia Timberg, Andréa Beltrão, Angel Vianna. 76 min.

O Clã (El Clan)


Baseado na em um caso real estarrecedor na Argentina, o filme conta a história da família Puccio. Comandada por Arquímedes, a gangue de civis formada por seus filhos e mais dois ajudantes arquiteta e realiza sequestros para o regime militar.

Dir. Pablo Trapero, Espanha/Argentina, 2015. Guillermo Francella, Peter Lanzani, Lili Popovich. 108 min.

Leia nossa crítica sobre o filme O Clã
 

Até que a Casa Caia


Divorciados, o casal Ciça e Rodrigo ainda vivem sob o mesmo teto com seu filho Matheus por motivos financeiros. Apesar de Matheus odiar a situação, a família consegue manter-se equilibrada. Porém, tudo cai por terra quando Leila, namorada de Rodrigo, vai morar com eles.

Dir. Mauro Giuntini, Brasil, 2015. Marat Descartes, Virginia Cavendish, Marisol Ribeiro. 75 min.

Memórias da Boca


Dividido em oito episódios (três ficcionais e cinco documentais), o filme traça um panorama único de um dos movimentos mais famosos e peculiares da história cinematográfica brasileira: a Boca do Lixo, que produziu filmes dos mais diversos gêneros, do faroeste às comédias eróticas.

Dir. Alfredo Sternheim, Clery Cunha, José Mojica Marins, Mário Vaz Filho, Diomédio Piskator, Tony Ciambra, Diogo Gomes dos Santos e Valdir Baptista, Brasil, 2015. Mel Lisboa, Elisabeth Hartmann, Neide Ribeiro. 84 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro