Os filmes da semana – 17/12/2016

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

Divulgação
Cena do filme 'Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força'

É óbvio que a estreia mais esperada do ano, Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força ofuscaria qualquer outra, mas há que se destacar três filmes bem interessantes para quem não se importa com a saga galáctica: o alemão Labirinto de Mentiras, o italiano Mia Madre e o surpreendente Garota Sombria Caminha pela Noite (que chega aos cinemas por aqui um tanto atrasado).

O primeiro é o representante da Alemanha na competição pelo Oscar de melhor filme estrangeiro de 2016. Já o italiano é o novo filme de Nanni Moretti, o principal diretor do cinema italiano atual e autor de obras primas como Caro Diário e O Quarto do Filho. No entanto, entre as alternativas à turma dos sabres de luz, a estranha coprodução entre Estados Unidos e Irã é a que mais brilha. O filme conta a história de uma garota vampira que vaga pelas ruas de uma cidade iraniana fictícia usando uma burca. No mínimo curioso, não acha? E o resultado surpreende: um filme de terror com muito estilo. Mas é claro que nenhum vampiro do mundo possui a "força" para vencer o hype de Guerra nas Estrelas.

Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força  |  Labirinto de Mentiras Garota Sombria Caminha pela Noite Mia Madre Hysteria

  

Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII)

Três décadas depois dos eventos de O Retorno de Jedi, o que sobrou do Império foi reerguido na forma da Primeira Ordem, que tenta minar a Nova República e encontra na Resistência a única barreira. Ambos os lados do conflito buscam o paradeiro do último Mestre Jedi, determinante para o futuro da galáxia. Sua localização termina nas mãos de Rey, uma jovem que vive de recuperar e vender sucata no planeta Jakku, e Finn, um stormtrooper que percebe que sua vida precisa de propósito. Quando os dois cruzam o caminho de Han Solo, a Força desperta de maneira surpreendente.

Dir. J.J. Abrams, EUA, 2015. Harrison Ford, Lupita Nyong'o, Gwendoline Christie, Carrie Fisher. 135 min.

Labirinto de Mentiras (Im Labyrinth des Schweigens)

1958, Frankfurt, Alemanha. Johann Radmann é um jovem procurador que começa a investigar casos encerrados relacionados à Segunda Guerra Mundial. Aos poucos ele descobre que a extensão dos crimes vai muito além dos condenados pela justiça, percebendo o quanto o nazismo esteve entranhado na sociedade alemã.

Dir. Giulio Ricciarelli, Alemanha, 2014. Alexander Fehling, André Szymanski, Friederike Becht. 123 min.

Garota Sombria Caminha pela Noite (A Girl Walks Home Alone at Night)


Na cidade fantasma iraniana chamada Bad City - um lugar feio, que tem cheiro de morte e solidão - um romance entre duas almas infelizes é desencadeado enquanto uma vampira vaga pela cidade em busca de sangue.

Dir. Ana Lily Amirpour, EUA/Irã, 2014. Sheila Vand, Arash Marandi, Dominic Rains. 99 min.

Mia Madre


Margherita é uma diretora de cinema que está prestes a iniciar as filmagens de seu novo longa-metragem, que será protagonizado pelo astro internacional Barry Hughins. Paralelamente, ela precisa lidar com vários problemas em sua vida pessoal, como o fim de um relacionamento e a doença da mãe.

Dir. Nanni Moretti, Itália, 2015. John Turturro, Margherita Buy, Nanni Moretti. 107 min.

Hysteria


Os cineastas Evaldo Mocarzel e Ava Rocha acompanharam a companhia teatral Grupo XIS durante uma série de apresentações da peça 'Hysteria' em Santa Catarina para realizar este documentário. O espetáculo busca abordar as diversas expressões da mulher brasileira e a feminilidade como um todo.

Dir. Ava Rocha e Evaldo Mocarzel, Brasil, 2015. Juliana Sanches, Janaina Leite, Mara Helleno. 71 min.

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.