Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 24/12/2015

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

Com a recente estreia do novo Star Wars e a chagada das férias de final de ano, tudo indicava que teríamos uma semana recheada de comédias estúpidas e animações voltadas ao público infantil. Mas esse não é o caso! Tudo bem que a nova adaptação de uma das histórias de William Shakespeare mais famosas, Macbeth, seja uma retumbante decepção, dois filmes se destacam como grandes pedidas para se curtir o cinema nesse período entre natal e ano novo: o colombiano A Terra e a Sombra e o alemão Victoria.

Dois filmes que não poderiam ser mais distintos, mas que acumulam prêmios importantes, como o Camera d’Or no Festival de Cannes para A Terra e a Sombra e o de Melhor Fotografia no Festival de Berlim para Victoria. O primeiro é um drama lento e amargo – sem deixar de ser sensível – sobre uma família tentando unir seus cacos em meio ao hostil ambiente das plantações de cana de açúcar no interior da Colômbia. Já o segundo é um thriller alucinante filmado em um só plano-sequência – e de verdade, feito na mão, e não o falso realizado com enxertos, de Birdman (2014) – que lembra muitas vezes o espírito do sucesso cult Corra, Lola, Corra (1998). Mas isso não é mera coincidência, já que seu diretor, Sebastian Schipper, atuou como ator nesse clássico dos anos 1990 de Tom Tykwer.

Macbeth: Ambição e Guerra  |  Suíte Francesa Até que a Sorte nos Separe 3 Alvin e os Esquilos: Na Estrada Victoria As Sufragistas A Pequena Morte A Terra e a Sombra

  

Macbeth: Ambição e Guerra (Macbeth)

Depois de vencer uma batalha sangrenta, o general Macbeth cruza seu caminho com três bruxas que preveem que ele será o soberano da Escócia. Tomado pela ambição e influenciado por sua esposa, ele mata o rei e toma seu lugar no trono. Porém, o poder e a culpa corroem sua alma, transformando-o em um tirano paranoico e brutal que caminha para um inevitável fim trágico.

Dir. Justin Kurzel, Reino Unido/EUA/França, 2015. Michael Fassbender, Marion Cotillard, Jack Reynor. 113 min.

Suíte Francesa (Suite Française)

Na França da Segunda Guerra Mundial, Lucile Angellier passa os dias junto de sua sogra esperando pelo retorno do marido, um prisioneiro de guerra. Enquanto alguns combatentes retornam para casa, o pequeno vilarejo onde Lucile mora começa a ser invadido por soldados alemães, incluindo o refinado Bruno von Falk. Apesar de resistir aos flertes do soldado, Lucile acaba cedendo e inicia uma relação amorosa com ele.

Dir. Saul Dibb, Reino Unido/França/Canadá/Bélgica, 2014. Michelle Williams, Kristin Scott Thomas, Margot Robbie. 107 min.

Até que a Sorte nos Separe 3


Após perder a herança de sua família em Las Vegas, Tino procura um emprego. Em um belo dia, ele é atropelado pelo filho do homem mais rico do País. Ao acordar depois de sete meses em coma, se surpreende com a notícia de que sua filha e o rapaz estão apaixonados. Convidado para gerir as finanças da empresa do pai do genro, Tino consegue o inimaginável: falir a empresa, a maior do Brasil.

Dir. Roberto Santucci, Brasil, 2015. Leandro Hassum, Camila Morgado, Kiko Mascarenhas. 106 min.

Alvin e os Esquilos: Na Estrada (Alvin and the Chipmunks: The Road Chip)


Ao retornar para casa, Dave encontra uma festa surpresa organizada por Alvin, Simon e Theodore para recepcioná-lo. É claro que o evento sai do controle, gerando inúmeras confusões. Irritado com o ocorrido, Dave avisa que viajará para Miami em breve e que deixará os jovens esquilos sob os cuidados de uma vizinha. Só que, por acaso, os esquilos encontram em uma sacola um anel de noivado. Acreditando que Dave irá pedir a namorada Samantha em casamento, Alvin e seus irmãos elaboram um plano para que o noivado não aconteça, já que acreditam que Dave possa abandoná-los. Quem irá ajudá-los nesta jornada é Miles, o filho de Samantha, que também não quer que eles se casem.

Dir. Walt Becker, EUA, 2015. Jason Lee, Jennifer Coolidge, Kimberly Williams-Paisley, Josh Green. 92 min.

Victoria


Victoria conhece quatro amigos em uma balada e logo se enturma com eles. Ao sair do local, o grupo é surpreendido por traficantes que cobram uma dívida deles, ela acaba concordando em ajudar seus novos companheiros. Porém, a situação logo se torna um verdadeiro pesadelo.

Dir. Sebastian Schipper, Alemanha, 2015. Laia Costa, Frederick Lau, Franz Rogowski. 134 min.
 

As Sufragistas (The Suffragettes)


Após décadas de manifestações pacíficas no início do século XX em prol do direito ao voto no Reino Unido, um grupo de mulheres perde a paciência e passam a quebrar vidraças e explodir caixas de correio para chamar atenção dos políticos à causa. Sem formação política, Maud Watts acaba descobrindo o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece sacrifícios.

Dir. Sarah Gavron, Reino Unido, 2015. Carey Mulligan, Meryl Streep, Helena Bonham Carter. 106 min.

A Pequena Morte (The Little Death)


Um casal tem dificuldades com o sexo quando a mulher só consegue ficar excitada ao ser assediada. Outra mulher só consegue ficar satisfeita quando o namorado chora. Um homem descobre um aspecto novo de sua personalidade após deixar a mulher inconsciente. Uma brincadeira entre um casal vai tão longe que acaba não tendo nada a ver com sexo. Essas são as histórias de casais que se cruzam nessa comédia australiana.

Dir. Josh Lawson, Austrália, 2015. Bojana Novakovic, Josh Lawson, Damon Herriman. 96 min. .

A Terra e a Sombra (La Tierra Y La Sombra)


Após 17 anos de ausência, Alfonso, um velho fazendeiro, retorna a casa para cuidar do filho, que está muito doente. Ele, então, redescobre o antigo lar, agora habitado pela ex-mulher, a nora e o neto. A propriedade parece uma terra abandonada, com grandes campos de cana de açúcar e um céu de constantes nuvens escuras. Nesse lugar, Alfonso tenta se reencontrar e, assim, salvar sua família.

Dir. César Augusto Acevedo, Colômbia/França/Brasil/Chile/Holanda, 2015. Haimer Leal, Hilda Ruiz, Edison Raigosa, José Felipe Cárdenas. 97 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro