Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 07/01/2016

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

O ano de 2016 começa para valer nos cinemas. E que começo! Opções não faltam para quem quer curtir um cineminha sozinho ou acompanhado. Mas nem todas são tão interessantes quanto parecem. Os dois mais aguardados, por exemplo, decepcionam: O Bom Dinossauro, nova animação da Pixar, e Os 8 Odiados, o oitavo filme do badalado diretor Quentin Tarantino.

Mas além desses, a semana reserva duas ótimas estreias e uma reestreia de peso: Spotlight - Segredos Revelados, Diplomacia e 8 ½. O primeiro retrata o trabalho de jornalistas investigativos que desmascararam um dos maiores escândalos da história da igreja católica. O segundo mostra um embate de ideias dos mais interessantes, quando um general nazista recebe a ordem de destruir Paris. Já o último é simplesmente um dos maiores filmes já realizados, o clássico absoluto de Federico Fellini.

O Bom Dinossauro  |  Vai que dá Certo 2 O fio de Ariane Os 8 Odiados Spotlight - Segredos Revelados Diplomacia A Segunda Esposa 8 ½

  

O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur)

Na nova animação da Pixar, os dinossauros não foram extintos após a colisão de um gigantesco asteroide com a Terra. Por isso, os dinossauros continuaram a evoluir até passar a conviver com uma criatura ainda bem selvagem: o ser humano. Após se cair em um rio ao lado da fazenda de sua família, o dinossauro adolescente Arlo fica perdido em um mundo muito hostil para ele. É aí que começa a crescer a amizade entre ele e Spot, uma criança humana.

Dir. Bob Peterson e Peter Sohn, EUA, 2015. Raymond Ochoa, Frances McDormand, Jeffrey Wright. 93 min.

Vai que dá Certo 2

Ainda precisando de dinheiro, Rodrigo, Tonico e Amaral ainda precisam de dinheiro. Eles encontram um vídeo com cenas comprometedoras de Elói e tentam chantageá-lo, mas os planos saem como o planejado.

Dir. Maurício Farias, Brasil, 2015. Danton Mello, Fábio Porchat. 90 min.

O fio de Ariane (Au Fil d’Ariane)


Ariane é uma mulher de meia-idade que se sente mais sozinha do que nunca quando, no dia de seu aniversário, seus parentes não aparecem na festa. Ela decide então deixar sua casa e parte numa viagem de carro em direção a Marselha.

Dir. Robert Guédiguian, França, 2014. Ariane Ascaride, Jacques Boudet, Jean-Pierre Darroussin. 92 min.

Os 8 Odiados (The Hateful Eight)


O caçador de recompensas John Ruth, que leva sob sua custódia a criminosa Daisy Domergue em sua diligência, encontra um companheiro de profissão, o Major Marquis Warren, pedindo carona até a cidade de Red Rock. No caminho, eles encontram com outro viajante em dificuldades, Chris Mannix, que mesmo fazendo parte de uma família de má fama, jura de pés juntos ser o novo xerife de Red Rock. Surpreendido por uma nevasca, o grupo acaba fazendo uma parada em uma hospedaria onde encontram Bob, Oswaldo Mobray, Joe Gage e o general Sandy Smithers. A partir daí uma série de desconfianças e desavenças acabam por transformar a situação em uma verdadeira carnificina.

Dir. Quentin Tarantino, EUA, 2015. Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh, Samuel L. Jackson, Tim Roth. 187 min.

Leia a nossa crítica do filme Os 8 Odiados

Spotlight - Segredos Revelados (Spotlight)


Ambientado em 2001, quando os jornais impressos começam a sentir as consequências do crescimento da internet, o filme retrata um grupo de jornalistas investigativos do Boston Globe, que é designado pelo novo diretor do jornal, Marty Baron, a investigar mais a fundo um caso de pedofilia envolvendo um padre de Boston.

Dir. Thomas McCarthy, EUA, 2015. Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams. 128 min.

Leia nossa crítica do filme Spotlight - Segredos Revelados
 

Diplomacia (Diplomatie)


Já praticamente derrotados na Segunda Guerra Mundial, Hitler manda uma ordem direta ao general Dietrich von Choltitz: destruir Paris. Até que, no meio da noite, ele recebe a visita inesperada do cônsul geral da Suécia, que vai tentar convencê-lo a livrar a cidade do destino trágico planejado pelos nazistas.

Dir. Volker Schlöndorff, França/Alemanha, 2015. André Dussollier, Niels Arestrup, Burghart Klaußner. 84 min.

A Segunda Esposa (Kuma)


Mustafa, um imigrante turco, mora em Viena com Fatma e seus seis filhos. A família escolhe Ayse, uma jovem de 19 anos, para se casar com um de seus filhos, mas quando ela chega no local, a realidade é outra: Ayse será a segunda esposa de Mustafa. Apesar da surpresa no início, nasce uma relação de amizade e cumplicidade entre essas duas esposas de gerações diferentes, principalmente quando a mais nova descobre que Fatma possui uma doente terminal.

Dir. Umut Dag, Áustria, 2012. Nihal G. Koldas, Begüm Akkaya. 93 min.

8 ½


Prestes a rodar seu próximo filme, o cineasta Guido Anselmi sofre com um bloqueio criativo. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

Dir. Federico Fellini, França/Itália, 1963. Marcello Mastroianni, Anouk Aimée, Claudia Cardinale. 138 min.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro