Os filmes da semana – 07/01/2016

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas

Divulgação
Cena de 'Os 8 Odiados', de Quentin Tarantino

O ano de 2016 começa para valer nos cinemas. E que começo! Opções não faltam para quem quer curtir um cineminha sozinho ou acompanhado. Mas nem todas são tão interessantes quanto parecem. Os dois mais aguardados, por exemplo, decepcionam: O Bom Dinossauro, nova animação da Pixar, e Os 8 Odiados, o oitavo filme do badalado diretor Quentin Tarantino.

Mas além desses, a semana reserva duas ótimas estreias e uma reestreia de peso: Spotlight - Segredos Revelados, Diplomacia e 8 ½. O primeiro retrata o trabalho de jornalistas investigativos que desmascararam um dos maiores escândalos da história da igreja católica. O segundo mostra um embate de ideias dos mais interessantes, quando um general nazista recebe a ordem de destruir Paris. Já o último é simplesmente um dos maiores filmes já realizados, o clássico absoluto de Federico Fellini.

O Bom Dinossauro  |  Vai que dá Certo 2 O fio de Ariane Os 8 Odiados Spotlight - Segredos Revelados Diplomacia A Segunda Esposa 8 ½

  

O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur)

Na nova animação da Pixar, os dinossauros não foram extintos após a colisão de um gigantesco asteroide com a Terra. Por isso, os dinossauros continuaram a evoluir até passar a conviver com uma criatura ainda bem selvagem: o ser humano. Após se cair em um rio ao lado da fazenda de sua família, o dinossauro adolescente Arlo fica perdido em um mundo muito hostil para ele. É aí que começa a crescer a amizade entre ele e Spot, uma criança humana.

Dir. Bob Peterson e Peter Sohn, EUA, 2015. Raymond Ochoa, Frances McDormand, Jeffrey Wright. 93 min.

Vai que dá Certo 2

Ainda precisando de dinheiro, Rodrigo, Tonico e Amaral ainda precisam de dinheiro. Eles encontram um vídeo com cenas comprometedoras de Elói e tentam chantageá-lo, mas os planos saem como o planejado.

Dir. Maurício Farias, Brasil, 2015. Danton Mello, Fábio Porchat. 90 min.

O fio de Ariane (Au Fil d’Ariane)


Ariane é uma mulher de meia-idade que se sente mais sozinha do que nunca quando, no dia de seu aniversário, seus parentes não aparecem na festa. Ela decide então deixar sua casa e parte numa viagem de carro em direção a Marselha.

Dir. Robert Guédiguian, França, 2014. Ariane Ascaride, Jacques Boudet, Jean-Pierre Darroussin. 92 min.

Os 8 Odiados (The Hateful Eight)


O caçador de recompensas John Ruth, que leva sob sua custódia a criminosa Daisy Domergue em sua diligência, encontra um companheiro de profissão, o Major Marquis Warren, pedindo carona até a cidade de Red Rock. No caminho, eles encontram com outro viajante em dificuldades, Chris Mannix, que mesmo fazendo parte de uma família de má fama, jura de pés juntos ser o novo xerife de Red Rock. Surpreendido por uma nevasca, o grupo acaba fazendo uma parada em uma hospedaria onde encontram Bob, Oswaldo Mobray, Joe Gage e o general Sandy Smithers. A partir daí uma série de desconfianças e desavenças acabam por transformar a situação em uma verdadeira carnificina.

Dir. Quentin Tarantino, EUA, 2015. Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh, Samuel L. Jackson, Tim Roth. 187 min.

Leia a nossa crítica do filme Os 8 Odiados

Spotlight - Segredos Revelados (Spotlight)


Ambientado em 2001, quando os jornais impressos começam a sentir as consequências do crescimento da internet, o filme retrata um grupo de jornalistas investigativos do Boston Globe, que é designado pelo novo diretor do jornal, Marty Baron, a investigar mais a fundo um caso de pedofilia envolvendo um padre de Boston.

Dir. Thomas McCarthy, EUA, 2015. Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams. 128 min.

Leia nossa crítica do filme Spotlight - Segredos Revelados
 

Diplomacia (Diplomatie)


 

Já praticamente derrotados na Segunda Guerra Mundial, Hitler manda uma ordem direta ao general Dietrich von Choltitz: destruir Paris. Até que, no meio da noite, ele recebe a visita inesperada do cônsul geral da Suécia, que vai tentar convencê-lo a livrar a cidade do destino trágico planejado pelos nazistas.

Dir. Volker Schlöndorff, França/Alemanha, 2015. André Dussollier, Niels Arestrup, Burghart Klaußner. 84 min.

A Segunda Esposa (Kuma)


Mustafa, um imigrante turco, mora em Viena com Fatma e seus seis filhos. A família escolhe Ayse, uma jovem de 19 anos, para se casar com um de seus filhos, mas quando ela chega no local, a realidade é outra: Ayse será a segunda esposa de Mustafa. Apesar da surpresa no início, nasce uma relação de amizade e cumplicidade entre essas duas esposas de gerações diferentes, principalmente quando a mais nova descobre que Fatma possui uma doente terminal.

Dir. Umut Dag, Áustria, 2012. Nihal G. Koldas, Begüm Akkaya. 93 min.

8 ½


Prestes a rodar seu próximo filme, o cineasta Guido Anselmi sofre com um bloqueio criativo. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

Dir. Federico Fellini, França/Itália, 1963. Marcello Mastroianni, Anouk Aimée, Claudia Cardinale. 138 min.

Escrito por Time Out São Paulo editors
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.