Os filmes da semana – 21/01/2016

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

Divulgação
Cena do filme 'Cinco Graças', de Deniz Gamze Ergüven

Após duas semanas recheada de ótimas alternativas, os lançamentos de 2016 deram uma esfriada. Nada tão drástico, já que o público tem duas belas opções não muito badaladas como o belga O Novíssimo Testamento e o turco – mas que concorre ao Oscar de filme Estrangeiro pela França – Cinco Graças. As grandes decepções são o brasileiro Reza a Lenda e a nova (e começando a ficar cansativa) parceria entre a queridinha de Hollywood Jennifer Lawrence e o diretor David O. Russell: Joy - O nome do Sucesso

O cineasta Jaco Van Dormael não é dos mais prolíficos, porém, seus poucos filmes são excelentes. Desde Um Homem com duas Vidas (1991) e passando por O Oitavo Dia (1996) e Sr. Ninguém (2009), o belga sempre mostrou muita criatividade e competência, e isso se aplica a sua nova comédia, O Novíssimo Testamento, uma brincadeira com os cânones do cristianismo.

Cinco Graças é o longa de estreia da jovem diretora turca Deniz Gamze Ergüven. É verdade que lembra bem As Virgens Suicidas (1999) – que também foi o longa de estreia da então jovem Sofia Coppola –, mas possui personalidade própria. E polêmicas também! A Turquia, país muçulmano onde se passa a trama, não gostou nada da história e ainda mais pelo fato da França (coprodutora do filme) inscrevê-lo como representante do país no Oscar. Isso foi visto como uma provocação aos muçulmanos depois dos atentados de Paris em novembro de 2015.

A 5ª Onda  |  Reza a Lenda Irmãs O Novíssimo Testamento Cinco Graças Joy - O nome do Sucesso

  

A 5ª Onda (The fifth Wave)

O planeta Terra é atacado por alienígenas em uma série de ondas. Na primeira, um pulso eletromagnético acaba com a eletricidade. Na segunda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan precisa proteger seu irmão mais novo e ao mesmo tempo descobrir em quem confiar.

Dir. J Blakeson, EUA, 2016. Chloë Grace Moretz, Liev Schreiber, Maika Monroe. 112 min.

Reza a Lenda

O motoqueiro Ara vive em uma terra devastada e sem lei que espera ansiosamente por uma espécie de messias que devolva a justiça e a liberdade usurpadas pelo cruel Tenório. Auxiliado por sua gangue, ele busca cumprir a profecia ao mesmo tempo em que seu amor e disputado por duas mulheres Severina e Laura.

Dir. Homero Olivetto, Brasil, 2015. Sophie Charlotte, Cauã Reymond, Humberto Martins, Luisa Arraes. 87 min.

Só Podiam ser Irmãs (Sisters)


Muito diferentes entre si, as irmãs Maura Ellis e Kate Ellis nunca se deram muito bem. A primeira é conhecida por ser responsável e ajudar os outros, já a segunda é especialista em perder empregos e namorados. Quando as duas descobrem que a casa da infância será vendida pelos pais, elas decidem se reaproximar dando uma festa.

Dir. Jason Moore, EUA, 2015. Tina Fey, Amy Poehler, Maya Rudolph. 118 min.

O Novíssimo Testamento (Le Tout Nouveau Testament)


Ao contrário de que muita gente pensa, Deus vive entre nós. Mais precisamente na Bélgica. Ele é um senhor rabugento e malvado e tem uma filha de 10 anos de idade. Cansada de seu pai, a menina invade o computador dele e envia para todos os habitantes do planeta as datas de suas respectivas mortes, ação que gera consequências inimagináveis.

Dir. Jaco Van Dormael, Bélgica/França, 2015. Pili Groyne, Benoît Poelvoorde, Catherine Deneuve. 113 min.

Cinco Graças (Mustang)


No último dia de aula, já no verão, Lale e suas quatro irmãs brincam com meninos da escola na praia. O que era apenas uma brincadeira inocente transforma-se em um escândalo em sua pequena e conservadora cidade. Criadas pela avó e por um tio, as meninas agora com “má fama” são enclausuradas em sua casa e passam a ser oferecidas para casamentos arranjados. Mas elas não vão deixar isso barato.

Dir. Deniz Gamze Ergüven, Turquia/França/Alemanha, 2015. Günes Nezihe, Sensoy, Doga Zeynep Doguslu. 97 min.
 

Joy - O nome do Sucesso (Joy)


Única voz da razão em uma família problemática, a criativa Joy Mangano não alcançou os sonhos que tinha quando criança. Ela cuida praticamente sozinha da casa onde moram sua mãe que passa o dia vendo TV, seu irascível pai, sua filha pequena e seu ex-marido, um cantor frustrado. Mas tudo pode mudar quando ela tem a ideia de construir um esfregão que pode ser limpado sem o uso direto das mãos.

Dir. David O. Russell, EUA, 2015. Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Bradley Cooper. 124 min.

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.