Após duas semanas recheada de ótimas alternativas, os lançamentos de 2016 deram uma esfriada. Nada tão drástico, já que o público tem duas belas opções não muito badaladas como o belga O Novíssimo Testamento e o turco – mas que concorre ao Oscar de filme Estrangeiro pela França – Cinco Graças. As grandes decepções são o brasileiro Reza a Lenda e a nova (e começando a ficar cansativa) parceria entre a queridinha de Hollywood Jennifer Lawrence e o diretor David O. Russell: Joy - O nome do Sucesso.
O cineasta Jaco Van Dormael não é dos mais prolíficos, porém, seus poucos filmes são excelentes. Desde Um Homem com duas Vidas (1991) e passando por O Oitavo Dia (1996) e Sr. Ninguém (2009), o belga sempre mostrou muita criatividade e competência, e isso se aplica a sua nova comédia, O Novíssimo Testamento, uma brincadeira com os cânones do cristianismo.
Já Cinco Graças é o longa de estreia da jovem diretora turca Deniz Gamze Ergüven. É verdade que lembra bem As Virgens Suicidas (1999) – que também foi o longa de estreia da então jovem Sofia Coppola –, mas possui personalidade própria. E polêmicas também! A Turquia, país muçulmano onde se passa a trama, não gostou nada da história e ainda mais pelo fato da França (coprodutora do filme) inscrevê-lo como representante do país no Oscar. Isso foi visto como uma provocação aos muçulmanos depois dos atentados de Paris em novembro de 2015.
A 5ª Onda | Reza a Lenda | Irmãs | O Novíssimo Testamento | Cinco Graças | Joy - O nome do Sucesso
A 5ª Onda (The fifth Wave)
O planeta Terra é atacado por alienígenas em uma série de ondas. Na primeira, um pulso eletromagnético acaba com a eletricidade. Na segunda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan precisa proteger seu irmão mais novo e ao mesmo tempo descobrir em quem confiar.
Dir. J Blakeson, EUA, 2016. Chloë Grace Moretz, Liev Schreiber, Maika Monroe. 112 min.
Reza a Lenda
O motoqueiro Ara vive em uma terra devastada e sem lei que espera ansiosamente por uma espécie de messias que devolva a justiça e a liberdade usurpadas pelo cruel Tenório. Auxiliado por sua gangue, ele busca cumprir a profecia ao mesmo tempo em que seu amor e disputado por duas mulheres Severina e Laura.
Dir. Homero Olivetto, Brasil, 2015. Sophie Charlotte, Cauã Reymond, Humberto Martins, Luisa Arraes. 87 min.
Só Podiam ser Irmãs (Sisters)
Muito diferentes entre si, as irmãs Maura Ellis e Kate Ellis nunca se deram muito bem. A primeira é conhecida por ser responsável e ajudar os outros, já a segunda é especialista em perder empregos e namorados. Quando as duas descobrem que a casa da infância será vendida pelos pais, elas decidem se reaproximar dando uma festa.
Dir. Jason Moore, EUA, 2015. Tina Fey, Amy Poehler, Maya Rudolph. 118 min.
O Novíssimo Testamento (Le Tout Nouveau Testament)
Ao contrário de que muita gente pensa, Deus vive entre nós. Mais precisamente na Bélgica. Ele é um senhor rabugento e malvado e tem uma filha de 10 anos de idade. Cansada de seu pai, a menina invade o computador dele e envia para todos os habitantes do planeta as datas de suas respectivas mortes, ação que gera consequências inimagináveis.
Dir. Jaco Van Dormael, Bélgica/França, 2015. Pili Groyne, Benoît Poelvoorde, Catherine Deneuve. 113 min.
Cinco Graças (Mustang)
No último dia de aula, já no verão, Lale e suas quatro irmãs brincam com meninos da escola na praia. O que era apenas uma brincadeira inocente transforma-se em um escândalo em sua pequena e conservadora cidade. Criadas pela avó e por um tio, as meninas agora com “má fama” são enclausuradas em sua casa e passam a ser oferecidas para casamentos arranjados. Mas elas não vão deixar isso barato.
Dir. Deniz Gamze Ergüven, Turquia/França/Alemanha, 2015. Günes Nezihe, Sensoy, Doga Zeynep Doguslu. 97 min.
Joy - O nome do Sucesso (Joy)
Única voz da razão em uma família problemática, a criativa Joy Mangano não alcançou os sonhos que tinha quando criança. Ela cuida praticamente sozinha da casa onde moram sua mãe que passa o dia vendo TV, seu irascível pai, sua filha pequena e seu ex-marido, um cantor frustrado. Mas tudo pode mudar quando ela tem a ideia de construir um esfregão que pode ser limpado sem o uso direto das mãos.
Dir. David O. Russell, EUA, 2015. Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Bradley Cooper. 124 min.