O Regresso: crítica do filme

Filme de Alejandro González Iñárritu é um belo exemplar da subcategoria dos westerns de inverno

Divulgação
Leonardo DiCaprio em cena do filme 'O Regresso'

Ambientado bem antes da guerra civil americana (época mais comum dos faroestes), quando ainda se usavam armas de pederneira e a França disputava territórios dos Estados Unidos, o novo filme do mexicano Alejandro González Iñárritu não poderia ser mais diferente que seu antecessor: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014). De ritmo lento e contemplativo, mas com sequências de ação de tirar o fôlego, O Regresso é um espetáculo visual da natureza selvagem, onde a lei se restringia a sobrevivência.

Quando um grupo de caçadores é atacado e quase dizimado por índios, Hugh Glass (Leonardo DiCaprio), acompanhado de seu filho com uma índia pawnee, Hawk (Forrest Goodluck), lidera o pequeno grupo de sobreviventes na fuga até um forte. Porém, ele é atacado por um urso - em uma cena impressionante! - e fica muito ferido. Impossibilitados de leva-lo morro acima, o grupo decide deixa-lo para trás com seu filho e mais dois companheiros. Um deles acaba traindo Glass, que, a beira da morte, inicia uma jornada infernal em busca de vingança.

Conhecido como um cineasta de um truque só, Iñárritu passou a se arriscar mais. E sua aposta deu certo. Mostra que seu talento não servia apenas ao tipo de narrativa que o consagrou em Amores Brutos (2000), 21 Gramas (2003) e Babel (2006), despontando como o novo queridinho da Academia. Tanto que periga vencer mais um Oscar como diretor logo após ter conquistado a estatueta com Birdman. Já o papel de DiCaprio no filme é sofrer. É até uma ironia com seu “calvário” atrás do tão esperado prêmio. Mas falando de cinema puro e simples, O Regresso é um belo exemplar da subcategoria dos westerns de inverno, coisa que Os 8 Odiados (2015), de Quentin Tarantino, não conseguiu ser.

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.