Time Out São Paulo

Os filmes da semana - 18/02/2016

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

A semana traz alguns filmes que concorrem ao Oscar 2016. O mais conhecido é O Quarto de Jack. Boa aposta na categoria de Melhor Atriz, com Brie Larson, e que ainda briga nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor (para Lenny Abrahamsono) e Roteiro Adaptado.

O filme conta a história de uma mulher sequestrada ainda muito jovem que divide um pequeno quarto com seu filho de 6 anos, que teve no cativeiro. A premissa é muito boa, principalmente por focar não apenas no período de isolamento dos dois, mas também no processo de adaptação ao mundo exterior quando a dupla é resgatada. Porém, o resultado é superficial e não passa de um drama convencional “feito para ganhar Oscar”.

Na verdade, os melhores desses concorrentes lutam pela estatueta dourada de Melhor Filme Estrangeiro, mesmo que ela esteja praticamente garantida para húngaro O Filho de Saul. O primeiro é o excelente colombiano O Abraço da Serpente, um filme que retrata os índios da Amazônia sem estereótipos, O que já é muito! Já o segundo é O Lobo do Deserto, uma aventura bem clássica passada no deserto de Hejaz, quando a Arábia Saudita fazia parte do Império Otomano, durante a Primeira Guerra Mundial.

Horas Decisivas  |  13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi O Quarto de Jack Boneco do Mal O Abraço da Serpente O Lobo do Deserto

  

Horas Decisivas (The Finest Hours)

Após um grave acidente em uma plataforma de petróleo em 1952, 84 pessoas tentam sobreviver à deriva no meio do oceano, enquanto uma equipe da guarda costeira tenta resgata-los.

Dir. Craig Gillespie, EUA, 2015. Chris Pine, Kyle Gallner, Ben Foster. 117 min.

13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi)

Seis soldados privados que trabalham num complexo da CIA em Benghazi, na Líbia, em 2012 têm de defender um posto diplomático que recebe a visita de um embaixador americano, que é alvo de terroristas.

Dir. Michael Bay, EUA, 2015. Pablo Schreiber, John Krasinski, Max Martini. 134 min.

O Quarto de Jack (Room)


Joy foi sequestrada quando jovem. No cativeiro ela teve um filho, Jack. Eles vivem isolados em um pequeno quarto por 7 anos até que são salvos. Porém, para Joy, a vida em liberdade se mostra difícil de suportar após anos de isolamento. Já para Jack, no começo, o mundo exterior é algo assustador, mas que ele vai, aos poucos, se adaptando.

Dir. Lenny Abrahamson, Irlanda/Canadá, 2015. Brie Larson, Joan Allen, William H. Macy. 118 min.

Boneco do Mal (The boy)


A jovem americana Greta aceita um trabalho como babá em uma pequena vila inglesa. Porém, o garoto de 8 anos de quem ela tem de cuidar é, na verdade, um boneco de quem o casal cuida como se fosse um menino de verdade, como forma de lidar com a morte do filho, ocorrida 20 anos antes.

Dir. William Brent Bell, EUA, 2015. Lauren Cohan, Rupert Evans, Ben Robson. 97 min.

O Abraço da Serpente (El Abrazo de la Serpiente)


O explorador europeu Théo conta com a ajuda do xamã Karamakate para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. Quarenta anos depois, a trilha de Théo é seguida por Evan, outro explorador que tenta convencer Karamakate a ajudá-lo.

Dir. Ciro Guerra, Colômbia, 2015. Brionne Davis, Nilbio Torres, Antonio Bolívar. 125 min.
 

O Lobo do Deserto (Theeb)


O jovem Theeb inicia uma perigosa jornada com uma tribo beduína que vaga pelo deserto da Província de Hejaz, no meio do Império Otomano. Porém, a vida dos viajantes muda com a chegada de Max e Marji, um oficial do exército britânico e seu guia. Eles pedem o auxílio do grupo para localizarem um poço romano em um território perigoso.

Dir. Naji Abu Nowar, Jordânia/Emiratos Árabes Unidos/Qatar/Reino Unido, 2014. Jacir Eid, Hassan Mutlag, Hussein Salameh. 100 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro