Os filmes da semana – 07/04/2016

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas  

Divulgação
Cena do filme 'Rua Cloverfield, 10'

Para quem curte cinema, essa é, com toda a certeza, a melhor leva de estreias juntas de 2016 até agora. E ss opções são bem variadas. Há o ótimo documentário brasileiro Yorimatã, dois thrillers muito interessantes (Decisão de Risco e Rua Cloverfield, 10), o drama intenso de Mais Forte que Bombas, a comédia agridoce A Senhora da Van, e até uma animação: Asterix e o Domínio dos Deuses, que traz a dupla de gauleses mais famosa dos quadrinhos, Asterix e Obelix, de volta à velha forma. A única bola fora é o fraco e genérico Invasão a Londres.

Mais Forte que Bombas  |  Yorimatã Decisão de Risco Invasão a Londres Asterix e o Domínio dos Deuses A Senhora da Van Rua Cloverfield, 10

  

Mais Forte que Bombas (Louder Than Bombs)

Jonah volta para casa para uma retrospectiva de seu premiado trabalho como fotógrafo de guerra alguns anos após a morte de sua mãe. Lá, ele reencontra seu pai e seu irmão caçula ainda abalados com a perda e cheios de mágoas não superadas.

Dir. Joachim Trier, Noruega/ França/Dinamarca, 2015. Gabriel Byrne, Jesse Eisenberg, Isabelle Huppert, Amy Ryan, David Strathairn. 109 min.

Yorimatã

Pioneiras da música independente brasileira, a dupla Luli e Lucina retratou como poucos o espírito do movimento hippie, nos anos 1970. Além da música, as duas também compartilhavam outra paixão em comum, o fotógrafo Luiz Fernando Borges da Fonseca, que viveu com elas um duradouro relacionamento a três.

Dir. Rafael Saar, Brasil, 2015. 116 min.

Decisão de Risco (Eye in the Sky)


A coronel Katherine Powell e o general Frank Benson acompanham os movimentos de três alvos terroristas em Nairobi, no Quênia, através de um drone. Inicialmente a operação seria para capturá-los, mas a descoberta de dois homens-bomba faz com que o objetivo mude para eliminá-los a qualquer custo. Inicia então um debate interno, envolvendo o lado militar e político sobre como agir causando o mínimo possível de baixas desnecessárias.

Dir. Gavin Hood, EUA, 2015. Helen Mirren, Aaron Paul, Alan Rickman. 102 min.

Invasão a Londres (London has Fallen)


Com a ajuda de Mike Banning, o presidente dos EUA, Benjamin Asher, escapa de um ataque terrorista quando está em Londres para o funeral do primeiro-ministro britânico. Mas os terroristas não desistem de seu alvo, e o vice-presidente americano precisa comandar a caçada ao inimigo.

Dir. Babak Najafi, EUA/Reino Unido, 2015. Gerard Butler, Morgan Freeman, Aaron Eckhart. 99 min.

Asterix e o Domínio dos Deuses (Astérix – Le Domaine des Dieux)


Cansado de ser derrotado por uma pequena aldeia de gauleses, o imperador romano Júlio César decide construir uma cidade romana ao redor da aldeia, conquistando seu inimigo com os prazeres do “romam way of life”. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.

Dir. Louis Clichy, França/Bélgica, 2014. Roger Carel, Guillaume Briat, Lorànt Deutsch. 86 min.
 

A Senhora da Van (The lady in the van)


 

No boêmio bairro londrino de Camden Town, em 1970, Mary Shepherd é uma senhora idosa que mora dentro de uma van. Devido aos seus hábitos pouco higiênicos, os moradores não gostam nem um pouco quando ela decide estacionar o carro próximo à sua casa. O único que a tolera é o escritor Alan Bennett, que permite que ela use seu banheiro de vez em quando. Após algum tempo, os moradores conseguem que a prefeitura proíba que qualquer carro fique estacionado no bairro. A intenção era que a Sra. Shepherd deixasse o local, mas ela encontra uma saída quando Alan oferece a garagem de sua própria casa para a velinha.

Dir. Nicholas Hytner, Reino Unido, EUA, 2015. Maggie Smith, Alex Jennings, James Corden. 104 min.

Rua Cloverfield, 10 (The Cellar)


Após sofrer um acidente de carro, Michelle acorda no porão de um desconhecido. O homem afirma ter salvado sua vida de um ataque químico que deixou o mundo inabitável. Desconfiada da história, ela tenta descobrir um modo de se libertar, sem saber uma verdade ainda mais estarrecedora do que a história contada pelo homem.

Dir. Dan Trachtenberg, EUA, 2016. Mary Elizabeth Winstead, John Goodman, John Gallagher Jr. 93 min.

Escrito por Rafael Argemon
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.