Time Out São Paulo

Star Trek - Sem Fronteiras: crítica do filme

Franquia retoma o espírito galhofeiro da série original 

Um dos maiores charmes da série de TV Jornada nas Estrelas – aquela dos anos 1960 – era a aura ‘kitch’ que carregava, dando pitadas de humor (intencionais ou não) a tramas de ficção-científica com elementos mais profundos que o espírito “capa e espada” de outras sagas do gênero, como Guerra nas Estrelas, por exemplo. Porém, no cinema, as aventuras da tripulação da nave USS Enterprise ganharam um aspecto mais sério e sorumbático – com algumas raras exceções – e foram se afastando de suas raízes. Felizmente, esse não é o caso de Star Trek: Sem Fronteiras, de Justin Lin.

No terceiro ano de sua missão de cinco anos explorando o espaço, o Capitão Kirk (Chris Pine), seu braço direito, o Comandante Spock (Zachary Quinto), e a tripulação da Enterprise recebem um pedido de socorro de uma sobrevivente de um ataque liderado por Krall, um ferrenho inimigo da Federação Unida dos Planetas, que planeja um atentado contra a capital da aliança estelar. Durante a missão de resgate, a Enterprise é destruída e Kirk, Spock, o Dr. McCoy (Karl Urban), Scotty (Simon Pegg) e uma nova aliada, Jaylah (Sofia Boutella), tentam acabar com o plano maligno de Krall.

O filme mais parece um episódio da série original esticado, com muitos momentos hilários, alguns ridículos, os conflitos entre tripulantes de temperamentos distintos (como o clássico embate entre o lógico Spock e o emocional McCoy), aventura desenfreada e até questões filosóficas. Esse espírito galhofeiro se deve muito à incursão do britânico Simon Pegg como um dos roteiristas da trama. Tudo bem que ele não resistiu a dar mais espaço ao seu Scotty, mas ele trouxe de volta a diversão à franquia, assim como o fez em Todo Mundo Quase Morto (2004), quando o apocalipse zumbi ganhou um retrato mais engraçado.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Carnaval de rua em SP

20 shows gratuitos no aniversário de SP

Novidades no Jamie´s Italian